Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 9 de junho de 2023

O FIO DA CAUDA DE UM LEÃO

 

“As pessoas não carecem de força, carecem de determinação” (Victor Hugo).


Dia 12 de junho é o DIA DOS NAMORADOS.  Pensando nesta data tão importante para aqueles que sonham com uma vida cheia de conquistas e realizações, resolvi falar um pouco sobre as palavras mágicas para o sucesso de um casamento.

Destaco dentre elas apenas cinco:

1)   Determinação: é a ação para fixar os termos e as regras de algo. Ou seja, decidir o que precisa ser realizado sem jamais perder o foco.

2)   Dedicação: significa abnegação; devotamento; empenho; e todos os seus esforços contínuos para alcançar os objetivos e atingir a meta estabelecida.  

3)   Disciplina é a forma como você se dedica. Pois, ser disciplinado é seguir à risca o conjunto de suas obrigações em obediência às regras instituídas.

4)   Paciência é a ciência da paz. A capacidade de tolerar, de suportar algo com calma, sem reclamar.

5)   Coragem é a energia moral ante o perigo, que faz a pessoa agir sem se intimidar até superar uma dificuldade.

A aplicação destas palavras, de acordo com estes conceitos, é garantia de bons resultados no casamento daqueles que se amam.

Para ilustrar, segue – com algumas alterações – uma parábola de um dos livros de Alexandre Rangel.  

Numa aldeia da Etiópia, um casal de jovens vivia feliz até que os problemas chegaram. Ele acusava a esposa de gastar muito, e ela o acusava de estar sempre atrasado. Discutiam sobre qualquer coisa. Às vezes berravam impropérios, o que só piorava as coisas.

Meses depois, ela decidiu pedir o divórcio e procurou um sábio juiz.

— Por quê? – perguntou ele. – Você não ama seu marido?

— Sim, nós nos amamos, mas as coisas não vão nada bem.

— Como assim, nada bem?

— Ah, brigamos muito, sempre que eu quero fazer alguma coisa, ele quer fazer outra. Não podemos viver juntos.

— Entendo – disse o velho juiz. – Talvez eu possa ajudá-los. Conheço um remédio mágico para isso. Se eu lhe der você vai parar de pensar em divórcio?

— Claro! – Qual é o remédio?

— Calma – disse o juiz. Para fazer o remédio, preciso de um fio da cauda de um grande leão. Você tem que trazer esse fio para mim.

— Como? O leão vai me matar!

— Nisso não posso lhe ajudar. Entendo muito de remédios, mas não entendo nada de leões. Você tem que descobrir um meio. Vai tentar?

A jovem refletiu longamente. Amava muito o marido e o remédio ia salvar-lhe o casamento.

Na manhã seguinte, foi ao rio e escondeu-se atrás de uma pedra. O leão veio beber água. Quando ela o viu tremeu de medo. O leão abriu a boca, mostrando os dentes e ela quase desmaiou. E quando deu um rugido ela saiu correndo para casa.

Mas, no dia seguinte, ela voltou trazendo um saco de carne fresca, que deixou a duzentos metros do leão, e ficou escondida enquanto ele comia.

No outro dia pôs o pedaço de carne a cem metros do leão; no quarto dia, pôs a carne a cinquenta metros do leão e não se escondeu enquanto ele comia.

Assim, a cada dia chegava mais perto do leão, até que um dia pôde atirar-lhe a carne na boca. Algum tempo depois, o leão comia na sua mão. Tremia, mas tinha mais amor ao marido do que medo do leão. Muito lentamente, ela abaixou-se e arrancou um fio do pelo da cauda da fera.

E voltou correndo ao juiz.

— Olhe! Eis o fio da cauda do leão!

O velho pegou o fio e examinou-o atentamente, e disse:

— Foi muita coragem sua. E precisou de muita paciência, não?

— Ah, sim!... Agora me dê o remédio para salvar meu casamento!

O velho juiz abanou a cabeça.

— Não tenho mais nada a lhe dar.

— Mas o senhor me prometeu?

— Então não vê? Já tem o remédio de que precisa! Você estava decidida a fazer o que fosse preciso, por mais que demorasse, para ter o remédio mágico para seus problemas. Mas mágica não existe. Só existe a força do amor!

Você e seu marido se amam. Se os dois tiverem determinação, dedicação e disciplina em tudo, além da paciência e a coragem que você demonstrou, com certeza serão muito felizes. Ela voltou para casa com novas decisões. 

Pense nisso!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

6 comentários:

  1. Parabéns Aneor, leio todos os artigos e deles tiro alguns trechos p minha vida pessoal, como conselhos, sabedoria . E até frases de impacto como por exemplo, : o importante não e vencer todos os dias, mas lutar sempre. Nossa maior fraqueza está em desistir...

    ResponderExcluir
  2. Excelente...👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo. Gratidão amigo, por trazer palavras que nós fazem refletir.☺️

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela mensagem inspiradora Aneor. Que o Pai Celestial continue te abençoando.

    ResponderExcluir