Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 27 de maio de 2023

SANTUÁRIO SEM PORTÕES

 “Um erro, qualquer que seja nunca abre o santuário dos eleitos” (Kardec / L.E. 950).


Um Santuário é assaltado. Devotos, romeiros, convivas e turistas presentes àquele local sagrado começam a discutir sobre a falta de algumas relíquias. Todos reclamam e uns até blasfemam!

Um meio incrédulo questiona:

— Aí não tem a proteção de Deus?

— Claro que tem!  

— Ah, mas nem parece!...

— Gente! Não misturem as coisas. Nada tem a ver a proteção espiritual do local com a segurança do prédio.

— Mas, por que os Espíritos não impediram o furto? São tão poderosos!

— Por favor, gente, essa discussão não dá em nada! O furto já aconteceu mesmo! Vamos ver o que podemos fazer para resolver esse imbróglio.

O Sumo-Sacerdote chega então para interferir naquela celeuma, sendo questionado por muitas vozes ávidas de respostas. Mas ele, um sábio religioso e que já estava acompanhando a perícia policial, não se perturbou. Com a sua experiência, ouviu aquela algaravia toda e, com muita calma, recomendou que só um dos presentes perguntasse sobre o acontecido, que ele responderia.

Um peregrino pergunta de chofre:

— Como crentes devotos e usuários deste espaço sagrado, queremos saber por que o Santuário foi assaltado?

— Porque o Santuário não tem portões! – disse o Sumo-Sacerdote.

— Mas, então, como vocês o mantêm longe dos ladrões?

— Não há nada para roubar num Santuário. Tudo que verdadeiramente tem valor nele é dado de graça!

— Mas, e os desordeiros? Como mantê-los afastados?

— Nós os ignoramos.

— E isso funciona?

O Sumo-Sacerdote fechou os olhos, tapou os ouvidos e se aquietou. Por fim, desgostoso, o peregrino se despediu e, quando já ia indo embora.

— Funciona! – disse o Sacerdote, e chamando-o de volta perguntou: Num Santuário o que realmente tem valor?... Certamente não são os bens materiais!...

Esta sábia resposta levou os presentes a entenderem a finalidade de um Santuário. Pois, “O Deus, que fez o mundo e tudo o que nele há, é o Senhor do céu e da terra, e não habita em templos feitos por mãos humanas”. (At 17,24). Deus está muito mais preocupado em dar proteção às riquezas espirituais que engrandecem o Espírito, na sua trajetória de aprendizado.

E Jesus Cristo (o Deus conosco!) – que é maior do que o Templo! – nos alerta: “Insensatos; cegos! Qual é o maior: o ouro ou o templo que santifica o ouro?” (Mateus 23,17). “Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam”. (Mateus 6,20).

É preciso pensar, ainda, que “A vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres”, (Livro dos Espíritos, questão 703). Pois a necessidade de viver é um instinto natural. Deus põe a disposição das pessoas todos os meios e riquezas necessários à sua sobrevivência... Se essas riquezas fossem repartidas equitativamente, todos nós viveríamos no conforto. Se necessidades ocorrem para alguns é porque riquezas estão sobrando a outros, que por egoísmo se fartam a custa daqueles que perecem.

Só um punhado de famílias de metacapitalistas – bilionários de grandes corporações – detém mais de 70% dos ativos financeiros do mundo. Por isso existe a pobreza! Aos mais carentes até o ar puro às vezes é negado. Isso se chama prática de INIQUIDADE – muito combatida por Jesus. Ou seja, há falta de EQUIDADE na distribuição de nossas riquezas! Por isso, todos têm o dever de colaborar com os desígnios da Providência, sem se omitirem de suas obrigações sociais.

Pois, qualquer importância que se dê à vida deve ser visto pelo quanto ela é precária e curta, e que pode ser interrompida a qualquer instante. Diante disso, que nos preocupemos mais com as riquezas que levaremos após nossa passagem pela vida na Terra.

Façamos como Jesus, e expulsemos os mercadores de nosso templo divino – que nos atraem e nos dominam só pelo que é proibido e censurável; e que prodigalizam a concupiscência e a mentira que corrompe a humanidade.

“Olhemos uns pelos outros para estímulo à caridade e às boas obras”. (Hebreus 10,24).


sábado, 20 de maio de 2023

BODE EXPIATÓRIO

 

“Sua desgraça é o benefício de alguns” (Vlog do Lisboa).


Bode expiatório é quando alguém é responsabilizado por um erro que não cometeu, a fim de proteger outra pessoa ou o chefe de trabalho que, às vezes, é o responsável pelo erro. E na política pode ser uma ferramenta de dominação até para justificar atos impopulares.

Reconhecer o uso do Bode expiatório é muito importante para você não cair na armadilha de culpar os outros pelos seus problemas e defeitos; e também, para não deixar de assumir a responsabilidade pelos seus próprios erros cometidos. Pois cabe a nós ajudarmos a criar uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e fraterna. 

Certa vez um homem religioso, bom e honesto foi acusado injustamente de ter matado uma mulher. Como o verdadeiro autor era uma pessoa muito influente, procurou-se então um Bode expiatório para acobertá-lo. 

Levado a julgamento, o homem sabia que tudo iria ser feito para condená-lo, e que tinha poucas chances de se livrar dessa história. O juiz, que também estava combinado para condená-lo, simulou um julgamento justo, fazendo uma “proposta” ao acusado que provasse sua inocência.

Disse-lhe o juiz:

— Vou deixar sua sorte nas mãos de Deus. Vou escrever “inocente” e “culpado”, respectivamente, em dois pedacinhos de papel.   O senhor sorteará um dos papéis e aquele que sair será a sua sentença. Deus decidirá o seu destino!

Maldosamente, sem que ninguém percebesse, o juiz preparou os dois papéis escrevendo em ambos: CULPADO. De tal maneira que naquele momento ali, o acusado não tinha nenhuma chance de se livrar da pena. Não tinha outra saída! Só lhe restava mesmo ser condenado!...

Chegou a hora do veredicto! Papéis na mesa. O magistrado – transparecendo no rosto toda a sua hipocrisia –, chama o acusado e logo determina:

— Escolha um dos papéis.

O homem incriminado teve uma compreensão súbita da situação, como se uma luz acendesse em sua mente! E percebeu toda a falsidade do juiz. Então, de olhos aos Céus ele pressentiu uma força sobrenatural, aproximou-se da mesa confiante em Deus, pegou um dos papéis e rapidamente o engoliu...

Os presentes reagiram com indignação, diante da sua atitude.

— Mas o que é isso? E agora? Como vamos saber qual é a sentença?

— É muito fácil – respondeu o homem, com assombrosa inteligência. Basta olhar o outro pedaço de papel que sobrou e todos saberão que eu engoli justamente o seu contrário!...

Este homem foi libertado!... E sua história serve para nos ensinar a confiar em Deus. Como ocorreu com a prisão de Pedro, relatada no cap. 12, em Atos dos Apóstolos. Pedro estava com os pés e as mãos amarradas. Vigiado por 16 soldados. Nada mais havia que se pudesse fazer! Mas, quando o justo não pode fazer mais nada, Deus entra em ação e uma poderosa força o livra de todo o mal. Pedro foi liberto por um anjo. Deus não deserda ninguém! E tudo faz em benefício daquele que pratica o Seu Amor!

Reflita sobre esta passagem bíblica, e sinta que um poder maior coloca todas as coisas de sua vida sob os desígnios de Deus!  Nosso-Pai pode deixar de fazer aquilo que você quer, mas nunca deixará de lhe atender naquilo que você mais precisa! Ele é o único que tem todas as respostas, todas as saídas, todas as certezas, as melhores ideias... E os mais eficazes planos para livrar sua alma de erros e de injustiças que possa sofrer!...

Esta é uma homenagem à IVANILDA MARIA DA SILVA, a mulher negra, cristã, de 84 anos, que faleceu no dia 21 de março de 2023. Seu galardão é gigante e glorioso! Pois representa a luta de todos por liberdade. Foi presa e liberta após 52 dias, portando uma única arma muito perigosa para os tempos atuais: a Bíblia Sagrada. Seu “terrorismo” foi orar todos os dias, na porta do quartel em Brasília, para nos livrar da falsidade e da corrupção. Foi um Bode expiatório. Mas, seus algozes prestarão contas, pois transgrediram a Verdadeira Justiça que tem como critério básico: “querer para os outros somente aquilo que se quer para si mesmo”.

sexta-feira, 12 de maio de 2023

AMOR MATERNAL

 

O Amor Materno é tão forte que sobrevive até mesmo à morte!


Quando um dos discípulos procurou seu Mestre – um sábio Profeta da Antiguidade – para saber qual é o maior símbolo do Amor, obteve dele a seguinte resposta:

— O maior símbolo do Amor é o Coração de Mãe.

— Por quê? – indagou o discípulo.

— Por causa da força que tem no desempenho de sua nobre missão.

— Como assim? – tornou a indagar o discípulo, ávido por aprender. – Que missão tão nobre é essa?

— Trata-se de um encargo que Deus confia a todas as Mães. A missão delas consiste em se esforçar ao máximo para fazer dos filhos pessoas de bem.

Diante da expressão cética de seu aprendiz, o Mestre resolveu aprofundar mais esse ensinamento, acrescentando:

— As Mães geralmente têm um colo que pode acolher muitas crianças de uma só vez; e um carinho que pode curá-las de qualquer coisa... Basta um beijo ou mesmo um assopro de uma mãe para que uma criança esqueça a dorzinha que a incomoda!

— Nossa! Que terapia!...

— Essa terapia chama-se ternura materna, que aumenta diante da fragilidade e da ingenuidade da criança.

— Ih!... Não entendi nada!

— Tá bem!... Vou explicar melhor. Tudo é sábio nas obras de Deus. Para a criança que necessita de mais cuidados, a Providência divina determina uma mãe muito mais carinhosa. Ele potencializa a ternura materna proporcionalmente ao amparo necessário de cada um de seus filhos que está nascendo. Aos mais difíceis, mais Amor Materno! Porque os sãos não precisam de médico!...

— E quando a mãe adoece?

— Ela é muito resistente, e quando adoece se cura sem parar de trabalhar, desde o amanhecer até a hora de dormir!

— Uma mulher assim é mesmo impressionante! Que coração ela tem!

— Não se assuste, pois Coração de Mãe além de ser um sentimento instintivo concebido e concedido pelo Criador para o progresso da humanidade, ainda tem uma grande virtude.

— Que virtude é essa?

— A da Caridade meritória, que se interessa pelo bem do próximo sem segundas intenções.

E o Mestre continuou ensinando:

— Diz-se até que a Caridade do Amor Materno é uma das maiores que o Espírito de uma devotada Mãe pode fazer na Terra. Pois a Natureza dá a ela um Amor inigualável por todos os seus descendentes. Sua luta pela preservação dos filhos é ilimitada. Seu Amor abnegado persiste por toda a vida; e é tão forte, que sobrevive até mesmo à morte.  Vai além da sepultura... Ela sempre quer saber como o filho está!...

Para finalizar, o discípulo interrogou o Profeta sobre o futuro do Amor Materno. E o Mestre sem pestanejar, assim profetizou:

— Embora de aparência frágil, no final dos tempos a Mulher-Mãe irá surpreender a todos ao lutar por aquilo que acredita, pela resistência, persistência e capacidade de argumentar e negociar.

Sua força impressionará os homens, podendo até superá-los em diversas atividades: vão dirigir carros; pilotar aviões; administrar empresas, participar da política... Tudo isso para mostrar o quanto se importam com as pessoas e com um mundo cada vez melhor.

A robustez feminina – continuou o Mestre – tem uma mística de superação, que o futuro irá revelar na Mulher-Mãe: trabalhando fora sem descuidar do lar; sofrendo assédios, constrangimentos e maus-tratos sem perder a compostura; carregando fardos pesados sem perder a elegância; suportando preconceitos e discriminações sem perder a alegria e o contentamento; sorrindo quando nervosas ou desapontadas; cantando quando querem chorar e derramando lágrimas quando se sentem felizes...

O Coração Materno, no futuro, guiará o mundo pela perspicácia de seu espírito solidário e fraterno, pela agudeza de sua intuição, se erguendo contra as injustiças, reivindicando direitos, criando regras mais humanas e inspirando as forças do bem com sua sensibilidade de amor incondicional pela vida. 

Ser MÃE (escreve-se Mãe, mas se pronuncia Amor!) é assumir o dom da criação perante o Criador.

O Amor Maternal é que sustentará a Terra na Nova Era de Regeneração.

 

GRATIDÃO A TODAS AS NOSSAS QUERIDAS MÃEZINHAS!...

sábado, 6 de maio de 2023

RECOMEÇAR...

 

“A possibilidade da espiga ressurge na sementeira” (Chico Xavier).


“Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. Não se coloca também vinho novo em odres velhos; do contrário os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam” (Mateus 9,16-17).

Por que será que Jesus disse isso? Se refletirmos, descobriremos que esta mensagem evangélica é uma proposta de renovação interior para todo ser humano que busca conhecimentos novos para o seu aperfeiçoamento.

E por que renovar? Porque é uma loucura continuar fazendo sempre a mesma coisa e sempre do mesmo jeito, esperando um resultado diferente. A renovação faz, pois, parte da mudança constante para melhor, como prevê a Lei Divina.  Esta práxis transformadora de cada um é que explica o progresso da humanidade.

Sua crença não mais lhe satisfaz? Está velha desgastada, como uma roupa velha? Então é hora de mudar! Mas você não ficará satisfeito e será até ineficaz o seu trabalho se tentar consertá-la com remendo novo. Sabe por quê? Porque assim, a tentativa de mudança poderá resultar num rasgão ou num desgaste maior à sua crença.

Seguindo este ensinamento de Jesus, para transformar a sua vida você tem que fazer as coisas de forma diferente, ou seja: renovando tudo!

Quem quer chegar ao Reino dos Céus tem que alterar suas atitudes, romper com velhos padrões de comportamento, trocar a roupa surrada e os odres velhos. Porque começa a sua transformação pelo conhecimento de si mesmo, debaixo de novos fundamentos.

Observo que muitos são radicais nessa renovação, até se utilizando da Lei de Destruição.  Pois vão além do simples rompimento de padrões antigos. Passam uma borracha na mente apagando de dentro de si todos os resquícios de suas antigas crenças.  E muitos ficam incrédulos de tudo!... Tornam-se verdadeiros ateus!

Contudo, Nosso-Pai do Poder Criativo permite isso, porque sabe que às vezes, alguns de seus filhos somente absorvem as novas filosofias de vida, se transformar sua mente numa “tábula rasa”, vazia, limpa, desprovida de ideias condicionadas por saberes e conhecimentos preconcebidos, criados por falsas narrativas... Para depois preencher sua mente com os verdadeiros ensinamentos, os quais nortearão a caminhada que sua alma ainda tem que percorrer. Sem qualquer maquiagem!... Sem a ilusão de apenas remendar as suas imperfeições.

Busque uma nova realidade para sua vida. Livre-se de traumas, frustrações... Liberte-se dos sentimentos inferiores... Abra as cortinas de sua mente... Levante o véu de sua ilusão... Faça uma reforma íntima e desperte a sua consciência ainda adormecida. Viva os Novos Tempos que se aproximam e ganhe Luz para sua caminhada. Seja trigo e não joio!...

Chegou a hora de RECOMEÇAR... Reconstrua a sua casa interior sobre a rocha do Amor. Pratique a Caridade que é o tônico edificante de sua salvação. E aceite o Evangelho de Jesus como a sua roupa nova e o vinho novo, puro e saudável. Renove-se já!...

Faça a sua reforma íntima para expandir sua mente... Para você dar um salto quântico e ascender aos patamares das dimensões de frequências mais elevadas. Portanto, empenhe-se cada vez mais para ganhar Luz e poder praticar o verdadeiro amor ao próximo, que consiste – para quem mais possui – em olhar para trás, voltar-se e ajudar os retardatários, mais fracos, que precisam de mãos experientes, mais ágeis e capacitadas para poderem recuperar o tempo perdido. Para juntos caminharem com você até o rompimento da linha final de chegada desta grande maratona cósmica da vida.  

RECOMEÇAR é uma dádiva da Lei de Deus, que faz o “Sol brilhar para todos”, a cada manhã, renovando as esperanças por mais um dia de vida.

Pois, como disse nosso saudoso Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.