Valorize seus colaboradores,
pois eles representam seu maior ativo.
A direção de uma fábrica de creme
dental reuniu-se com sua equipe administrativa para deliberar sobre o aumento
de vendas. Após debater várias propostas, sem chegar à viabilidade de pelo
menos uma delas, o diretor suspendeu os trabalhos temporariamente.
Afastando-se dos demais para
espairecer um pouco, ele foi abordado por um operário, que presenciara aquela
discussão.
− Doutor, eu tenho uma idéia pra aumentar as vendas.
− Tem?! – perguntou surpreso o empresário – E qual é a ideia?
O empregado coçou a cabeça e
timidamente deu a receita.
− É só amolecer mais a pasta e aumentar o buraco de saída.
− Ah, é isso mesmo! Você tem razão!
Novamente reunidos, o diretor
divulgou a proposta do operário, que foi aprovada por todos, e recomendou:
− Daqui para frente toda vez que a gente precisar
resolver os problemas mais relevantes da empresa, nós vamos consultar o pessoal
que lida com isso. Eles convivem com o problema e, por mais simples que sejam
sempre têm uma ideia surpreendente, como foi neste caso.
Tempos depois, surgiu um novo
problema muito sério para a empresa, envolvendo diretamente o consumidor e já
com denúncia no PROCON. As redes de supermercados reclamavam uma falha na
distribuição dos produtos da empresa. Várias caixinhas vazias de creme dental
eram encontradas na prateleira dos supermercados.
A administração buscou solucionar
essa deficiência rapidamente. Pesquisou o assunto e elaborou um projeto. Mas
ficaria muito caro, pois demandaria altos investimentos.
Foi sugerida, então, uma reunião
para estudar e discutir o projeto. O diretor, agora mais experiente, convocou
todos os envolvidos com o problema.
Abertos os trabalhos, todos se
inteiraram da questão: acabar com as caixinhas vazias das pastas de dente.
Após várias manifestações, o mais
antigo dos encarregados do serviço de empacotamento levantou o braço.
− Doutor, eu sei como resolver esse problema.
− Como?
− Comprando um ventilador, senhor. A gente liga o
ventilador perto do final da esteira rolante da máquina, antes do
empacotamento, e toda vez que o produto passar, o vento sopra a caixinha vazia
pra fora. Não é fácil e barato!?
Depois dessa, o diretor mais uma vez
reforçou a sua idéia de gestão empresarial democrática e participativa, para a
eficácia da administração!...
Foi, a partir disso, que determinou
ao setor de Recursos Humanos fazer na confraternização das festividades de
Natal ou de Ano Novo, a brincadeira do Amigo-secreto ou Amigo-oculto envolvendo todos, até os
mais simples empregados da empresa.
Essa brincadeira como se sabe visa a trocas de presentes entre um grupo de
amigos, que sorteiam papéis que contém o nome de um amigo, para quem deverá
comprar o presente. Na hora da entrega dos presentes, os outros participantes deverão
adivinhar para quem é o presente a partir de características do Amigo-secreto, que são passadas aos presentes.
Para os empresários, essa atividade deve
visar não somente fortalecer laços de amizade e companheirismo, mas motivar
todos a participarem como COLABORADORES importantes da administração,
valorizando suas iniciativas e criatividades para a solução de todos os problemas
da organização.
Ao presentear seu “Amigo-oculto”, o diretor sentiu, no abraço
emocionado que recebia, que seu humilde empregado era mais que um colaborador,
era um aliado, um verdadeiro parceiro da empresa.
Apesar da relevância dos
colaboradores para o crescimento da empresa, muitos Amigos-ocultos continuam
sendo ignorados por alguns empresários inexperientes, que ainda não perceberam
a realidade do novo tempo que já se vive neste mundo.
Para muitos ainda não “caiu a ficha” de que os tempos são
chegados; que já estamos vivendo numa frequência de 5ª Dimensão, saindo do Individualismo
e passando para a Era do Coletivismo.
Pesquisem na internet e descubram muitos exemplos dessa nova realidade!
Estamos numa Nova Era na qual as organizações já começam a valorizar o
coletivo; e o administrador a ter um insight do novo
paradigma de gestão: Deixar de ser a
estrela e passar a ser o criador da constelação.
Novos tempos... Nova realidade...
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