Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

ENVOLVIMENTO X COMPROMETIMENTO

 

Dar o peixe ou ensinar a pescar?


Envolvimento e Comprometimento embora tenham significados semelhantes, aparecendo até como sinônimos, na prática têm conceitos diferentes.

Envolvimento é estar presente. Comprometimento é fazer com que as coisas aconteçam com a sua presença.

Envolvimento é mostrar o caminho. Comprometimento é caminhar junto.

Duas pequenas histórias ilustram bem esta questão.

1ª: A Sociedade da Galinha com o Porquinho

A Galinha encontrou o Porquinho – no tempo em que todos os animais falavam – e foi logo propondo:

— Vamos fazer uma sociedade? O mundo está faminto e com pressa. Uma empresa de comida pronta seria o ideal para nós.

Gostando da conversa – pois precisava de dinheiro –, o Porquinho perguntou:

— O que a gente poderia produzir para entregar em massa?...

 — Vamos vender ovos com bacon... – completou a Galinha

Nem bem ouviu a proposta, e o Porquinho arrepiou carreira!!

Se a galinha estava envolvida no negócio o porquinho estava totalmente comprometido.

Na sociedade muitos pretendem fazer a vez da galinha, mostrando sua capacidade de botar ovos, mas deixando aos outros o fornecimento do bacon. Se algumas “galinhonas” até contribuem com ovos, querem, no entanto, toneladas de bacon tirado do lombo de alguns.

Nesse mundo das penosas, haja porquinhos para compor a sociedade! É claro, até quando estes perceberem que seus dentes são muito mais afiados do que o bico das galinhas...

Enfim, na sociedade muitos são os envolvidos, mas poucos estão realmente comprometidos.

2ª: O Negociante e os Jovens Famintos

Certa vez, um negociante encontrou três jovens que se lamentavam por mal ter o que dar de comer aos filhos. O negociante disse-lhes que possuía um saco com sementes de trigo, um com farinha e outro com pães.

O mais afoito deles foi logo pedindo o saco de pães e correu para casa. O outro pegou a farinha e agradeceu. E o terceiro ficou radiante com o saco de sementes que lhe sobrou, e disse:

— Alegro-me, pois sou o único que não precisará mais voltar a ti!...

Ou seja, ele foi o único que resolveu sua situação e a dos dois filhos de forma duradoura.

Comprometer-se é não pensar só no momento, mas levar até o final aquilo que se propôs a fazer... Afinal, você está envolvido ou comprometido com seu serviço? Com sua cidade? Com sua Pátria?...

As campanhas eleitorais estão aí! Lembre-se também que há uma diferença importante entre Política e Políticos.

Política é a arte de governar. Políticos são os representantes do povo. Se mal escolhidos, a sociedade vai pagar por isso... Pois, Políticos corruptos são consequências de escolhas indevidas.

Uma Nova Era se aproxima. E esse momento passa também por mudanças nas instituições políticas.

Votar é uma forma de estar envolvido no processo eleitoral. Mas o momento exige mais que isso, é preciso estar comprometido com o processo de mudanças, para saber escolher o seu melhor representante, conhecendo seu plano de governo, seus compromissos...

E defenda com garra aqueles que têm muito a contribuir para que sua vida seja bem melhor!...

Os descomprometidos desse processo alegam: que a Política é suja; que todos os políticos são corruptos; e que é melhor não votar em ninguém. Essas atitudes são de pessoa descomprometida com o lugar onde mora, onde tem seu emprego, onde seus filhos estudam, onde cuida de sua saúde, onde tem proteção e segurança para viver.

A Política, queira ou não, afeta tudo e tem consequências muito sérias.

Nesta hora é preciso deixar de ser “massa”, de ser “gado”, alienado das coisas que afetam a todos os cidadãos.

Votar bem é garantia de boa educação, boa merenda, e transportes dignos aos alunos. É garantia de saúde, segurança e de habitações dignas; de proteção à criança, ao jovem, à mulher e ao idoso; de bons serviços públicos; de manutenção de calçamentos, etc.

Voto na urna não tem volta!...

Então, priorize a escolha de quem defende a sua Liberdade... Pois, “povo sem Liberdade é povo escravizado!”.

Pense nisso!...

sábado, 21 de setembro de 2024

UMA EXPERIÊNCIA CHOCANTE

 

Para obter-se um vislumbre do Reino de Deus!


O Evangelho de Mateus Cap. 21, diz que de manhã, Jesus saindo de Betânia ao voltar à cidade, teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, se aproximou dela, mas nela só achou folhas e, então, disse-lhe:

— Jamais nasça fruto de ti!

Imediatamente a figueira secou. À vista disto, os discípulos ficaram estupefatos e perguntaram:

— Como ficou seca num instante a figueira?!

Respondeu-lhes Jesus:

— Em verdade vos digo que se tiverdes fé e não hesitardes, não só fareis o que foi feito a esta figueira, mas ainda se disserdes a esta montanha: Levanta-te daí e atira-te ao mar, isso se fará... E tudo o que pedirdes com fé na oração, haveis de receber.

Esta “Parábola da Figueira” é um Portento! Ou seja, um fato de grande magnitude, que transmite a ideia dum “milagre” – fenômeno raro, fora do comum... Mas que contém maravilhosos ensinamentos!

Considere-se que Jesus “teve fome”, mas que sua “fome” era outra: de passar conhecimentos!... Pois não esperava encontrar frutas, porque não era a estação de figos! E, ainda, que bastou a ele um único pensamento para secar a figueira!...

Considere-se também o lado científico, pois se trata da morte de uma árvore por uma grande descarga de fluidos magnéticos. E isso revela o Poder do Magnetismo já comprovado na utilização dos fluidos do Universo para: destruir, conservar e vivificar.

Atualmente, já não há mais dúvidas a respeito de curas, pelo Magnetismo!

 Mas, no caso desta Figueira se trata da destruição de uma árvore! Como isso é possível? Como resposta se deve considerar a semelhança disso, ao fato da destruição, pelo magnetismo, das células de tumores causadores de enfermidades.

Com esta “Experiência Chocante”, Jesus quis “saciar a fome” de seus discípulos, e de toda a posteridade, dando-lhes uma lição sobre a Fé, como um “poder de total convicção”, que se manifestaria em suas vidas... Bem como uma lição sobre o PODER DO PENSAMENTO! Demonstrando, que:

— O Poder do Pensamento é tanto para o Bem quanto para o Mal;

— Quanto mais a pessoa é evoluída espiritualmente, maior é o impacto de suas palavras no meio ambiente;

— O comportamento de maneira irrefletida, que reage com fúria, ira, lágrimas e até com "palavrão” obsceno, nunca consegue o que quer, pois isso pode significar uma maldição para quem nega o que elas desejam;

 — Para aqueles que têm uma forte convicção, pode ser concedido qualquer coisa que possam desejar ou imaginar, desde que estejam conscientes de sua própria condição mental-emocional;

— Não se deve guardar rancor, mágoas, nem ressentimentos dos outros, mas sim perdoar sempre. Pois, tal como é a semeadura assim é a colheita!

— A maldição da figueira retornou para Jesus pouco depois, quando foi amaldiçoado pelos soldados Romanos e pelos sacerdotes Judeus.

 — É um aviso do que acontecerá às instituições sem obras, assim como às pessoas, por mais ricas e bem vestidas que sejam, mas semelhantes à figueira sem frutos;

O Cap. XIX, item 09 do Evangelho Segundo o Espiritismo, acrescenta que:

“a Figueira seca é o símbolo das pessoas que apenas aparentam o Bem, mas na realidade nada produz de bom”;

— “É também o símbolo de todas as pessoas que podem ser úteis e não o são”;

— “São árvores frondosas, mas sem frutos, e é por isso que Jesus as condena à esterilidade, pois dia virá em que ficarão secas até as raízes”;

— “Isso quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que não produziram nenhum bem para a humanidade, serão reduzidas a nada; e que todos os homens voluntariamente inúteis, que não se utilizaram dos recursos de que estavam dotados, serão tratados como a figueira seca” (g.n.).

E Erasto (Paris, 1863) nos alerta: “Não percebeis desde já a formação da tempestade que deve assolar o Velho Mundo, e reduzir a nada a soma das iniquidades terrenas?” (g.n.).

 Lembre-se do que disse Jesus: “aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas” (João 14,12).


sábado, 14 de setembro de 2024

ANUNCIANDO O REINO DE DEUS

“A vós é revelado o mistério do Reino de Deus” (Marcos 4,11)


“Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus”. (Lucas 8,1)

Há relatos de Jesus que não estão bem claros nos evangelhos, pois nos conta o Mestre no livro “CARTAS DE CRISTO”, que o significado do Reino de Deus, foi anunciado desta forma:

— O que estou dizendo a vocês não é o mesmo que ouviram de qualquer outro profeta em qualquer tempo. Não tentem entender o que digo pensando no que disseram seus Mestres. Eles podem somente repetir o que está nas Escrituras e não possuem nenhum conhecimento pessoal do Reino de Deus ou do Céu. Deus não está contido em nenhum lugar, mas está em todas as partes, como estão os céus e o ar sobre vocês. A Santa Palavra pronunciou a verdade quando disse:

“Em Deus você vive, se move e tem seu ser”. Pois o Reino de Deus está acima, ao redor e também dentro de vocês – e vocês podem entrar no Reino de Deus.

— Mas, o que é isso!? – as pessoas exclamavam.

— É um estado de mente e de coração no qual você está plenamente possuído por “Deus” – seu “Pai”. Quando você está nesse estado, o “Pai” é a cabeça de seu corpo e dirige tudo o que você faz e toda a sua vida.

— Como isso é possível? – outras pessoas resmungavam.

— É possível estar tão vazio do “eu” – de desejos egoístas, inimizades, raivas, ciúmes, cobiça, de desejos de vingança, que somente “Deus” fique no controle de sua mente e de seu coração.

— E depois, o que acontece? – perguntou uma mulher.

— Você entra no “Estado de Ser” que é “dirigido por Deus”. Isto é totalmente belo e glorioso. É o amor, é generosidade, é cuidar dos demais como cuida de si mesmo, é não julgar, pois você aceita os outros tal como são, sabendo que também são filhos de “Deus” e que estão igualmente sob o cuidado do “Pai”. É felicidade sem medida, impossível de descrever, é sentir alegria pela beleza do mundo, é vida sem limite e energia aumentada, é saúde, é a satisfação de cada uma de suas necessidades mesmo antes de tê-las.

— Por que os Rabinos não nos contam estas coisas? – reclamavam.

— Porque só eu vi o “Pai”, somente eu sei como se fizeram o mundo e as Leis da Existência. E porque eu sei todas estas coisas, vocês podem vir a mim e perguntar-me e eu revelarei tudo que me foi dado. Digo a Verdade – aqueles de vocês que creem, compreendem e buscam colocar minhas palavras em prática a cada dia serão salvos da atribulação que suporta a humanidade. Vocês sofrem porque não entendem como foram criados e os verdadeiros propósitos para o qual nasceram. Vocês nasceram para: ser filhos e herdeiros do “Pai”. Mas vocês viram as costas a toda a glória do Reino e tentam encontrar prazer nas coisas terrenas. Enquanto fizerem isto, nunca encontrarão o Reino de Deus, não entrarão no Reino dos Céus. 

— Como entraremos no Reino?

— Eu já disse. Entrarão no Reino dos Céus quando se arrependerem de tudo o que vocês são em seus corações e mentes. Quando vocês levarem sua maldade ao “Pai” e pedirem perdão e força para serem limpos de seus pensamentos, palavras e atos malignos e que finalmente os abandonem a todos; então poderão ter certeza de que estarão prestes a encontrarem o Reino dos Céus.

Quando alcançar isso, perceberá que sua atitude para com os outros estará mudando; o “Pai” estará fazendo seu Trabalho Amoroso em seu interior. Vocês estarão livres das correntes e amarras dos desejos e atos malignos que antes os aprisionavam e os faziam cativos no mundo. Mais do que isso, compreenderão que o “Pai” satisfaz todas as suas necessidades.

Gostei tanto, que o texto despertou minha verve poética e, então, escrevi:

                O Reino de Deus chega tão de repente, 

                Para quem faz o Bem sem olhar a quem. 

                É quando recebe do “Pai” Onipotente 

               O dom da cura para os males que tem!...

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mateus 6,33).

“Pois o Reino de Deus já está no meio de vós” (Lucas 17,21). 

sábado, 7 de setembro de 2024

CORAGEM MORAL X FROUXIDÃO MORAL

 

“Mens sana in corpore sano” (citação latina)


O Evangelho segundo o Espiritismo trata sobre a questão do suicídio indicando formas de conscientização e de prevenção, que podem ser úteis àqueles que de alguma forma participam da campanha “Se precisar peça ajuda” deste “Setembro Amarelo”.

O Suicídio, que já foi considerado um pecado, um sinal de fraqueza, de vergonha, de desonra para a família, atualmente tem dados tão assustadores na juventude, que já é considerado um problema seríssimo de saúde pública.

A maneira de se encarar a vida terrena e a fé no futuro com serenidade parece ser o melhor preservativo para esse mal social.

A pessoa, que analisa as coisas pelo jeito do espiritualismo, recebe os reveses e as decepções com indiferença, sem abalos ou perturbações... E até mesmo com alegria, porque está plenamente ciente da continuidade da vida.

A causa geral do suicídio é sempre o descontentamento que deixa a pessoa desesperada por não ver o fim de seus sofrimentos. E a nossa vida, em relação à eternidade, o que é? Quase nada!... Bem menos que um dia!... Para o incrédulo, que não sabe que somos apenas passageiros da nave Terra, a lógica é que com a morte acabam seus pesares.

A descrença torna-se, então, a grande incentivadora da sua opção pelo suicídio. E o pensamento constante nessa opção se fortalece negativamente e leva a pessoa a uma profunda depressão, a qual é considerada por muitos como sendo a principal causa para se tirar a vida.

Mas é a descrença a causa que mais produz a FROUXIDÃO MORAL.

Pois é a descrença que leva o homem de ciência, apoiado no seu saber, a se esforçar para provar que nada existe depois da morte. Então, que esperança se pode ter? Nada além do nada! E se o nada é o único remédio, sua única perspectiva é atirar-se logo à morte! Pra quê retardar essa decisão, aumentando seu sofrimento?

O materialismo é, pois, o veneno que inocula em muita gente a ideia do autoextermínio. E aqueles que apostam nessa ideia tomam para si uma terrível responsabilidade.

Ao contrário do materialista, o espiritualista crê num Deus Único, Absoluto, Onipotente, Incriado, Causa Primária de todas as coisas... E acredita na continuidade da vida – embora em diferentes condições –, numa das “muitas moradas do Universo.   

O Crente tem, então, outra visão da vida, se tornando, portanto, paciente, resignado, tolerante... E não há razão mais para pensar em suicídio!

É a crença na continuidade da vida que produz sua CORAGEM MORAL.

Eis mais algumas razões para quem quer se opor a ideia do suicídio:

A certeza de uma vida futura;

— A certeza de que foge de um mal para cair noutro ainda pior. Pois abreviando sua vida chega a um resultado inteiramente contrário ao que esperava;

— Que se engana quem pensa que, ao se matar, irá mais depressa para o Céu;

— No outro mundo, o suicídio é um obstáculo à reunião com as pessoas de sua afeição que lá espera encontrar;

— O suicídio só lhe oferecerá decepções, pois é contrário aos seus próprios interesses.

Segundo uma das Cartas de Cristo “Ninguém pode roubar a importância de uma pessoa a não ser ela mesma, ao negar seu próprio valor”.

ENTÃO, “Por favor, cuidem do amigo desanimado, da namorada que chora sem motivos, do filho que passa o dia todo no quarto, do sobrinho que não quer fazer nada e você julga como preguiça... Todo mundo tá enfrentando uma batalha interna todos os dias, nunca menospreze a dor dos outros”. (texto de um vídeo das redes sociais).

Participe das campanhas de conscientização e prevenção do suicídio, observando e orientando quem tem indícios de comportamentos suicidas.

Como é o “comportamento de fuga” das pessoas descontentes, que nada está bom para ela! Que quer mudar de casa; de emprego; de escola,; de país... Quando deveria mudar as vibrações de si mesmo, elevando sua frequência e adquirindo um novo padrão de consciência.

USE “um laço” na cor amarela para ajudar quem MAIS precisa de Amor.

 Faça uma Caminhada pela Vida!