Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O AMIGO-SECRETO

 

Valorize seus colaboradores, pois eles representam seu maior ativo.


A direção de uma fábrica de creme dental reuniu-se com sua equipe administrativa para deliberar sobre o aumento de vendas. Após debater várias propostas, sem chegar à viabilidade de pelo menos uma delas, o diretor suspendeu os trabalhos temporariamente.

Afastando-se dos demais para espairecer um pouco, ele foi abordado por um operário, que presenciara aquela discussão.

Doutor, eu tenho uma idéia pra aumentar as vendas.

− Tem?! – perguntou surpreso o empresário – E qual é a ideia?

O empregado coçou a cabeça e timidamente deu a receita.

É só amolecer mais a pasta e aumentar o buraco de saída.

− Ah, é isso mesmo! Você tem razão!

 Novamente reunidos, o diretor divulgou a proposta do operário, que foi aprovada por todos, e recomendou:

− Daqui para frente toda vez que a gente precisar resolver os problemas mais relevantes da empresa, nós vamos consultar o pessoal que lida com isso. Eles convivem com o problema e, por mais simples que sejam sempre têm uma ideia surpreendente, como foi neste caso.

Tempos depois, surgiu um novo problema muito sério para a empresa, envolvendo diretamente o consumidor e já com denúncia no PROCON. As redes de supermercados reclamavam uma falha na distribuição dos produtos da empresa. Várias caixinhas vazias de creme dental eram encontradas na prateleira dos supermercados.

A administração buscou solucionar essa deficiência rapidamente. Pesquisou o assunto e elaborou um projeto. Mas ficaria muito caro, pois demandaria altos investimentos.

Foi sugerida, então, uma reunião para estudar e discutir o projeto. O diretor, agora mais experiente, convocou todos os envolvidos com o problema.

Abertos os trabalhos, todos se inteiraram da questão: acabar com as caixinhas vazias das pastas de dente.

Após várias manifestações, o mais antigo dos encarregados do serviço de empacotamento levantou o braço.

− Doutor, eu sei como resolver esse problema.

− Como?

− Comprando um ventilador, senhor. A gente liga o ventilador perto do final da esteira rolante da máquina, antes do empacotamento, e toda vez que o produto passar, o vento sopra a caixinha vazia pra fora. Não é fácil e barato!?

Depois dessa, o diretor mais uma vez reforçou a sua idéia de gestão empresarial democrática e participativa, para a eficácia da administração!... 

Foi, a partir disso, que determinou ao setor de Recursos Humanos fazer na confraternização das festividades de Natal ou de Ano Novo, a brincadeira do Amigo-secreto ou Amigo-oculto envolvendo todos, até os mais simples empregados da empresa.

 Essa brincadeira como se sabe visa a trocas de presentes entre um grupo de amigos, que sorteiam papéis que contém o nome de um amigo, para quem deverá comprar o presente. Na hora da entrega dos presentes, os outros participantes deverão adivinhar para quem é o presente a partir de características do Amigo-secreto, que são passadas aos presentes.

Para os empresários, essa atividade deve visar não somente fortalecer laços de amizade e companheirismo, mas motivar todos a participarem como COLABORADORES importantes da administração, valorizando suas iniciativas e criatividades para a solução de todos os problemas da organização.

Ao presentear seu “Amigo-oculto”, o diretor sentiu, no abraço emocionado que recebia, que seu humilde empregado era mais que um colaborador, era um aliado, um verdadeiro parceiro da empresa.

Apesar da relevância dos colaboradores para o crescimento da empresa, muitos Amigos-ocultos continuam sendo ignorados por alguns empresários inexperientes, que ainda não perceberam a realidade do novo tempo que já se vive neste mundo.

Para muitos ainda não “caiu a ficha” de que os tempos são chegados; que já estamos vivendo numa frequência de 5ª Dimensão, saindo do Individualismo e passando para a Era do Coletivismo.

Pesquisem na internet e descubram muitos exemplos dessa nova realidade!

Estamos numa Nova Era na qual as organizações já começam a valorizar o coletivo; e o administrador a ter um insight do novo paradigma de gestão: Deixar de ser a estrela e passar a ser o criador da constelação.

Um comentário: