Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 13 de agosto de 2022

FELIZ DIA DOS PAIS

 

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais!” (Coelho Neto).


Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais surgiu em 1909; quando uma menina chamada Sonora Louise Dodd resolveu mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação.

A atitude do seu Pai foi o que a motivou. Pois, com o falecimento da esposa, ao dar à luz a mais um bebê, ele criou sozinho seus cinco filhos, com responsabilidade e muito carinho.

Sonora escolheu o dia 19 de junho, aniversário de seu pai, como uma data comemorativa; e, posteriormente, essa ideia veio a ser apoiada nacionalmente. Mas, em 1966 essa data foi alterada, passando o Dia dos Pais a ser comemorado no terceiro domingo de junho. E o presidente Richard Nixon, em 1972 oficializou essa data nos Estados Unidos, e que serviu de modelo para vários países ocidentais.

O nosso povo importou a ideia americana e, desde 1953, o Dia dos Pais passou então a ser festejado no Brasil. Primeiramente, foi comemorado no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, o santo patriarca da família. E, a partir daí, no segundo domingo de agosto.

 Há um texto divulgado – de autoria que desconheço – que merece ser lido e compartilhado nesta importante data. Eis, a seguir, o teor da mensagem.

“Cartas Aos Pais”

Não sei como se chama, sei apenas que foi um filho que a enviou a todos os pais do mundo. Diz o seguinte, em seus treze parágrafos:

1.    Não me dês tudo o que te peço. Às vezes meus pedidos querem apenas ser um teste, para ver quanto posso pedir.

2.    Não grites comigo. Eu te respeito menos quando o fazes, pois me ensinas a gritar também; e eu não queria fazer isso.

3.    Não me dês ordens a todo o momento. Se em vez de mandar, algumas vezes externasses teus desejos sob a forma de pedidos, eu o faria mais rapidamente com mais gosto.

4.    Cumpre as promessas que fazes: boas ou más. Se me prometes um prêmio, deves concedê-lo; assim como um castigo.

5.    Não me compares a ninguém, especialmente com meus irmãos. Se me colocas acima deles, alguém vai sofrer! Se me colocas abaixo, eu é que sofro!

6.    Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pense antes, mantendo a decisão.

7.    Deixa que eu faça, acertando ou errando. Se fizeres tudo por mim, serei um eterno dependente.

8.    Nunca pregues uma mentira, nem me peça que eu o faça. Isto criará em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas.

9.    Quando te enganas em alguma coisa, admite-o francamente. Isto não te diminuirá a meus olhos, pelo contrário, te fará crescer e eu aprenderei a assumir minhas faltas.

10.    Quando te dás conta de um problema meu, não digas que é bobagem, que o tempo corrige ou que não tens tempo. Eu preciso ser compreendido e ajudado.

11.    Trata-me com a mesma amizade e a mesma cordialidade com que tratas teus amigos. Pelo fato de pertencermos à mesma família, não significa que não possamos ser amigos também.

12.    Nunca me ordenes fazer uma coisa quando tu mesmo não a fazes. Eu aprendi a fazer sempre e apenas aquilo que tu fazes e não aquilo que tu dizes.

13.    Ensina-me a amar e conhecer a Deus. Não acredites que as evangelizadoras possam fazer isso em teu lugar. Tudo o que me ensinarem a respeito de Deus, nunca entrará em meu coração e em minha cabeça, se tu não conheces, nem amas a Deus...

 

Os FILHOS são assim. Eles têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes. Mas como é difícil aos Pais soltar essas amarras!

Vale a pena, então, refletir sobre essa missão majestosa que os Pais recebem de Deus, tendo a oportunidade de amar, auxiliar, proteger, ensinar e aprender com essas pequenas criaturas.

 E não se esqueçam, queridos Pais, de que seus filhos tornar-se-ão cidadãos do mundo! E passem a enxergá-los dentro de um contexto maior, como verdadeiros irmãos, filhos de um mesmo Pai Celestial, conforme diz o Apóstolo Paulo:

“Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos”. (Efésios, 4,6).

 FELIZ DIA DOS PAIS!!!

6 comentários: