“O
sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente”. (Robert Collier).
Um Pastor estava no campo, junto ao
seu rebanho, quando apareceu um forasteiro, alegre, animado, que o cumprimentou
e puxou conversa:
‒ Se eu disser quantas ovelhas tem
no campo, você dá uma pra mim!?
‒ Dou sim, respondeu o Pastor.
O forasteiro pegou o
seu computador portátil, acessou a internet e, via satélite, em poucos minutos
já tinha os dados precisos do rebanho. Então, olhou para o Pastor e disse:
‒ Você tem 2.867
ovelhas.
‒ Tudo bem! Pode
pegar uma pra você – disse meio impressionado o Pastor.
Quando o forasteiro ia se retirar o
Pastor perguntou:
‒ Se eu disser que profissão é a
sua você devolve o animal?
‒ Sim, com o maior prazer. Qual é
então a minha profissão?
‒ Você é Consultor – afirmou
convicto o Pastor.
‒ Mas, como você descobriu?
‒ Foi muito fácil – explicou o
Pastor – você chegou aqui dando palpites, sem ser chamado, sem entender nada do
meu serviço e disse tudo o que eu já sabia. E por favor, devolva meu cachorro peludo!
O Consultor é
aquela pessoa que dá pareceres acerca de assuntos de sua especialidade. É uma
pessoa conhecedora e com grande experiência, contratada para aconselhar o
cliente a alcançar os objetivos e as metas preestabelecidas do seu
empreendimento.
Atualmente muitos
pensam que Consultor é o mesmo que Coach (pronuncia-se Kôutch). Mas não é!
Pois embora tenham algumas semelhanças de funções, eles se utilizam de
metodologias bem diferentes.
Consultor é o
profissional de uma Consultoria, enquanto que Coach é o profissional
de Coaching.
O Coach não aconselha,
não apresenta soluções que a situação requeira, nem diz ao cliente o que deve
fazer. Pois, visa superar os hábitos mentais do cliente que possam inibi-lo de um
bom desempenho na empresa.
Nas sessões de Coaching o cliente é
levado a descobrir que ele é o maior responsável pelas tomadas de decisões que
possam dar soluções às dificuldades enfrentadas pela empresa. E para tanto, que
ele deve estar motivado, não perder o foco do empreendimento, para identificar
os seus pontos fortes e agir de forma organizada com rapidez e assertividade,
potencializando seu desempenho para alcançar os resultados esperados.
O Consultor atua de forma direta para o
desempenho da empresa, apresentando alternativas e soluções, enquanto que o Coach, ao invés de dar
respostas prontas, busca aprimorar o seu cliente agregando valores ao seu
trabalho; mostrando que todos podem evoluir e superar bloqueios.
Apesar do sentido
provocador da história inicial desta crônica, já está comprovado, que um
administrador moderno precisa de algumas sessões de Coaching e de uma boa Consultoria
se quer ver seus negócios em alta.
Sabe-se, atualmente,
quão isso é importante para a gestão eficaz de uma empresa! Pensando nisso,
extraí do Programa Qualidade da FUKUKAWA, os dez mandamentos, a seguir, para o
sucesso de uma empresa.
01. Não procure
desculpas, não culpe os outros e não fale do passado.
02. Gaste energia em
procurar soluções ao invés de procurar razões para o fracasso.
03. Não se preocupe
antecipadamente; enfrente as situações.
04. Faça acontecer
imediatamente as coisas.
05. Aproveite as
dificuldades para encontrar as melhores idéias e soluções.
06. Não se perca na
busca da perfeição, aja rápido mesmo que o resultado seja parcial.
07. Substitua os
trabalhos inúteis pelos úteis e lucrativos.
08. Antes de recorrer
aos recursos financeiros, use a criatividade melhorando métodos e processos. Se
não é capaz de ter boas idéias, pelo menos sue a camisa.
09. Melhoramentos são
intermináveis, busque-os continuamente.
10. Destrua os mitos,
rejeite os preconceitos; e se necessário contrarie o “bom
senso tradicional”.
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