Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 26 de abril de 2024

A TOGA VIRIL

 

O Traje Divino necessário para o triunfo da humanidade.


Ao discorrer sobre O EGOÍSMO, no capítulo XI do Evangelho Segundo o Espiritismo, Emmanuel encerra a sua exortação incitando todos a expulsar essa Chaga da Terra, para que ela possa elevar-se na escala dos mundos; mas, que para isso é necessário primeiro expulsá-la de vosso coração, pois segundo ele, “Já é tempo da humanidade vestir sua Toga Viril”...

Ao ouvir esta mensagem numa Casa Espírita, um dos presentes pergunta o significado dessa frase. Diante do silêncio, alguém se arrisca a dar início à conversa, dizendo com muita sabedoria:

— Eu acho que primeiro temos que explorar o conceito de “Toga”. Que faz parte das Vestes Talares – Trajes longos usados pelos magistrados para conferir solenidade e respeito aos atos judiciários. A Veste Talar é um símbolo de poder, de posição hierárquica, que tem por objetivo dar representatividade ao seu usuário.

— Vestes Talares!?...

Na dúvida, ele continua a explicar:

— Os Vestidos longos, cujo comprimento das roupas vai até os calcanhares são chamados de Vestes Talares.  A palavra Talar vem do latim, Talus, que significa calcanhar. Toda roupa cerimonial é considerada uma Veste Talar.

— A Beca também?

— Sim. Pois tanto a Toga como a Beca remete à ideia de abnegação do usuário.  Por isso, no rito processual quem está assim trajado representa a instituição e não a si mesmo. A Beca é a Veste Talar usada por magistrados, membros do Ministério Público e advogados. Mas, só os Juízes de Direito usam a Toga.

— E por que a cor preta?

— O Preto predominante significa Fonte de Conhecimento. Já as cores dos detalhes dessas vestes variam conforme o usuário: o detalhe Branco da Toga projeta a imagem de purificação para que haja imparcialidade no julgamento; o detalhe Vermelho da Beca do Ministério Público representa o rigor na aplicação da lei; e o Verde, dos advogados, representa a esperança na solução dos conflitos com base na lei.

— Por que será, então, que Emmanuel usou a expressão Toga Viril para a Humanidade?

— Talvez porque a Toga – que era a vestimenta dos Senadores Romanos –, metaforicamente representa toda roupa extremamente cerimonial.

— E o termo Viril o que significa?

Viril é aquilo que tem a característica de um ser varonil, vigoroso, robusto. Assim, a Toga Viril seria uma Toga viva, cheia de vida, viçosa, forte, dotada de boas energias...

Depois destas explicações, por consenso, chegou-se a conclusão que “A Toga Viril da Humanidade” a que Emmanuel se refere é o traje usado (da cabeça aos pés) por aqueles que realmente representam os verdadeiros Cristãos na árdua tarefa de extirpar o mal da face da Terra; alumiando os caminhos, se fortalecendo e mantendo-se firme, passo a passo, na marcha do Cristianismo para arrancar de vez essa lepra do coração humano (o Egoísmo), que escraviza a humanidade há milênios, impedindo-a de ascender à Nova Era de Regeneração.

Os tempos são chegados e a hora é do Despertar da Consciência. Já vivemos a separação do Joio do Trigo! Muitos são os chamados, mas pouco ainda são os escolhidos. Por isso, não perca tempo com besteiras, nada de rancor, ódio, estresse e incertezas... Siga avante na rota do Bem, da Verdade e do Amor em sua plenitude. As portas do Reino do Céu estão abertas a todas as pessoas de Boa Vontade!...

Já se abriram os Portais do Paraíso! O Plano de Salvação está em pleno Circuito...

Sabemos que é difícil para a Humanidade se adaptar à Velocidade das Mudanças. E que o Individualismo atual sufoca o ser humano. Mas agora não tem volta, avançamos para o meio de Solidariedade, de Unificações Coletivas, onde a Cooperação e a Colaboração são ingredientes poderosos para chegarmos a um Porto Seguro e Feliz.

P.S. Emmanuel, na personalidade do cônsul romano Publius Lentulus teria se encontrado com o Mestre Jesus. E, segundo Chico Xavier, ele já está reencarnado no interior de São Paulo desde o ano 2000; e se tornará um professor importante nesta Transição Planetária.

sábado, 20 de abril de 2024

ABUSO DE AUTORIDADE

 

O abuso de poder é uma dívida social que cedo ou tarde deverá ser paga.


Um político corrupto – Chefão da Máfia – descobriu que seu Assessor Financeiro havia desviado dois milhões de reais do caixa.

O Financeiro era surdo-mudo. Por isto fora admitido, pois nada poderia ouvir e, em caso de um eventual processo, não poderia depor como testemunha.

Quando o Chefão foi dar um arrocho nele sobre o dinheiro desviado, levou junto a sua Advogada, que sabia a linguagem de sinais dos surdos-mudos.

O Chefão perguntou ao Assessor Financeiro:

— Onde estão os dois milhões que você desviou?

A Advogada, usando a linguagem dos sinais, transmitiu a pergunta ao Financeiro, que respondeu (em sinais):

— Eu não sei do que estão falando.

A advogada traduziu para o Chefão:

— Ele sinalizou dizendo não saber do que se trata.

O político mafioso, irritado, sacou uma pistola 45 e colocou-a na testa do já acuado Assessor, gritando:

— Pergunte a ele de novo!

A advogada, usando a linguagem de sinais, disse ao infeliz:

— Ele vai lhe matar se você não contar onde está o dinheiro.

— Ok! – sinalizou o Assessor Financeiro, em resposta. – Vocês venceram! O dinheiro está numa valise marrom de couro, que está enterrada no quintal da casa de meu primo Enio, no nº405 da Rua José Sobrinho, quadra 8, no bairro Santa Maria!

O mafioso perguntou à Advogada:

— O que foi que ele disse?

E a Advogada na maior cara-de-pau, respondeu:

— Ele disse que não tem medo de “veado” e que você não é macho o bastante para puxar o gatilho...

Abuso de Poder é uma afronta à Constituição, especialmente ao princípio de legalidade que a embasa. O Abuso de Poder pode ocorrer tanto em contextos públicos quanto em contextos privados.  Mas quando está estritamente ligado à atuação de agentes públicos trata-se de Abuso de Autoridade.

 

São espécies do Abuso de Autoridade tanto o excesso de poder como o desvio de finalidade. Mas há também o abuso por omissão, porque toda autoridade tem o poder-dever de agir, quando houver interesse público.

O uso indevido do poder por uma autoridade através da violência, coerção, intimidação, dentre outras práticas, tem graves consequências, como a violação dos direitos humanos e a corrupção.

A Autoridade que abusa de seu poder ou que dele se omite para tirar proveito para si, para sua família ou para outrem, sempre acaba se dando mal, pois o autoritário sempre encontra um mais esperto no seu caminho!

A autoridade tanto quanto a riqueza é uma delegação do Criador. Por isso, todo aquele que é depositário da autoridade, seja qual for a sua hierarquia, é apenas um encarregado de almas e responderá pela boa ou má administração e orientação que der, em função do grau de distinção ou prestigio que possua.

Quem manifesta virtudes que não tem ou que finge ter bons sentimentos, demonstrando uma falsa devoção religiosa, desviando muitos do bom caminho, com certeza também vai arcar com as faltas e vícios daqueles que o acompanham, em consequência de seu mau exemplo.

E sabe qual é o destino dele?

“O senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e na hora em que ele não sabe e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes”. (Mateus, 24, 50 e 51).

Desviar uma missão do seu verdadeiro sentido é fracassar no seu cumprimento.

E ao cobrar o cumprimento da missão, o Eterno provavelmente estará perguntando àquele que dispõe de algum poder: Que uso você fez da sua autoridade? Não lhe fiz forte e lhe confiei os fracos para que, amparando-os, os ajudasse a subir até mim? Que mal você impediu? Que progresso promoveu?

Lembre-se do que nos alerta o cap. 22 do Apocalipse, quando nos diz que o momento está próximo e avisa:

“O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim”.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

SINAIS MIRACULOSOS...

 

Indicam Caminhos à Serenidade Sublime.


Sinais Miraculosos são incomuns, extraordinários e até misteriosos!... Dentre tantos Sinais assim, escolhemos três para comentar.

1° Sinal: A transformação da água em vinho foi um sinal do começo da Era do Cristianismo e da crença em um só Deus, Absoluto e Onipotente.

“Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele” (João 2,11).

2° Sinal: Texto adaptado do Livro: Pequenos Milagres II, de Yitta Halberstam & Judith Leventhal.

 A boa sorte de Sharon começou na fila rápida de um supermercado em Nova York. Enquanto estava na fila com suas compras, ela sentiu um caroço embaixo do pé. No chão havia uma nota amassada de 10 dólares.

Seu primeiro impulso foi devolvê-la ao caixa. Pensando melhor, decidiu guardá-la. “Ele vai colocá-la em seu próprio bolso”, pensou. Então outra opção, veio à sua mente. “Acho que a guardarei por algum tempo. Não preciso dela agora. Quem sabe, talvez eu tenha a chance de lhe dar um bom destino depois”, disse para si mesma.

Enfiou a nota na sua carteira Pagou pelas mercadorias e foi para casa.

Duas semanas mais tarde, Sharon estava na mesma fila do supermercado, atrás de uma senhora idosa vestida miseravelmente. Sharon sentiu pena da mulher que trazia no rosto as marcas de lutas por sobrevivência. O funcionário registrou as compras dela esperando ser pago. Sharon olhava para a mulher, quando a ouviu dizer ao caixa enquanto vasculhava a bolsa vazia:

— Duas semanas atrás, quando estive aqui, perdi uma nota de 10 dólares. Agora não tenho dinheiro suficiente para pagar estas coisas.

Que coincidência extraordinária!...

“Não posso acreditar no que estou ouvindo. Este tem que ser o memento pelo qual venho esperando” – disse ela pra si mesma. Abriu sua carteira e bateu de leve no ombro daquela senhora.

— Há duas semanas eu também estava aqui e encontrei esta nota de 10 dólares no chão.

Sem qualquer hesitação, Sharon sacou seu achado: exatamente a mesma nota que a senhora deixara cair.

3° Sinal: Ocorrido, na Av. Paulista, em São Paulo, numa manifestação popular de grande vulto.

Alguém pede uma cerveja e passa uma nota de 100 Reais através da multidão. E ainda pede o troco!...

A cédula de CEM percorreu mais de 20 metros, pelo meio da multidão. Foi até ao vendedor e voltou inteira, de mão em mão, porque não tinha troco.

Outro ali resolve trocar essa nota. Feito isso, então uma cédula de VINTE Reais foi enviada até ao vendedor. Daí a cerveja chegou de volta passando de mão em mão, junto com o troco, comprovando que ali só tinha pessoas de Bons Costumes.

Estes “sinais” comprovam que o Universo conspira a favor das pessoas de Bem; e que coincidências assim não acontecem por acaso.

É preciso estar atento aos sinais. Primeiro foi o Sinal de Jesus revelando uma nova Doutrina que chegou para mudar o rumo da Humanidade.

Depois, o Pequeno Milagre com Sharon, que faz parte dos Sinais que já ocorrem com frequência atualmente, porque o Planeta já está em grande transformação. Pois, cada um que conhece a si mesmo, já deu neste momento um passo à frente, em direção ao caminho da Salvação.

E, por fim, o Sinal incomum na Manifestação Popular revela que nossa gente está Empoderada e percebe a potência de seu poder.

Ah, se o povo soubesse a Potência de Poder que o Universo tem para beneficiar as pessoas de Bem! Saberia que unidos qualquer dificuldade pode ser superada! E descobriria que “estar no mesmo meio eleva as frequências”. Pois, como diz um dito popular “É junto dos BÃO que a gente fica MIÓ”.

O Universo traz de volta tudo o que emanamos; e quer operar maravilhas em nosso meio! Mas sabe que “Todo o Poder emana do Povo”.

Vivemos o limiar de um Tempo Novo e você já percebe os sinais. Sua alma já diz que algo está para acontecer. Você tem consciência disso! Contudo, é preciso saber se todos realmente estão prontos para colocar O CRIADOR acima de todas as CRIATURAS!

sexta-feira, 5 de abril de 2024

A SAMAMBAIA E O BAMBU

 

“Nos momentos difíceis tome a melhor decisão: Escolha a Vida!”


Às vezes tenho saudades de alguns amigos que se suicidaram. Não dá pra entender, pois três deles tinham curso universitário e estavam bem de vida! Oro por eles, e fico meditando se o suicídio é coragem ou covardia.

Você pode estar pensando: “Ah, é preciso muita coragem pra tirar a vida!”. No entanto, para outros é covardia frente aos problemas da vida!...

E o que são problemas da vida? São dificuldades... São provas que cada um tem que vencer pra demonstrar a sua maturidade espiritual. “Deus dá o frio conforme o cobertor” – diz um ditado popular. Ou seja, Deus só submete seus filhos às provas, quando estão em condições de suportá-las.

Por isso, que para muitos o suicídio é uma covardia moral. Pois, nossas vidas pertencem ao Criador do Universo e ninguém pode tirá-la. Nem nós mesmos... Tirar uma vida é atentar contra a criação!

A incredulidade e a dúvida sobre os dias do amanhã, que o materialismo nos impõe, são venenos da alma, que levam ao suicídio. Pessoas assim envenenadas concluem, equivocadamente, que nesta vida tudo se acabará. Então, sem crer na eternidade, a sua lógica é sofrer por menos tempo, caindo imediatamente no abismo do “nada”.

Ledo engano! Pois temos livros relatando a memória de suicidas, abarrotada de terríveis sofrimentos. Com arrependimentos que comprovam que ninguém transgride impunemente a Lei de Deus, que proíbe ao homem dar cabo de sua vida. Memórias estas, que por outro lado demonstram que Deus não permite que nenhum de seus filhos se perca, pois sendo justo e misericordioso, sempre dá uma nova oportunidade ao suicida.

Pensando nesse tema, lembrei-me do relato de alguém que resolveu desistir da vida. E dirigiu-se então ao bosque para ter sua última conversa com Deus.

— Deus, poderia dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?

A resposta divina o surpreendeu:

— Olha em redor, está vendo a Samambaia e o Bambu?

— Sim, estou vendo – respondeu.

— Pois bem! Quando eu semeei as Samambaias e o Bambu, cuidei bem deles. Não lhes deixei faltar luz e água. A Samambaia cresceu rapidamente. Seu verde brilhante cobria o solo. Porém, da semente do Bambu nada saía. Apesar disso, eu não desisti do Bambu...

No segundo ano, a Samambaia cresceu ainda mais viçosa. E nada do Bambu aparecer. Mas, eu não desisti do Bambu... No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa... Mas, eu não desisti...

Mas no quinto ano, um broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a Samambaia, era até insignificante. Seis meses depois, o Bambu cresceu mais de 50 metros de altura. Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver. A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar!

Depois, olhando bem no íntimo daquele filho, Deus acrescentou:

— Sabe que durante todo esse tempo em que vem lutando, na verdade você estava criando raízes? Eu jamais desistiria do Bambu. Nunca desistiria de você! Não se compare com outros... O Bambu foi criado com uma finalidade diferente da Samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito. E concluiu, afirmando:

— Seu tempo vai chegar. Você crescerá muito!

— Quanto tenho de crescer? – perguntou-lhe o homem.

— Tão alto como o Bambu! – disse-lhe Deus.

— Tão alto quanto puder! – ele, então, deduziu.

Espero que este relato lhe faça entender que o Grande Arquiteto do Universo, por ser justo e bom, nunca desistirá de você. Por isso, nunca se arrependa de um só dia de sua vida! Se os bons dias lhe dão felicidade, os maus dias lhe dão experiência! Pois ambos são essenciais para a vida.

Saiba que: a felicidade nos faz doce; os problemas nos mantêm forte; as penas nos mantêm humanos; as quedas nos mantêm humilde; o bom êxito nos mantém brilhante. Mas, só Deus nos mantém caminhando...

Como diz conhecida frase de para-choque de caminhão: “Deus sem os homens continua Deus; mas, os homens sem Deus nada são!”.