Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 6 de agosto de 2022

A CARIDADE CRISTÃ

 

“A Caridade é a fonte de todas as virtudes” (Allan Kardec).


A Caridade Cristã não pode ser vista apenas teoricamente, pois todos têm a oportunidade de praticá-la. Cada um de nós pode prestar serviços de amor ao próximo, acolhendo os mais necessitados com benevolência.

Todos os passos que o cristão der a favor de alguém, certamente serão reconhecidos e recompensados pelas leis divinas, que têm como princípio o dístico: “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”.

Este princípio é uma luz para a Nova Era que se aproxima, onde o sentimento coletivo deve prevalecer sobre os interesses individuais. Pois aonde vai um, vamos todos.

Segundo o livro de Eclesiastes (3,1), “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:”; e, agora, vivemos o tempo da prática da Caridade, como uma forma de gratidão ao nosso Pai Celestial por todas as dádivas que já recebemos.

Não sejamos ingratos! A ingratidão é uma imperfeição da humanidade que vem sendo burilada no cadinho do coração. E não há ninguém que possa dizer-se isento dela!... No Evangelho de João (8,7), Cristo já dizia: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”.

Assim sendo, é de nossa obrigação saber relevar os outros, para que estes também nos relevem, pois para se avançar na ascensão espiritual, já nos foi dado há mais de dois mil anos por Jesus, a medida exata que expressa plenamente a Caridade, quando disse: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas" (Mateus 7,12).

Evitemos a ingratidão ao Criador não se valendo da blasfêmia, da ira, e do ódio que cega o vingador; ao contrário, porém, demonstremos gratidão a tudo que recebemos de bom da energia universal que nos envolve, estendendo a mão ao próximo para arrancá-los aos precipícios, sempre que para isso surja uma ocasião. Desta forma, estaremos cumprindo os mandamentos deixados pelo Cristo, especialmente o segundo deles, que nos manda: “amar ao próximo como a si mesmo”.

Nunca se esqueça desta Caridade Cristã que recomenda: “pagar o Mal com o Bem” e, com uma razão ainda mais forte, “pagar o Bem com Bem”.

Seja um benfeitor e reconcilie-se com aqueles que você tenha ofendido. Faça isso enquanto pode, conforme nos recomenda o Mestre e Guia de todos: “Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta”. (Mateus 5,23 e 24).

A Caridade segundo Chico Xavier é “um exercício espiritual” — porque é a prática do Amor, que movimenta as forças da alma ligadas ao sentimento e à emoção. A Beneficência é, pois, então, a arma mais poderosa para extirpar a maior chaga da humanidade: o egoísmo.

Egoísmo que ainda resiste no íntimo de muitos!... Naqueles que estão condicionados a muitas expressões costumeiras do cotidiano, tais como: “eu que sei”; “eu que mando”; “tem que ser do meu jeito” “porque eu quero assim”, etecetera e tal. Em contradição total com as expressões fraternais do Novo Mundo — que já se iniciou! Precisamos, então, com urgência trocar o “eu” por “nós”! Pois mais do que dar esmolas, Caridade também é o respeito ao direito de cada um: de opinar; de ter um modo diferente de pensar...

Caridade é indulgência; resignação; paciência; gratidão; tolerância; dar apoio e atenção... Respeito à criança; aos idosos; à gestante; aos doentes; às pessoas especiais; aos pedestres no trânsito; à limpeza pública, etc.

O que importa são as atitudes de cada um.  Até o silêncio, como direito de se calar para não magoar ou ser magoado faz parte da Caridade. Assim como, um sorriso que alegra; um “Deus te ajude!” ou um “Deus te abençoe!”...

Só a Caridade Cristã poderá nos conduzir para a Solidariedade do Reino Coletivo das Coisas Boas da Terra, onde reinará a Paz e a Justiça.

CARIDADE CRISTÃ — sobre esta “pedra” será edificada a Religião do futuro!...

Um comentário:

  1. O próximo necessitado se eleva sua auto estima é pela caridade...🙏

    ResponderExcluir