Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 26 de abril de 2024

A TOGA VIRIL

 

O Traje Divino necessário para o triunfo da humanidade.


Ao discorrer sobre O EGOÍSMO, no capítulo XI do Evangelho Segundo o Espiritismo, Emmanuel encerra a sua exortação incitando todos a expulsar essa Chaga da Terra, para que ela possa elevar-se na escala dos mundos; mas, que para isso é necessário primeiro expulsá-la de vosso coração, pois segundo ele, “Já é tempo da humanidade vestir sua Toga Viril”...

Ao ouvir esta mensagem numa Casa Espírita, um dos presentes pergunta o significado dessa frase. Diante do silêncio, alguém se arrisca a dar início à conversa, dizendo com muita sabedoria:

— Eu acho que primeiro temos que explorar o conceito de “Toga”. Que faz parte das Vestes Talares – Trajes longos usados pelos magistrados para conferir solenidade e respeito aos atos judiciários. A Veste Talar é um símbolo de poder, de posição hierárquica, que tem por objetivo dar representatividade ao seu usuário.

— Vestes Talares!?...

Na dúvida, ele continua a explicar:

— Os Vestidos longos, cujo comprimento das roupas vai até os calcanhares são chamados de Vestes Talares.  A palavra Talar vem do latim, Talus, que significa calcanhar. Toda roupa cerimonial é considerada uma Veste Talar.

— A Beca também?

— Sim. Pois tanto a Toga como a Beca remete à ideia de abnegação do usuário.  Por isso, no rito processual quem está assim trajado representa a instituição e não a si mesmo. A Beca é a Veste Talar usada por magistrados, membros do Ministério Público e advogados. Mas, só os Juízes de Direito usam a Toga.

— E por que a cor preta?

— O Preto predominante significa Fonte de Conhecimento. Já as cores dos detalhes dessas vestes variam conforme o usuário: o detalhe Branco da Toga projeta a imagem de purificação para que haja imparcialidade no julgamento; o detalhe Vermelho da Beca do Ministério Público representa o rigor na aplicação da lei; e o Verde, dos advogados, representa a esperança na solução dos conflitos com base na lei.

— Por que será, então, que Emmanuel usou a expressão Toga Viril para a Humanidade?

— Talvez porque a Toga – que era a vestimenta dos Senadores Romanos –, metaforicamente representa toda roupa extremamente cerimonial.

— E o termo Viril o que significa?

Viril é aquilo que tem a característica de um ser varonil, vigoroso, robusto. Assim, a Toga Viril seria uma Toga viva, cheia de vida, viçosa, forte, dotada de boas energias...

Depois destas explicações, por consenso, chegou-se a conclusão que “A Toga Viril da Humanidade” a que Emmanuel se refere é o traje usado (da cabeça aos pés) por aqueles que realmente representam os verdadeiros Cristãos na árdua tarefa de extirpar o mal da face da Terra; alumiando os caminhos, se fortalecendo e mantendo-se firme, passo a passo, na marcha do Cristianismo para arrancar de vez essa lepra do coração humano (o Egoísmo), que escraviza a humanidade há milênios, impedindo-a de ascender à Nova Era de Regeneração.

Os tempos são chegados e a hora é do Despertar da Consciência. Já vivemos a separação do Joio do Trigo! Muitos são os chamados, mas pouco ainda são os escolhidos. Por isso, não perca tempo com besteiras, nada de rancor, ódio, estresse e incertezas... Siga avante na rota do Bem, da Verdade e do Amor em sua plenitude. As portas do Reino do Céu estão abertas a todas as pessoas de Boa Vontade!...

Já se abriram os Portais do Paraíso! O Plano de Salvação está em pleno Circuito...

Sabemos que é difícil para a Humanidade se adaptar à Velocidade das Mudanças. E que o Individualismo atual sufoca o ser humano. Mas agora não tem volta, avançamos para o meio de Solidariedade, de Unificações Coletivas, onde a Cooperação e a Colaboração são ingredientes poderosos para chegarmos a um Porto Seguro e Feliz.

P.S. Emmanuel, na personalidade do cônsul romano Publius Lentulus teria se encontrado com o Mestre Jesus. E, segundo Chico Xavier, ele já está reencarnado no interior de São Paulo desde o ano 2000; e se tornará um professor importante nesta Transição Planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário