Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 7 de setembro de 2024

CORAGEM MORAL X FROUXIDÃO MORAL

 

“Mens sana in corpore sano” (citação latina)


O Evangelho segundo o Espiritismo trata sobre a questão do suicídio indicando formas de conscientização e de prevenção, que podem ser úteis àqueles que de alguma forma participam da campanha “Se precisar peça ajuda” deste “Setembro Amarelo”.

O Suicídio, que já foi considerado um pecado, um sinal de fraqueza, de vergonha, de desonra para a família, atualmente tem dados tão assustadores na juventude, que já é considerado um problema seríssimo de saúde pública.

A maneira de se encarar a vida terrena e a fé no futuro com serenidade parece ser o melhor preservativo para esse mal social.

A pessoa, que analisa as coisas pelo jeito do espiritualismo, recebe os reveses e as decepções com indiferença, sem abalos ou perturbações... E até mesmo com alegria, porque está plenamente ciente da continuidade da vida.

A causa geral do suicídio é sempre o descontentamento que deixa a pessoa desesperada por não ver o fim de seus sofrimentos. E a nossa vida, em relação à eternidade, o que é? Quase nada!... Bem menos que um dia!... Para o incrédulo, que não sabe que somos apenas passageiros da nave Terra, a lógica é que com a morte acabam seus pesares.

A descrença torna-se, então, a grande incentivadora da sua opção pelo suicídio. E o pensamento constante nessa opção se fortalece negativamente e leva a pessoa a uma profunda depressão, a qual é considerada por muitos como sendo a principal causa para se tirar a vida.

Mas é a descrença a causa que mais produz a FROUXIDÃO MORAL.

Pois é a descrença que leva o homem de ciência, apoiado no seu saber, a se esforçar para provar que nada existe depois da morte. Então, que esperança se pode ter? Nada além do nada! E se o nada é o único remédio, sua única perspectiva é atirar-se logo à morte! Pra quê retardar essa decisão, aumentando seu sofrimento?

O materialismo é, pois, o veneno que inocula em muita gente a ideia do autoextermínio. E aqueles que apostam nessa ideia tomam para si uma terrível responsabilidade.

Ao contrário do materialista, o espiritualista crê num Deus Único, Absoluto, Onipotente, Incriado, Causa Primária de todas as coisas... E acredita na continuidade da vida – embora em diferentes condições –, numa das “muitas moradas do Universo.   

O Crente tem, então, outra visão da vida, se tornando, portanto, paciente, resignado, tolerante... E não há razão mais para pensar em suicídio!

É a crença na continuidade da vida que produz sua CORAGEM MORAL.

Eis mais algumas razões para quem quer se opor a ideia do suicídio:

A certeza de uma vida futura;

— A certeza de que foge de um mal para cair noutro ainda pior. Pois abreviando sua vida chega a um resultado inteiramente contrário ao que esperava;

— Que se engana quem pensa que, ao se matar, irá mais depressa para o Céu;

— No outro mundo, o suicídio é um obstáculo à reunião com as pessoas de sua afeição que lá espera encontrar;

— O suicídio só lhe oferecerá decepções, pois é contrário aos seus próprios interesses.

Segundo uma das Cartas de Cristo “Ninguém pode roubar a importância de uma pessoa a não ser ela mesma, ao negar seu próprio valor”.

ENTÃO, “Por favor, cuidem do amigo desanimado, da namorada que chora sem motivos, do filho que passa o dia todo no quarto, do sobrinho que não quer fazer nada e você julga como preguiça... Todo mundo tá enfrentando uma batalha interna todos os dias, nunca menospreze a dor dos outros”. (texto de um vídeo das redes sociais).

Participe das campanhas de conscientização e prevenção do suicídio, observando e orientando quem tem indícios de comportamentos suicidas.

Como é o “comportamento de fuga” das pessoas descontentes, que nada está bom para ela! Que quer mudar de casa; de emprego; de escola,; de país... Quando deveria mudar as vibrações de si mesmo, elevando sua frequência e adquirindo um novo padrão de consciência.

USE “um laço” na cor amarela para ajudar quem MAIS precisa de Amor.

 Faça uma Caminhada pela Vida!

3 comentários:

  1. Como sempre suas publicações no jornal da cidade são muito esclarecedoras. Adiléa

    ResponderExcluir
  2. Se precisar peça ajuda” deste “Setembro Amarelo”.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir