Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 30 de dezembro de 2023

ÁGUA DE SÃO BARTOLOMEU

 A melhor resposta é aquela que não se dá.


Uma pessoa que reclama de tudo vive sempre irritada, insatisfeita, descontente e triste. E se ela vive com outra que também só sabe se lastimar e retrucar, a relação das duas vira um conflito muito forte de difícil convivência.

 Este é o caso de um casal que hipoteticamente vamos denominar de João Grilo e Maria das Dores.

Todo dia João chegava sempre reclamando, censurando tudo, ofendendo e maltratando a esposa. Vivia grilado! E Maria, mesmo curtindo suas dores, ficava muito brava e mandava João “pra ponte que partiu”! Reinava então na casa um clima de arrepiar os cabelos! As crianças choravam, o gato miava e o cachorro latia. Uma vibração negativa do ambiente; talvez, bem abaixo de zero.

Cansada de sofrer com a neurose do marido, a mulher resolveu – antes que o casamento se desfizesse! –, procurar o pároco local pra se aconselhar.

O padre a recebeu carinhosamente e, após ouvir atenciosamente toda a dolorida história de seu péssimo relacionamento com o marido, pediu licença e se retirou para rezar por ela na sacristia da capela.

Retornou trazendo uma pequena garrafa com água, que só lhe entregou, depois de dar-lhe o seguinte conselho:

Maria, toda vez que João chegar nervoso em casa beba um gole desta água de São Bartolomeu, que seu marido vai se acalmar. Mas, por favor, não vá engolir. Fique com a água na boca até a crise dele passar. Ela vai protegê-la das furiosas crises do marido.

Maria das Dores voltou pra casa refletindo sobre os poderes daquela água benta e resolveu colocar o conselho do religioso em prática. Quando o marido retornou do trabalho e começou a agredi-la com reclamações e ofensas de toda sorte, Maria não teve dúvidas, colocou um gole da água milagrosa na boca e, sem engolir, ficou esperando o resultado.

João esbravejou e Maria não respondeu. A água na boca não deixou. E depois de muito esbravejar João se acalmou. Só então a água foi engolida.

Assim foram se passando os dias, a semana e o mês. João Grilo estrilava e Das Dores se calava. Ele não obtendo resposta foi cada vez mais se acalmando. Ela percebia o milagre e aumentava sua fé em São Bartolomeu.

Até que chegou um tempo em que João não a ofendia mais. Seu comportamento era outro! Sem respostas não havia mais conflitos!

Maria das Dores foi então até a capela novamente. Agora pra agradecer a graça recebida pela paz que reinava no seu lar.

Quando lá chegou o padre veio sorrindo lhe encontrar. E quando Maria lhe deu um comovente depoimento sobre o milagre que havia alcançado, admirado, o pároco simplesmente lhe respondeu:

Maria, não foi milagre, não! Eu apenas enchi uma vasilha com água da torneira!

— Mas Padre, não foi milagre de São Bartolomeu?

— Não Maria!... São Bartolomeu foi apenas o nome de um santo que me veio na cabeça naquela hora.

Diz o ditado que “quando um não quer dois não brigam”. Por isso que “a melhor resposta é aquela que não se dá”, como escrevemos no início.

O silêncio é o poder divino atuando. Pois, diante da ofensa, o eco do silêncio ressoa no imo do ofensor envolvendo-o com um magistral encanto de paz, que o faz refletir e adotar um comportamento melhor.

Uma pessoa então que fica quieta para evitar o conflito não é uma pessoa fácil de ser enganada, não! E não é uma pessoa “boba”, “mole”, “aparvalhada”, “idiota”, “tola” “trouxa”, “ingênua”, “pamonha”, como muitos a rotulam. Ao contrário, porém, muitas vezes é sábia, sentimental, cheia de amor no coração e muito corajosa; visto entender que de sua atitude naquele momento depende a transformação do seu companheiro (ou companheira!), para que o ambiente do lar seja de vibrações elevadas, saudáveis, alegres, de amor, de paz e felicidade. Enfim, um ambiente familiar propício à educação dos filhos.

Você duvida desta lição? Pois se cale diante de uma afronta, aguarde e confira o resultado!...

“O homem leva dois anos para aprender a falar... e o resto da vida para aprender a permanecer em silêncio”.


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

CHAMADO DE “ANO BOM”

Um chamado que vem para unir nossas forças para o Bem Comum!


Há uma mensagem recebida em 23/11/1990, por Fatma Soyoglu, Professora de Matemática, que consta das páginas 736 e 737 de O Livro do Conhecimento, que é bem interessante! Com a devida vênia, rearranjamos o texto, fizemos comentários em itálico (I), o qual tem o seguinte título:

Chamado de Ano Novo. 

— Olá irmãos terrestres!... Estão preparados para nos dar alguns minutos? Desejamos ser elevados com vocês. Desejamos fazê-los como nós. O que ainda estão esperando?

Percebe-se tratar de uma Mensagem de Extraterrestres... E que existem Sim! Segundo Jesus, são Espíritos de outras moradas de Nosso Pai. Até alguns Ufólogos já falam no aparecimento deles na Terra, de acordo com as Revelações do Apocalipse.

A Mensagem continua assim:

Podem ter dúvidas e incertezas. Guiaremos vocês em direção às pesquisas, guiaremos vocês para a evolução. Mas por que têm dúvidas sobre os Conhecimentos?

Muitos Conhecimentos necessários para vocês foram dados. Por que ainda não acreditam? Podem ter dúvidas e incertezas. Elas guiarão vocês em direção às pesquisas, guiarão vocês para a evolução. Mas por que têm dúvidas sobre os Conhecimentos?

Acreditamos e confiamos em vocês, então, por que não acreditam em nós (pelo menos uma vez)?

Avante amigos, formaremos um novelo de Amor Mão em Mão, Olho no Olho. O Poder nasce da União, vocês sabem! Vamos nos tornar Poderosos. Vamos fazer nossa voz ser ouvida. Vamos providenciar o aumento das Consciências.

Este tempo é o Tempo do Amor; não do Desamor. Agora é o Tempo para trabalhar, unificar, tomar consciência; não de pensar, esperar...

Estão preparados para a Guerra Mão em Mão, Ombro a Ombro? Estão preparados para transformar todos os tipos de Guerra em Paz? Preparados para a Assinatura da Amizade, de Irmandade, em Todos os Universos?

Por falar em Guerra, ouça o conselho do Baiano Zé do Coco, Espírito que pede que a gente “Trabalhe contra a Guerra Íntima”. Ou seja: que cada um trabalhe dentro de si para expelir a “Guerra Interior”; a Guerra que está dentro do ser humano, que são: as Revoltas, as Angústias, as Tristezas...

Avante então, vamos Semear as boas Sementes: vamos Amadurecer aquelas que Verdejaram; e Vamos preparar para a Colheita aquelas que Amadureceram.

Vamos deixar de lado a discriminação da linguagem, da religião, da raça. Vamos gritar “ESTAMOS PREPARADOS” para a Competição de Humanidade, para as Olimpíadas de Amor e de Amizade.

Amados Amigos, vamos avançar em direção à Paz Olho no Olho, Mão em Mão. Avante, vamos florescer as flores de Amor, deixar que as Sementes de Irmandade sejam Semeadas, que as Consciências Morais sejam aliviadas e não deixar os irmãos destruírem os irmãos!...

Vamos estabelecer um Trono no caminho da Irmandade mais enaltecida, na maior totalidade, na intemporalidade na qual os tempos deixam de existir, na Imortalidade.

Com músicas de Amor, com chamados de Amizade, com a União de Coração Genuíno Mão em Mão, Ombro a Ombro vamos abraçar todas as associações, todos os grupos e sem esperar nada vamos nos unificar. Vamos nos unificar com tolerância, com nossos intelectos, com nossas lógicas, com nossos conscientes. Vamos responder da Terra dos Amorosos o chamado do Amor, Amizade, Paz... Vamos alargar nosso teto para que o mal não entre em nossas casas. Vamos nos encher com Amor para que o Desamor não nos sufoque.

Avante juntos, vamos chamar o mundo todo para o Teto... Para a Luz!

Irmãos, vamos nos enaltecer pelo Amor! Vamos nos unificar pelo respeito. Vamos nos tornar um único corpo e uma única voz. Vamos servir ao universo pela união.

O chamado vem de nós irmãos, a aceitação é de vocês. Nossos portões estão abertos. Nosso convento é o Convento dos Amorosos. Vocês estão sendo esperados...

Muito Amor, muito Respeito de nós; a um passo na Irmandade de vocês.

_____________________

No ano de 2028 acontecerá o 1º Encontro Oficial com Civilizações Extraterrestes, segundo Chico Xavier / Geraldo Lemos Neto. 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

A MELHOR NOTÍCIA

 “Um Natal Feliz e Abençoado é o que lhes desejo! Boas Festas!”.


Véspera de Natal. Povo na rua. Comércio “bombando”. Vendas em alta. Empreendedores eufóricos pelos negócios bem sucedidos. Alegria geral... Foi nesse clima natalino que um conhecido Comerciante da cidade, depois do sucesso de mais um dia de trabalho, dirigiu-se ao estacionamento de sua loja para pegar o carro. Nesse momento aproximou-se dele uma mulher de aparência sofrida e triste, que após cumprimentá-lo, disse:

— O meu filhinho está às portas da morte e eu preciso socorrê-lo, mas não tenho dinheiro para pagar as despesas do hospital. O senhor pode me ajudar?

O Comerciante sentindo o Espírito de Natal que imperava, sem titubear, pegou a pasta de sua renda diária e deu-lhe uma boa contribuição em dinheiro, consolando-a ao se despedir:

— Que Deus lhe abençoe! Que tudo corra bem para sua família!...

Um dia depois, numa reunião da Associação Comercial, ele comentou com os colegas o episódio daquele fim de tarde. E um deles lhe perguntou:

— A mulher com quem você conversou e ajudou era loira, pequena e magra, com uma cicatriz no rosto?

— Sim. Com certeza...

— Você então foi trapaceado. – Essa mulher é uma vigarista e vive contando a mesma história a todos os comerciantes da cidade.

Surpreendido, ele perguntou:

— Então, não existe nenhuma criança às portas da morte?

— Claro que não!... kkkkkkkk...

O Comerciante rindo e tranquilo, olhando para todos levantou as mãos ao céu e deu Graças a Deus, dizendo:

— Essa é A MELHOR NOTÍCIA que eu poderia ter recebido nesta semana do Natal! Vocês não imaginam, mas ela me tirou um enorme peso da consciência!... Gratidão!...

Este fato narrado provoca alguns questionamentos, que precisam ser elucidados. Por que o Comerciante considerou aquela informação como sendo a sua Melhor Notícia? E por que lhe tirou um peso da Consciência? Por que ele Agradeceu a Deus? E qual é, enfim, a Moral dessa história?...

O que você acha?...

Eu penso assim: O Comerciante teve uma semana de bons lucros. E ajudou financeiramente a mulher... Mas ele poderia ter feito muito mais... Era véspera de Natal, um momento para se meditar sobre Jesus – o Filho de Deus que nasceu para pregar o Amor ao Próximo e a Caridade. O Comerciante poderia dar um pouco mais de atenção àquela pobre coitada, doando um pouco mais do seu tempo para confortá-la, o que seria um bálsamo para suas Dores da Alma... O tempo que se doa em benefício de alguém não há dinheiro que pague!... Como disse o Apóstolo Paulo numa de suas epístolas: “se não tiver caridade, nada sou. — E, ainda que distribuísse todos os meus bens para alimentar os pobres e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria”. (I Coríntios 13,2 e 3).

Caridade é, pois, bem mais do que Dar Esmolas!... Visto que mesmo sendo uma boa grana, pode servir apenas de humilhação para a pedinte, que se sente marginalizada pela sociedade. Pois o dinheiro logo acaba e o flagelo dela continua! E vai ter que voltar a sua velha prática vexatória de mentiras para conseguir algo para sua sustentação.

A verdadeira Caridade, contudo, é um exercício de paciência com os problemas do próximo; de disposição para auxiliar sem nunca se orgulhar disso, sem se azedar, se queixar e nem se agastar com as deficiências de quem, humilhada e envergonhada, às vezes precisa, se rebaixar ainda mais, mentindo para sobreviver...

Caridade não suspeita mal e a ninguém desdenha... E nunca se alegra com injustiças sofridas por quem quer que seja!... O Comerciante entendeu o drama daquela mulher e a perdoou antes mesmo de qualquer coisa. Daí a notícia do filho dela não estar às portas da morte, ter sido para ele um grande alívio! Dando Graças a Deus!...

.Moral da história:

Diante da igualdade de todos perante o Criador, o princípio da liberdade de consciência, que respeita os Direitos do Próximo e lhe estende as mãos, nos assevera que: Fora da verdadeira Caridade não há Salvação!


sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

TAREFAS DO BEM

 

Amor, compreensão, respeito e perdão, dentro outras, são Tarefas do Bem.


Na Feira do Livro Espírita de Itararé SP eu ganhei dois livros psicografados pelo Chico Xavier. Um deles – “A Vida Conta” –, de Maria Dolores, é um livro de poesias, que relata uma ocorrência na Casa do Caminho, em Jerusalém, que albergava um montão de pessoas em prova.

Gostei do texto! E resolvi divulgá-lo em prosa, assim, como segue:

Simão Pedro, suando, tentava descansar... Mas, um irmão apressado veio e disse-lhe, com voz tremente:

— Irmão Pedro, chegou à nossa porta um velhinho em feridas... Geme e grita com dores incontidas. O senhor o conhece. É o rabino Joaz, antigo fazedor de nossas leis.

Pedro aprumou-se e, como quem se arrojava a intenso asco, respondeu:

— Joaz, filho de Aquim, o temível carrasco, que odeia o mundo Galileu?

Em seguida indagou do emissário:

— Você não conhece a trama do Calvário? Pois não sabe pelos textos em que estuda, que ele foi um dos vários matadores, que aconselharam Judas a complicar o Mestre Inesquecível?

E dando um murro à mesa, ajuntou:

— É impossível!... Aqui não entrará semelhante traidor... Que ele sofra, por lei da Natureza, remorso e enfermidade, entre gritos de dor!... Cumpro o que penso e falo; eu mesmo irei à porta, a fim de despachá-lo...

Pedro, mostrando na expressão a alma agitada, caminha para a entrada, mas, quase rente à porta, um homem cravou nele o olhar calmo e profundo... O apóstolo excitado o reconheceria fosse onde fosse... Era Jesus, o Mestre Nazareno...

Simão atarantado, em pranto de alegria, perguntou:

— A que vem Senhor? Ordene o que for de seu agrado...

— Compreendo Simão, a repulsa que sente, pois não pôde esquecer ainda as horas de agonia dos nossos dias diferentes... Mas escute: é preciso abrandar o coração... Olvidar toda ofensa é prosseguir em paz. Venho lhe pedir por Joaz. Ele já não é mais o duro algoz de outrora, mas um pobre penitente que se escora nas chagas que carrega; um enfermo infeliz de alma cansada e cega, que a si mesmo se acusa e se maldiz... Recorde-se da nossa fala de outras vezes, se Joaz lhe feriu a alma fraterna e boa, Pedro, escuta! Perdoa setenta vezes sete vezes... Lembre-se do Infinito Amor de Nosso Pai... E vai... Cada qual pagará pelas culpas que tem na justiça que vela sem cessar, pois quanto a nós cabe sempre a Tarefa do Bem: aprender e servir, compreender e amar... Auxilia-me, enfim, e faça o bem a Joaz, qual o faz por mim!...

Dissolveu-se na sombra a figura divina; o apóstolo chorou, tocado de amargura... Depois, apressado ganhou a porta. Um homem seminu jazia esfarrapado, estirado na pedra à sua frente. O antigo pescador contemplou o doente e inquiriu sobre ele ao tristonho rapaz, que se punha a assisti-lo.

— Amigo este é Joaz – esclareceu o moço. – Que pede proteção ao teto deste asilo. Está mudo, febrento, desprezado... Por Deus, receba-o aqui por tutelado e amigo. Ele é o rabino de outrora que hoje não passa de um triste mendigo...

Transformado, Simão alçou Joaz ao nível de seu próprio coração. Depois falou ao seu interlocutor:

— Ide em paz. Deixe Joaz conosco, é nosso irmão. Ele pertence agora ao nosso amor, tal qual se fez e tal qual se apresenta...

E, enquanto o jovem sai, Pedro acrescenta em voz tranquila e atenta:

— Ele será mais nosso nesta casa... Que esta casa é de Deus!...

TÓPICOS IDENTIFICADOS, que ressaltam destes ensinamentos do Mestre Nazareno.

1.  Coloca em prática a Caridade e o Perdão, que era aquilo que Ele exaustivamente ensinava;

2. Quando ordena “amar vossos inimigos” – como é o caso de Joaz! –, lembra o Infinito Amor de Nosso Pai que a todos trata como filhos – Centelhas Divinas de sua criação. Pois, assim, todos somos irmãos!...;

3. Mostra que o Mal não passa de um instrumento do Bem!... Pois cada um pagará pelas suas culpas, conforme a Lei de Causa e Efeito;

4. Confirma que somos Eternos; que o Espírito evolui incessantemente; e que a Reforma Íntima é fundamental!...

Faça as Tarefas do Bem e ganhe Paz de Espírito!...

sábado, 2 de dezembro de 2023

PERÍODO DE SINCERIDADE

 

“Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra!” (Mateus 5,5).


Nossa Casa Planetária está se desmoronando e, ao mesmo tempo já se reformula, marcando o fim de um tempo que se vai e começo de outro tempo que está chegando. E, então, vive cenas de transtornos indesejados... De rumores de guerra... De aumento de toda forma de iniquidades... Além de grandes catástrofes... Enfim, de situações extremamente críticas; de tantas nocividades, que provoca uma grande comoção avassaladora.

Estes incidentes negativos são vivenciados para que cada um possa ganhar uma Personalidade firme, para agir mais com o Coração, sem culpar ninguém; colocando em segundo plano seus próprios desejos...

Segundo o Livro do Conhecimento, “Todo seu Planeta foi colocado na Dimensão de Salvação”. Pois nossa Casa Planetária se encontra na véspera de um grande progresso. Está, pois, num processo de 300 anos de Transição, que começou em 1757 (segundo Chico Xavier). E agora, na sua reta final, a humanidade vive uma Preparação para os Dias Ensolarados das Verdades, que chegará com a Era de Regeneração.

Preparação esta, que se dá durante um Período de Sinceridade, no qual a Verdade começa a vir à tona... E que será alcançada pela Consciência que transcender a si mesma. E que diz com franqueza tudo o que sente, sem dissimulação, malícia ou disfarce.

Os degraus de Evolução estão sendo ascendidos pela humanidade, que está a um passo de conhecer a Verdade (Bandeira do Cristo), que será hasteada neste Planeta num grande pedestal, para que possa resplandecer por todos os quadrantes da nossa Via Láctea a Luz que Liberta!

Durante o viver na Sinceridade, toda a humanidade verterá o que tem dentro de si. Cada Um se apresentará ao mundo do jeito que é... Sem máscaras!...  “A Verdadeira Personalidade de cada um será exposta” com toda clareza, mostrando o caráter de cada pessoa; a sua individualidade; o que a distingue de outra pelos seus valores morais. Enfim, a atitude ou conduta única que representa aquela pessoa, e que a diferencia dos demais...

O tempo apocalíptico já bate às portas! Muitas revelações impactarão a Terra. A surpresa causará espanto a todos e medo terrível para muitos. Pois, o Mestre nos avisou:

“Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda”. (Apocalipse 22,11).

“Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme suas obras”. (Apocalipse 22, 13).

“Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!”. (Ap. 22,15).

Basta de despotismo! De ideologia perseguidora das nossas Liberdades; do Cristianismo; da Pátria e da Família...

O mundo está confuso! E isso caracteriza o Exame mais duro para a Humanidade realizar, sem se afogar no mar de suas próprias fraquezas. As escolhas são bastante difíceis e pesadas. Pois, obrigatoriamente, tudo o que foi Semeado está sendo Colhido!... 

Não se engane... O momento é de franqueza, lisura... De pessoas sérias, de Boa Fé, Leais, Coerentes, Verdadeiras, Livres e de bons costumes... É o fim da Hipocrisia, do Fingimento, de se passar pelo que não é... Para acabar com o Poder corrupto de dominação milenar...

Na hora da separação do Joio do Trigo, as pessoas verão tudo com seus próprios olhos! E é o seu mecanismo de Consciência Moral que lhe mostrará a Verdade! E ficarão por aqui todos que possuem um Coração Genuíno cheio de Amor... De Sinceridade... E que tenham a Verdade como Passaporte de Salvação!

Você é que decide! Permanecer na Terra ou ir viver em outras moradas de dor e expiação, onde haverá choro e ranger de dentes.

A Grande Corrida começou. Não é corrida de competição. A Meta é a sua Salvação! Sua vitória é o triunfo do Universo que torce por você.

Ninguém está sozinho. O esforço é Coletivo; pois a Serenidade a ser alcançada no Final, é o preço de bilhões de séculos.

sábado, 25 de novembro de 2023

A CIÊNCIA DA PAZ!

 

“A Paciência é o maior Exame da Humanidade” (Livro do Conhecimento).


Diante das atribulações que hoje a humanidade suporta, muitos estão a clamar: “Haja Paciência!”.

Dizem que a Paciência é a “Ciência da Paz”. Então, como se deve compreender a Paciência por este viés científico? Estava meditando sobre isso, quando encontrei um colega da área científica, e resolvi indagá-lo:

—Professor, como comprovar que a Paciência é a Ciência da Paz?

— Ah, não tem como! O termo “cientificamente comprovado” é uma aberração!...

— Como assim, professor?

— Prova é um conceito da matemática, quando você pode garantir as relações entre Causa e Efeito em 100% dos casos. Não existe “prova científica”; só existe prova matemática.

— Professor, é duro aceitar isso!

— A ciência, meu caro colega, só trabalha com evidências e estatísticas, nunca com certezas. E sempre foi assim. Desde a invenção o Método Científico nunca foi uma forma exata de proceder, como uma receita de bolo, por exemplo.

— Ah, mas como acreditar numa coisa que não é 100%?

— A história mostra que nenhum conceito é absoluto. Ciência, então, não é para se acreditar mesmo. São teorias, que não podem ser tomadas como irrefutáveis! Mas, para se observar as evidências, as estatísticas, e com isso usá-las nas tomadas de decisões.

— E qual é a probabilidade dessa decisão dar certo?

— Tudo são probabilidades! A tutela de científico pode ser bastante enganosa! Você não tem 100% de certeza; não tem garantia. Contudo, é graças ao Método Científico que temos computadores, satélites, medicamentos, vacinas e tantas outras coisas.

Depois de agradecer e me despedir do Professor fiquei ali “pensando com meus botões”, se a expressão “Ciência da Paz” não está mesmo correta..., para definir a Paciência. Pois as evidências disso são esmagadoras!...

Se a Ciência é Conhecimento exato e racional de determinada coisa, então a Paciência pode ser compreendida como um Modelo de Pensamento baseado no Conhecimento. Por exemplo, se um motorista dirige com o Conhecimento das Leis de Trânsito ele tem que ter Paciência e só fazer ultrapassagem quando for permitido. 

Todavia, Ter Conhecimento é uma coisa e Ter Consciência é outra. Ou seja, não basta só Conhecimento para não se “perder a paciência”. Precisa-se de valores morais, virtudes... Ou seja, que cada um transcenda a si mesmo para alcançar uma Consciência firmada na Verdade, para que possa suportar com autocontrole emocional, situações desagradáveis sem se exasperar.

O Ato de Paciência - que exige tolerância e também perseverança para concretizar seus objetivos –, é um instrumento do ser humano educado e humanizado; que é atento e cuidadoso em tudo o que faz; e que se coloca no lugar do outro, por Empatia, antes de se irritar. Pois é um Ato da Verdadeira Caridade – recomendada por Jesus –, que se apoia na prática do Perdão, que nos faz clemente, resignado, indulgente e respeitoso com o nosso próximo.

Se você está psicologicamente no ponto de explodir, nada de esbravejar... Nada de inquietação – que é perda de tempo!...  Pois, segundo André Luiz / Chico Xavier, “Em todo problema, a Serenidade é o teto da alma pedindo o serviço por solução”. A Serenidade vai lhe deixar pacificado, aquietando sua alma com os sentimentos divinos de Tranquilidade, Equilíbrio, Harmonia...

Mantenha-se Calmo!... Acredite em Deus e na sincronicidade do seu mecanismo supremo, porque não cai uma gota do orvalho sem que disso Ele não tenha Ciência. Pois conhece o fim de tudo desde o seu princípio.

Deus está no controle de tudo e sabe, antes de lhe pedir, daquilo que você precisa. Seja paciente, olhe para o alto, e sintonize uma frequência mais elevada, para sentir mais leve o fardo de suas dores e sofrimentos.  

A Paciência pode ser vista, assim, como PÃO DA AÇÃO DE GRAÇA... De GRATIDÃO pelas bênçãos que Deus envia diariamente aos seus eleitos, sem qualquer custo!...

Não se esqueça: Que o Poder que traz a Perfeição e o Amor é o mesmo que traz a Paciência!...

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

GUERRA E PAZ!

 

“Não importa os motivos da Guerra, a Paz ainda é mais importante que eles” (Cantor Roberto Carlos).


Segundo o livro “Não será em 2012” de Marlene Nobre e Geraldo Lemos Neto, FE Editora, baseado em revelações de Francisco Cândido Xavier, foi concedida ao Planeta Terra, por nosso Senhor Jesus Cristo, uma moratória de 50 anos, que se findou em julho de 2019:

“Ordenou Jesus, então, que seus emissários celestes se empenhassem mais diretamente na manutenção da paz entre os povos e as nações terrestres, com a finalidade de colaborar para que nós ingressássemos mais rapidamente na comunidade planetária do Sistema Solar, como um mundo mais regenerado, ao final desse período... Segundo a imposição do Cristo, as nações mais desenvolvidas e responsáveis da Terra deveriam aprender a se suportarem umas às outras, respeitando as diferenças entre si, abstendo-se de se lançarem a uma guerra de extermínio nuclear. A face da Terra deveria evitar a todo o custo a chamada III Guerra Mundial”.

Após essa Moratória, o Planeta vem respirando ares de atribulações. Pandemia, conflitos entre a Ucrânia e a Rússia e, agora, no Oriente Médio, com a possibilidade do envolvimento de mais países. Se isto acontecer, estaremos numa lamentável guerra.

Meditando sobre calamidades, me lembrei de dois fatos relacionados à guerra: O Exemplo de um Soldado; e outro sobre um Mural da Paz.

Emocionante é o Exemplo do Soldado, que para socorrer um companheiro de batalha, procurou seu comandante e fez o seguinte pedido:

— Senhor, meu amigo não voltou do campo de combate! Solicito permissão para buscá-lo.

— Permissão negada – replicou o Oficial. – Não quero que arrisque a sua vida por um homem que está morto, provavelmente...

Ignorando a proibição, o Soldado saiu e, uma hora mais tarde, regressou mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo.

O Oficial gritou furioso:

— Já tinha lhe dito que ele estava morto! Agora eu perdi dois combatentes! Diga-me: valeu a pena ir lá para trazer um cadáver?

O soldado, moribundo, respondeu:

— Claro que sim, Senhor! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e me disse: “Tinha certeza de que você viria”.

 Quanto ao outro fato, é cópia de um texto divulgando a Paz, em um muro de uma escola, na cidade de Cornélio Procópio PR. Há anos, de passagem por lá, não resisti e copiei esta seguinte mensagem, intitulada:

MURAL DA PAZ

 Havendo Paz em seu coração, haverá Paz em sua casa.

Havendo Paz em sua casa, haverá Paz na cidade.

Havendo Paz em sua cidade, haverá Paz no país.

Havendo Paz em cada país, haverá Paz no mundo inteiro.

O Capítulo XVIII, item 2, do Livro “A Gênese” de  Allan Kardec diz que “Tudo é harmonia na criação; tudo revela uma previdência que não se desmente nas menores coisas, nem nas maiores. Devemos, portanto, antes de mais nada, descartar qualquer ideia de arbitrariedade inconciliável com a sabedoria divina. Segundo, se nosso tempo é marcado para a realização de certas coisas, é porque elas têm sua razão de ser na marcha do conjunto”.

Em seguida, diz esse Livro, que nosso Planeta está sujeito a lei do progresso tanto fisicamente quanto moralmente. E que esse progresso acontece de maneira lenta, gradual e imperceptível; ou por bruscas mudanças, mas sempre em virtude de leis divinas, “tudo o que é efeito dessas leis é o resultado da vontade de Deus, não de uma vontade acidental e caprichosa, mas de uma vontade imutável. Portanto, quando a humanidade está madura para subir um degrau, podemos dizer que os tempos marcados por Deus chegaram”. “g. n.”.

Divaldo Franco, comentando sobre o conflito no Oriente Médio, fala que os Espíritos nos pedem para preservarmos à nossa PAZ. Haja Guerra, mantenhamos a Paz; Haja Ódio, preservemos o Amor; Façamos a Vingança através da Compaixão.

Um comercial criado por Washington Olivetto no início dos anos 2000 – que ganhou todos os prêmios da publicidade mundial – diz ao final que:

“Paz é um produto interessante, porque quanto mais você usa mais você tem”.

sábado, 11 de novembro de 2023

BUSQUEMOS A PAZ!...

 

“Não existe um Caminho para a Paz, a Paz é o Caminho” (Gandhi).


As Guerras tem sido constantes. Será que o mundo teve um só dia de completa Paz?

Dá um total de mais de 280 guerras desde o ano de 1.480. E um dos episódios mais bárbaros registrado pelas lentes do exército norte-americano é o de uma coluna maciça de fogo e fumaça, desenhada no ar em forma de um imenso cogumelo. Um bombardeio com Bomba Atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, em 06 de agosto de 1945, e outro, três dias depois, sobre Nagasaki. O poder destrutivo da nova arma encerra a Guerra e desencadeia um novo tipo de temor internacional.

As perdas somaram ao final da II Guerra Mundial 60 milhões de pessoas. Nem por isso o mundo sossegou. Nas décadas seguintes, as duas maiores potências nucleares, EUA e URSS, usam a ameaça de seus arsenais para dividir o poder político no planeta. É a “Guerra Fria”, entre os blocos: comunista e não comunista.

Três fatos ocorridos em 1989 marcaram pela repetição constante nas nossas telinhas da TV. Na China, contra a repressão, na Praça da Paz Celestial, um homem desarmado mantém-se parado, em avenida no centro de Pequim, e barra o curso de um comboio de 18 tanques. Na Alemanha, cai o Muro da Vergonha, que marcou o fim de um pseudoparaíso socialista na Terra, inaugurado com a Revolução Russa. O mercado venceu! O mundo mudou! Nem por isso tornou-se um lugar melhor para viver!

A competição entre as grandes potências têm deixado claro que uma nova Guerra de caráter internacional será um verdadeiro suicídio. Pois, só nos almoxarifados de 17 países há Ogivas Atômicas suficientes para varrer a vida do planeta por 34 vezes consecutivas. Acrescentando-se a isso a “Guerra Química” e a “Guerra Biológica” conclui-se que a ameaça à extinção da espécie humana continua presente!

George W. Bush, quando presidente dos EUA, tinha uma firme disposição de invadir o Iraque. Mas essa nova Guerra que poderia ser um segundo holocausto, terminou com a derrota do Iraque!

Mas, no início de 2014 vivemos uma mesma preocupação com uma possível declaração de guerra da Rússia à Ucrânia, a qual poderia ser extensiva também aos Estados Unidos e ao Reino Unido, que são fiadores da soberania ucraniana.

Após oito anos dessas preocupações, a Guerra na Ucrânia teve início em fevereiro de 2022. As tensões entre Rússia e Ucrânia cresceram devido à aproximação do governo de Zelensky (da Ucrânia) com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), pois o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tinha receio de que essa aproximação ameaçasse a integridade territorial de seu país. Por isso, no dia 24 de fevereiro desse ano, o presidente russo enviou suas tropas à Ucrânia. Instalou-se então uma grave crise humanitária e de refugiados que, além de atingir os países envolvidos no conflito, ainda traz consequências para a Europa e para o mundo.

Nem terminou essa guerra e já vivemos outra no Oriente Médio, entre Israel e o Hamas, que se arrasta há décadas.   O atual conflito teve início no dia 07 / Outubro / 2023, quando o grupo radical islâmico do Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel, e que pode envolver outras nações.

Nossa grande esperança é que uma nova filosofia de vida, fundamentada no AMOR, invada as administrações governamentais do planeta e auxiliem a humanidade a caminhar para a Paz Total. Porque é preciso – diz a palavra celestial –, abandonar o mal “para que te não suceda coisa pior”.

Então, Busquemos a Paz para que os avanços científicos de uma ERA NOVA cheguem com a gloriosa fase de espiritualização e beleza a que o nosso planeta está destinado.

“Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor” – recomenda uma das mensagens de PAZ da Pastoral da Criança.

Que possamos em comum-união (comunhão!) reagir sempre contra a Guerra, acreditando que um dia haverá paz no planeta. E, quando esse dia chegar, com certeza a humanidade terá chegado ao paraíso que todos buscamos.

sábado, 4 de novembro de 2023

FAMOSOS QUE JÁ PARTIRAM

“Não viva um só dia sem ter a certeza da sua Salvação”.


Dia de Finados. Fui ao cemitério, e chegando lá encontrei um grande amigo, irmão de Fé. Começamos a comentar sobre a vida após a morte. Lembramo-nos, então, dos seguintes ensinamentos preciosos de Jesus.

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão”. (Mateus 23,27).

“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”. (João 6,47)

 “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte”. (João 8,51).

Conversa vai, conversa vem, e ele me disse com muita convicção:

— Meu irmão! Verdadeiramente estamos aqui só de passagem.

— Não tenho a menor dúvida disso! – disse-lhe. – Até já escrevi uma crônica sobre isso.

— Já li. Mas você precisa ver um vídeo impressionante, falando sobre isso, e que circula pela internet!

— Ah!... Então vou pesquisar.

— O Vídeo traz na abertura a imagem da cantora Marília Mendonça, que perdeu a vida, aos 26 anos, em um acidente de avião. Você se lembra?

— Sim! Ela morreu, se não me engano, há uns dois anos...

— Mas, não precisa pesquisar, não! Vou lhe enviar pelo Whatsapp. Tá bom!

Abri o celular e lá estava. Se você ainda não viu, veja aqui a mensagem a seguir, que eu acabei de transcrever do vídeo, após ver imagens de alguns famosos que já partiram: Cristiano Araújo, Gabriel Diniz; Gugu; Marcelo Rezende; Ricardo Boechat; Paulo Henrique Amorim; Hebe Camargo; Clodovil; Agnaldo Timóteo; Wando; Ayrton Senna; Os Mamonas; João Paulo; Leandro, Chico Anísio; Tim Maia; Cazuza; Mussum; Zacarias...

Já parou para pensar, que todas estas pessoas já partiram deste mundo! Nenhuma delas está mais no nosso meio. Viveram, trabalharam, correram atrás dos seus sonhos, foram felizes, porém, tudo se foi. E você aí pensando apenas nas coisas desta vida, como se nunca fosse acabar. Que loucura!...

Assim como essas imagens, daqui cem anos ninguém que assiste a este vídeo estará vivo. Somos apenas mais uma geração de tantas que já passaram por este planeta.

Em média a cada ano falecem 56 milhões de seres humanos. Muitas destas mortes ocorrerão longe, outras ocorrerão entre nós.

Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil! Na verdade, todo homem por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Salmos 39, 4 e 5).

A vida é uma chama frágil. A qualquer momento, sem aviso prévio, pode-se apagar. Mesmo que o homem chegue aos cem longos anos, isso é nada!... Longa mesmo é a Eternidade, pois lá não se contam os dias, meses ou anos. A vida na Eternidade jamais terá fim, mas é essa Eternidade que o ser humano mais ignora e vive a vida como se fosse só aqui.

Uma coisa é certa!... Todos os que partiram passaram para a Eternidade, com Deus, ou longe dele.

Não vale a pena gastar o breve tempo que temos aqui nesta Terra com aquilo que é momentâneo e passageiro. Tudo passa e se acaba numa velocidade assustadora!...

Vemos as pessoas na corrida pelo corpo perfeito, nas propostas de enriquecimento rápido, tudo para depois ostentarem em suas redes sociais. Mas, quando a morte chegar – e vai chegar! – o que valerá tudo isto?

O único bem que você levará desta vida é a sua Alma. Quem investe no futuro da sua Alma tem mais prazer no que lhe aguarda, do que nas coisas insignificantes deste mundo! Imagine passar a Eternidade com Deus, num lugar sem dor, nem lágrimas, nem lembranças do passado. Agora, vocês já imaginaram o que é passar a Eternidade longe Dele? Num lugar onde só há choro e ranger de dentes!...

Valorize mais o que é terno, não o que é terreno. Tenha convicção sobre o destino da sua Alma na Eternidade. Não viva um só dia sem ter certeza da sua Salvação. Faça isso agora, porque sua vida está passando...

“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna...”. (João 6,27). 

sábado, 28 de outubro de 2023

SOMENTE DE PASSAGEM!...

 

“Há muitas moradas na casa de meu Pai” (Jesus).


Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo–Egito, com a finalidade de visitar um famoso sábio. O turista se surpreendeu ao ver que o sábio vivia em um quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobiliário eram uma cama, uma mesa e um banco.

— Onde estão seus móveis? – perguntou o turista.

E o sábio, rapidamente, respondeu ao turista com outra pergunta:

— E onde estão os seus...?

— Os meus? – surpreendeu-se o turista. – Mas eu estou aqui somente de passagem!

— E eu também! – concluiu o sábio.

Em todos os lugares do mundo, a morte parece ser um inimigo comum de todas as pessoas. Daí vem, talvez, as perguntas difíceis de responder, tais como: há vida após a morte? Será que voltaremos a ver nossos entes queridos?

Sabemos que a casa do Pai é o Universo. E que as muitas moradas são os mundos que circulam no espaço infinito. Esses diversos mundos estão em condições muito diferentes uns dos outros quanto ao desenvolvimento de seus habitantes. Como o progresso é uma das Leis da Natureza, a Terra, seguindo esse princípio tem progredido material e moralmente e, certamente, atingirá um grau mais avançado na sua evolução.

A Humanidade também está sujeita a essa mesma Lei de progresso. E assim, progridem paralelamente o homem, os animais e os vegetais, pois nada fica estacionário na Natureza.

Portanto, há vida sim após a morte!

Nascimento e Morte fazem parte de um Ciclo Natural da Vida, que leva o Espírito ao seu aperfeiçoamento. Tanto é assim que Jesus disse, em Mateus 6, 25: “Não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, como vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo mais que as vestes?...”. E, mais adiante, no versículo 34, Ele complementa dizendo: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: [...] A cada dia basta o seu cuidado”.

Quem já descobriu isso se dignifica e, livre dos entraves materiais, vai se elevando acima dos conflitos sociais, dos problemas comuns do cotidiano, da dor e do sofrimento, até alcançar a felicidade plena no Reino de Deus.

Que maravilhosa é esta ideia! E digna do Grande Arquiteto do Universo! O Corpo é Perecível, mas o Espírito é Eterno! Assim, pois, a Vida na Terra é, consequentemente, temporária...

Então, sem a menor dúvida, voltaremos sim a ver e conviver com nossos entes queridos!

A vida termina no túmulo só para aquele que busca o seu tesouro nas coisas materiais. Todavia, para quem acredita na Eternidade, a vida na Terra é apenas uma escala passageira rumo às dimensões de frequências mais elevadas.

Lembre-se, então, que A MORTE NÃO É O FIM. Pois, você é um Espírito Imortal, e traz consigo toda a sua bagagem milenar. E, por isso, afirmamos que estamos aqui Somente de Passagem.

Você já parou para pensar que um dia poderá ser cremado ou enterrado? Para servir de alimento aos vermes... Já conseguiu entrever, que quando isso acontecer, outros estarão assumindo tudo o que era seu: terras, casa, carro, comércio, emprego, serviços, etc.

Já imaginou que pouco tempo depois disso, nossos descendentes quase nada saberão de nós: o que fizemos de importante; os amigos que tivemos; os lugares onde frequentamos; os negócios que realizamos; etc. Enfim, as próximas gerações não saberão sequer se fomos alguém!... E mesmo que venham saber, nem se lembrarão de nós. Ou seremos lembrados apenas por alguns anos... Depois viramos retrato jogado no fundo de uma gaveta de alguém.

Alguns, pelos seus feitos, talvez virem nome de rua, caso contrário, caem em completo esquecimento.  Por isso, viva como se fosse ficar aqui eternamente e não se esqueça de ser feliz.

Diz Fernando Pessoa que: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas sim na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

 Você pode ser feliz hoje... E viver feliz cada dia... É uma decisão.

 “A Felicidade está em deixar Deus controlar o seu futuro”.

sábado, 21 de outubro de 2023

A FERRUGEM DO PENSAMENTO

 

A força do pensamento constrói a sua realidade.


Segundo o Evangelho de João, capítulo 10, versos 30 a 38, Jesus disse:

EU e o PAI somos UM.

Os judeus, ouvindo isso, pegaram em pedras para apedrejá-lo. Então, Jesus lhes perguntou:

— Tenho-lhes mostrado muitas obras boas (que fiz) por virtude de meu PAI. Por qual dessas obras me apedrejam?

— Não é por causa de nenhuma obra boa que queremos apedrejá-lo – responderam-lhe os judeus –, mas por uma blasfêmia, porque você sendo Homem, se mostra como se fosse Deus. 

Replicou-lhes Jesus:

— Não está escrito na Lei (Salmo 81,6): “Eu disse: Vós sois deuses?”. Se a Lei chama deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida e a Escritura não pode ser anulada, como vocês acusam de blasfemo aquele que o PAI santificou e enviou ao mundo? Por eu ter dito que sou o Filho de Deus? Se eu não faço as obras de meu PAI, vocês não creem em mim. Mas se eu as faço, quando não quiserem crer em mim, creiam nas minhas obras, para que saibam e reconheçam que o PAI está presente em MIM, e EU no PAI.

Jesus dizia ser, então, ao mesmo tempo “O Filho do Homem” e “O Filho de Deus”. Porque biologicamente Ele era Filho do Homem, mas espiritualmente era Filho de Deus. Vendo só o seu corpo biológico os judeus sabiam que Ele era filho de Maria e José; mas o Espírito de Jesus era uma Partícula Divina, uma parte de Deus, quando, segundo as Escrituras, afirmou: “Eu e o Pai somos Um”.

Quando Jesus diz “sois deuses” está afirmando que viemos de Deus. Que somos Partículas Divinas, da mesma Essência do Criador!  Portanto, ao mesmo tempo somos um Ser Humano (Filho do Homem) e um Ser Divino (Filho de Deus).

Como Ser Divino é que nós somos todos irmãos! E eternos!... Destinados a crescer e evoluir em busca da perfeição.

Cada um de nós, quando evolui, constrói a si mesmo e cria a sua própria Realidade pelo Pensamento. Mas o que é o Pensamento? É um Fóton de Luz! Uma energia, invisível, intermitente (não contínuo) e ilimitado, chamado de Antimatéria – Energia além da Matéria, isto é, além da fronteira da Existência Física, porque não pode ser visto pelo olho, segurado pela mão...

Segundo a ciência, Pensamento é energia que vibra em forma de ondas eletromagnéticas, que emitidas vão buscar, por sintonia, outras de igual intensidade e tamanho.

O Humano é um Gerador Divinal, que tem um Potencial de Pensamento muito grande. E que na sua evolução pode ter: Pensamentos Benéficos, que atrai Benefício; e Pensamentos Nocivos, que atrai Nocividade. 

Se a engrenagem do Pensamento não estiver bem “azeitada”, somos como um carro sem manutenção que não funciona... O mesmo acontece se a gente não se cuidar. Os Pensamentos se Enferrujam... A frequência vibratória cai, e o Medo toma conta da gente, devido aos Julgamentos equivocados; Condicionamentos errados; Paixões; Incertezas; Mágoas; Vícios; etc.

Nosso Poder Mental fica embotado de microrganismos espirituais (larvas, miasmas, vibriões, bactérias, bacilos, fungos, etc.) facilitando a entrada de Dardos Mentais Negativos de Ciúmes, Inveja, Vaidade, Soberba, Vingança, etc. E isso tudo tanto adoece o corpo como a alma, gerando perturbação, indignação, revolta... E a vida vira um Inferno! Nada mais dá certo!...

A condição inicial para se livrar dessa Ferrugem do Pensamento foi ensinada pelo Cristo: ORAI E VIGIAI.

Orar para manifestar Gratidão por tudo (pelo emprego, pelo alimento e por coisas que ainda não aconteceram), olhando para a sua vida e percebendo que você é muito importante para a sua Família, para as pessoas que o rodeiam e, principalmente para Deus, Nosso Pai.

Vigiar é você criar para si uma Egrégora de atitudes positivas de elevada vibração para servir de broquel contra todo tipo de ferrugens da alma. Acreditando sempre que um mundo melhor é possível.

Saiba que tudo acontece primeiro no Pensamento e depois no mundo físico. Você é o que você atrai!

E Saiba também, que “Tudo o que pedires a Deus, Deus te concederá”. (João 11,22).