Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 23 de junho de 2023

POR QUE NÃO SER PROMOVIDO?

 

O segredo para o sucesso é colocar o coração em tudo o que você fizer!


PEDRO entrou na sala do dono e Diretor da empresa, reclamando:

— Por que o José foi promovido se eu tenho nove anos a mais de empresa do que ele? Isso não é justo!...

Nesse momento, o dono da empresa escutou um barulho de caminhões passando por ali e disse:

— Por favor, Pedro, veja que barulho é esse aí na rua.

— Patrão – disse Pedro ao retornar ao escritório – há uma fila enorme de caminhões passando por aí.

— O que eles estão levando? – perguntou-lhe o Diretor.

— Acho que são caixotes.

— Caixotes com quê? – quis saber.

— Não deu pra ver.

— Aonde vão os caminhões?

— Parece que vão para o leste.

— Ah Pedro!... – disse o Patrão – eu posso agora lhe dar uma resposta à reclamação sua sobre promoção.

Pedro se alegra e fica esperando, enquanto o Patrão chama seu colega recém-promovido, ao qual perguntou:

José, por favor, tem um barulho aí na rua. Veja o que é para mim!...

José saiu rápido, verificou tudo, fez algumas anotações e voltou lhe dizendo:

— São 10 caminhões carregados de caixotes com artefatos de alumínio da Companhia G. Marconi do Rio Grande do Sul. Faz parte de um carregamento destinado à fábrica “Brincares” da cidade de Campinas, São Paulo.

O Patrão virou-se então para Pedro e sorrindo se limitou a lhe dizer:

— Entendeu Pedro, porque José foi promovido!?

A priori, esta parábola parece ser irrelevante para nossa reflexão! No entanto, mudamos de opinião quando a consideramos sob a ótica de um viés sobre humano. Pois neste mundo estamos apenas de passagem, e todos nós temos um Patrão Maior, que pode nos promover a um reino melhor. Por que, então, não agirmos desde já com responsabilidade para ganharmos esta promoção que a vida nos oferece? Por que não buscarmos o reconhecimento do nosso Patrão do Céu?

O Cristo veio nos esclarecer sobre isso, dizendo que o Reino de Amor está de portas abertas para todos.    

Jesus é a Vida, a Verdade, e o Caminho para chegarmos até lá.

Jesus É A VIDA porque pregava palavras de Vida Eterna e não de morte. Porque pregava palavras de Salvação, pois veio até nós – não para condenar – mas para nos elevar e nos fortalecer, pois “nenhuma de suas ovelhas se perderá”...  Jesus é a Vida, porque é DEUS CONOSCO – enquanto estivermos expandindo a consciência até a nossa ascensão à CONSCIÊNCIA CRÍSTICA plenamente iluminada...

Jesus É A VERDADE DO SER, para além das crenças tradicionais... Pois, todas as verdades se encontram no Cristianismo: a Verdade de Deus; a Verdade sobre o Amor; a Verdade da Existência e suas Leis, que revela que a vida não se esgota na sepultura, mas que segue pelas muitas moradas de Nosso-Pai, pela eternidade afora, através de múltiplas experiências até o mérito conquistado de Espírito Puro – pleno da compreensão transcendental da vida universal –, em unicidade com a Fonte do Ser “Pai – Mãe”...

A Verdade de Jesus também se destina a elevar e iluminar as mentes de todos que estão empenhados em despertar nossa gente para as muitas causas da miséria atual.  

Jesus descreve o Processo de Salvação – O CAMINHO – ao longo do qual todos nós viajamos para alcançarmos os mais sublimes desejos do coração.   O Caminho de todos nós em direção a LUZ de nossa Fonte do Ser. E, por isso, certa vez Ele nos disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14,6).

Vale a pena conhecer este Caminho ensinado pelo Mestre!... Para conquistarmos o reconhecimento do Patrão do Céu... E, depois de promovidos, termos acesso ao seu Reino de Amor. Pois, os ensinamentos de Jesus se resumem em apenas dois: “Amai-vos, eis o primeiro; Instruí-vos, eis o segundo”... 

 Enfim, seja você um buscador espiritual a fim de alcançar as atitudes emocionais corretas. Mas, “Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas [boas] vos serão dadas por acréscimo”. (Lucas 12,31).

Jesus nos dá a Verdade e mostra o Caminho, para que todos possam alcançar e ter a Vida em abundância.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

O POÇO DE CLARIDADE

 

“É dando que se recebe” (São Francisco).


Na reforma de uma casa defronte à minha, vi que no meio dela havia um espaço vazio, descoberto, entre os quartos. Curiosa, minha esposa pergunta ao pedreiro que a restaurava:

— Como é o nome desse lugar?

O pedreiro, sem pestanejar e meio sussurrando, rapidamente respondeu:

Poço de Claridade.

Poço de Caridade! – Mas, por que Poço de Caridade?

Silêncio total... Então, o pedreiro, meio amuado, se arriscou a esclarecer:

— Desculpe, a senhora não me ouviu bem!... É Poço de Claridade!...

— Nossa! Fiquei pensando outra coisa e me perguntando, porque ter um lugar na casa só pra caridade?...

“Rsrsrs”!... Depois das gargalhadas entrei na conversa.

— Mas, você não está errada não!... Por que não ter um lugar na casa pra Caridade? Afinal, não dizem que “Fora da Caridade não há Salvação”?...

Hahaha!... Você e sua mania de filosofar!... Eu quero saber o porquê deste “Poço” aqui na construção!...

Apesar de sua simplicidade, o pedreiro nos deu uma sábia explicação:

Poço de Claridade é como falam os operários... Os arquitetos chamam de “Poço de Luz”. Também é conhecido como Jardim de Inverno!... Talvez por ser um Jardim Vertical Interior à residência, para iluminação e ventilação natural de alguns cômodos; e que ainda serve de escoamento das águas de chuva vindas de outras dependências da construção.

Fui embora pensando nesse Poço de Claridade – um Poço de Luz necessário para humanizar algumas construções. Mas – pensei –, o corpo também precisa de um Poço de Luz para iluminar o espírito. E, neste caso, só poderia ser um Poço de Caridade! Ou seja, um Poço de Amor!

Dessa forma, o entendimento de minha esposa não estava errado, não!... Trata-se mesmo de um Poço de Caridade. Pois Caridade é a Claridade que nos ilumina! É um Poço de Luz Interior do qual bebemos os mais sagrados ensinamentos – um poço de água viva necessária ao Despertar de nossa Consciência!

JESUS, o arquétipo do amor, nos disse: “quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva!” (João 7,38); "Todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade eu vos digo: não perderá sua recompensa" (Mateus 10,42),

 

O Poço de Claridade me fez lembrar então o Poço de Jacó citado no capítulo 4 do Evangelho de João. Quando uma samaritana veio tirar água e Jesus, sentado à beira do poço, lhe pede: “Dá-me de beber”.  E ela o questiona: “como pedes de beber a mim, que sou samaritana?!”. E Jesus responde: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva”.

E ela ainda questiona: “Senhor, não tem com que tirá-la, e o poço é fundo..., donde tens, pois, essa água viva?”. E o Mestre a esclarece: “Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna”.

“Senhor, dá-me desta água – suplicou a mulher – para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la”.

 

Os “rios de água viva” a que o texto sagrado se refere são rios de boas energias, que não vemos, mas que sentimos positivamente, quando fazemos o bem através da Caridade.

São “poços” de energias de amor que temos em abundância. E, com certeza, quanto mais nós as irradiarmos, mais dias felizes teremos!...

O Espírito Marco Prisco, através da psicografia de Divaldo Franco, no livro “Legado Kardequiano” nos dá uma aula sobre a Caridade, dizendo:

“Atenda a quantos lhe batem à porta como venham, como sejam, como estão. Nada pergunte, nada exija, nada imponha... Dê – se tiver. Ajude – se puder. Atenda – se quiser. Faça da caridade a mensageira do seu amor e viverá num mundo feliz”.

E o Bom Pastor, no Livro “Cartas de Cristo”, acrescenta: “O que está em sua mente certamente se tornará real no mundo”.

Lembre-se: A felicidade é a única coisa que podemos dar sem possuir.

sexta-feira, 9 de junho de 2023

O FIO DA CAUDA DE UM LEÃO

 

“As pessoas não carecem de força, carecem de determinação” (Victor Hugo).


Dia 12 de junho é o DIA DOS NAMORADOS.  Pensando nesta data tão importante para aqueles que sonham com uma vida cheia de conquistas e realizações, resolvi falar um pouco sobre as palavras mágicas para o sucesso de um casamento.

Destaco dentre elas apenas cinco:

1)   Determinação: é a ação para fixar os termos e as regras de algo. Ou seja, decidir o que precisa ser realizado sem jamais perder o foco.

2)   Dedicação: significa abnegação; devotamento; empenho; e todos os seus esforços contínuos para alcançar os objetivos e atingir a meta estabelecida.  

3)   Disciplina é a forma como você se dedica. Pois, ser disciplinado é seguir à risca o conjunto de suas obrigações em obediência às regras instituídas.

4)   Paciência é a ciência da paz. A capacidade de tolerar, de suportar algo com calma, sem reclamar.

5)   Coragem é a energia moral ante o perigo, que faz a pessoa agir sem se intimidar até superar uma dificuldade.

A aplicação destas palavras, de acordo com estes conceitos, é garantia de bons resultados no casamento daqueles que se amam.

Para ilustrar, segue – com algumas alterações – uma parábola de um dos livros de Alexandre Rangel.  

Numa aldeia da Etiópia, um casal de jovens vivia feliz até que os problemas chegaram. Ele acusava a esposa de gastar muito, e ela o acusava de estar sempre atrasado. Discutiam sobre qualquer coisa. Às vezes berravam impropérios, o que só piorava as coisas.

Meses depois, ela decidiu pedir o divórcio e procurou um sábio juiz.

— Por quê? – perguntou ele. – Você não ama seu marido?

— Sim, nós nos amamos, mas as coisas não vão nada bem.

— Como assim, nada bem?

— Ah, brigamos muito, sempre que eu quero fazer alguma coisa, ele quer fazer outra. Não podemos viver juntos.

— Entendo – disse o velho juiz. – Talvez eu possa ajudá-los. Conheço um remédio mágico para isso. Se eu lhe der você vai parar de pensar em divórcio?

— Claro! – Qual é o remédio?

— Calma – disse o juiz. Para fazer o remédio, preciso de um fio da cauda de um grande leão. Você tem que trazer esse fio para mim.

— Como? O leão vai me matar!

— Nisso não posso lhe ajudar. Entendo muito de remédios, mas não entendo nada de leões. Você tem que descobrir um meio. Vai tentar?

A jovem refletiu longamente. Amava muito o marido e o remédio ia salvar-lhe o casamento.

Na manhã seguinte, foi ao rio e escondeu-se atrás de uma pedra. O leão veio beber água. Quando ela o viu tremeu de medo. O leão abriu a boca, mostrando os dentes e ela quase desmaiou. E quando deu um rugido ela saiu correndo para casa.

Mas, no dia seguinte, ela voltou trazendo um saco de carne fresca, que deixou a duzentos metros do leão, e ficou escondida enquanto ele comia.

No outro dia pôs o pedaço de carne a cem metros do leão; no quarto dia, pôs a carne a cinquenta metros do leão e não se escondeu enquanto ele comia.

Assim, a cada dia chegava mais perto do leão, até que um dia pôde atirar-lhe a carne na boca. Algum tempo depois, o leão comia na sua mão. Tremia, mas tinha mais amor ao marido do que medo do leão. Muito lentamente, ela abaixou-se e arrancou um fio do pelo da cauda da fera.

E voltou correndo ao juiz.

— Olhe! Eis o fio da cauda do leão!

O velho pegou o fio e examinou-o atentamente, e disse:

— Foi muita coragem sua. E precisou de muita paciência, não?

— Ah, sim!... Agora me dê o remédio para salvar meu casamento!

O velho juiz abanou a cabeça.

— Não tenho mais nada a lhe dar.

— Mas o senhor me prometeu?

— Então não vê? Já tem o remédio de que precisa! Você estava decidida a fazer o que fosse preciso, por mais que demorasse, para ter o remédio mágico para seus problemas. Mas mágica não existe. Só existe a força do amor!

Você e seu marido se amam. Se os dois tiverem determinação, dedicação e disciplina em tudo, além da paciência e a coragem que você demonstrou, com certeza serão muito felizes. Ela voltou para casa com novas decisões. 

Pense nisso!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

sexta-feira, 2 de junho de 2023

EMULAÇÃO – UM SENTIMENTO DE EQUIDADE

“Acredite nas pessoas! Vencer sim, mas não sozinho”.


Nas Olimpíadas Especiais de Seattle, 09 (nove) participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida de 100 metros rasos. Ao sinal partiram todos, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás.

E voltaram. Todos eles! Uma das meninas com Síndrome de Down se ajoelhou e deu um beijo no garoto e disse: “Pronto, agora vai sarar!”.

E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio levantou e os aplausos duraram muitos minutos...

Talvez fossem atletas deficientes mentais... Mas, com certeza, não eram deficientes espirituais... “Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos...”.

Esta cena foi transmitida por Vídeo (da Caixa Econômica Federal) alusivo aos Jogos Parapan-americanos do Rio, em 2007 – evento multiesportivo para pessoas com deficiência. Portanto é um fato real, ocorrido em 1992 em Seattle, Estado de Washington (EUA).

Esse pessoal especial é show de bola! Deram a todos uma bela lição de vida. E como isso faz bem pra gente!... Pois há nessa ação um forte incentivo à EMULAÇÃO – um Sentimento de Equidade, que se encontra em todas as pessoas em processo de evolução.

O verdadeiro sentido da emulação está na Bíblia. Consta da Carta aos Romanos (11,11), quando Paulo pergunta: “Tropeçaram acaso para cair? De modo algum. Mas sua queda, tornando a salvação acessível aos pagãos, incitou-os à emulação”. E mais adiante Paulo ainda declara que procura honrar o seu ministério “com o intuito de, eventualmente, excitar à emulação os homens da minha raça e salvar alguns deles”.

 Emular é assim uma forte energia que incita (impele, estimula) ou excita (incentiva), dando ânimo a alguém para agir – porém, sem violência, com um sentimento moralmente sadio. Este sentimento, portanto, que leva o indivíduo a tentar se igualar ou superar outrem se chama Emulação.  Também definido como estímulo ou incentivo.

Dessa forma, o êmulo que deve nutrir um competidor é o seu sentimento sadio de humanidade (emulação), que faz dele um ser animado, com garra, determinado a vencer, que anseia por vitória, porém, sem prejudicar ninguém.

Este sentimento, além de nos empurrar pra frente para alcançar os demais competidores, igualá-los ou superá-los, é o mesmo que também nos faz olhar pelo retrovisor para acompanhar aqueles que ficaram pra trás, que estão na retaguarda. E voltar para socorrê-los ou ajudá-los a alcançar a meta estabelecida, como ocorreu em Seattle. Pois é um sentimento que vem do Criador de todas as coisas. Que nos fez iguais no nascimento e na hora da chegada. E perfectíveis (potencialmente perfeitos) para que todos, sem exceção, atinjam a meta final de Espíritos Puros.

 Deus não deserda ninguém! Porque é bom, justo, sábio e perfeito. Todas as criaturas vêm de sua Perfeição e um dia todas chegarão a ser Espíritos Puros unificados no seio do seu Amor.

A imparcialidade da igualdade da Criação, do nascimento do Espírito até chegar a Espírito Puro, se dá ao longo da caminhada evolutiva, através desse sentimento de emulação, que nos estimula a alcançar os que estão à frente e que nos incentiva a voltar atrás para amparar os mais fracos que ficaram pelo caminho. Pois “são os doentes que precisam de médico”.

“Nenhuma das minhas ovelhas desgarradas se perderá” – disse o Cristo. E “Fora da Caridade não há salvação” – afirmam os Espíritos. Pois nada mais são estes ensinamentos do que a revelação do princípio de Equidade (que consiste em dar mais a quem mais precisa) nos tornando iguais na caminhada, através da Emulação – o sentimento inato de igualdade, que nos incita a “amar uns aos outros”.