Aquecendo a Vida

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sábado, 15 de outubro de 2022

O PERIGO DA INSTRUÇÃO!

 

“Instrução se aprende na escola e educação vem do berço” (Ditado Popular).


Anualmente em nosso país são comemorados o Dia das Crianças no dia 12 de Outubro e o Dia do Professor no dia 15 de Outubro. Nessa oportunidade, as homenagens aos professores são de reconhecimento pelo trabalho que realizam, praticamente no anonimato, principalmente na formação de nossas crianças, adolescentes e jovens. Os profissionais da educação possuem um papel fundamental na educação, na formação e na capacitação de pessoas e profissionais de todo o nosso país.

 

Nada mais oportuno neste momento então do que uma reflexão sobre temas relacionados ao processo ensino-aprendizagem. E, dentre eles, eu considero fundamental saber a diferença entre Instrução e Educação.

Antes, porém, é de bom alvitre, conhecermos um pouco da história do ensino em nosso país.

A Instrução Pública surgiu desde o Brasil Colônia, passando por todo o Império até a Proclamação da República, quando foi criado no país o Ministério da Instrução Pública.

Em dezembro de 1930 foi criado o Ministério da Educação e Saúde. E em setembro de 1954 essa denominação foi alterada para Ministério da Educação e Cultura (MEC).  

Em março de 1885, foi desmembrado o MEC em dois Ministérios: o da Educação e da Cultura. Em 1992, uma lei federal transformou o MEC no Ministério da Educação e do Desporto. Só a partir de 1995 o MEC passou a ser responsável apenas pela área da educação.

Pela história se vê que houve uma conceituação dicotômica no processo de ensino-aprendizagem do povo brasileiro.

Afinal, é Instrução ou Educação?

Diz A. Cochin, que “A Instrução é mais especialmente a aprendizagem da ciência, a Educação é a aprendizagem da vida...”.

 

A Instrução é então a aquisição de conhecimentos científicos. É um tipo de adestramento, que mais se fundamenta no condicionamento e na memorização.

Já a Educação tem um sentido mais abrangente, pois tem um efeito moral.  E começa para as crianças antes mesmo da vida escolar, dentro dos lares... Seu alvo principal, além da incorporação na criança de valores e virtudes é desenvolver uma gama de potencialidades tais como: raciocínio, criatividade, participação, espírito de competição, cooperação, solidariedade, senso crítico, responsabilidade...

A Instrução forma o talento; a Educação, o caráter. A Instrução nos dá o conhecimento científico; a Educação nos dá a Sabedoria. A Instrução pode fazer do indivíduo mero objeto do processo ensino-aprendizagem; robô de um ensino mecanicista, sistematizado, que produz alunos ingênuos, alienados, reificados... A Educação é a chave do conhecimento de si mesmo. Por isso vai além da Instrução, pois visa o despertar do sentimento do Bem...

Lembre-se que há pessoas humildes com pouca instrução, mas bem educadas; enquanto outras com muita instrução, às vezes não têm nenhuma educação!...

Em suma: A Instrução enriquece a inteligência, enquanto que a Educação fortalece o coração.

Enquanto a Educação é muito mais complexa, direcionada à transformação da Humanidade, a Instrução visa situações mais específicas de treinamento. Por isso, quando se fala em Instrução se pensa, inclusive, no adestramento de animais.

Isso me faz lembrar a história ocorrida com uma das minhas cunhadas de Curitiba, exímia domadora de animais. Pensando ela na segurança de sua casa, depois de um longo adestramento dado à “Lésse” – sua cadela policial –, tinha orgulho do animal ser capaz de obedecer até certos comandos da sua voz. Bastava mandar, que a cachorra já obedecia!

Assaltantes, num certo dia, invadiram a sua casa gritando: “Deita todo mundo aí. É assalto! Quem se mexer, morre!...”.

Para surpresa da minha cunhada, a obediente cachorra foi a primeira a cumprir a ordem dos bandidos, deitando-se imediatamente e cobrindo a cabeça com as patas dianteiras! Que decepção!... Também não precisava a cachorra ter aprendido tão bem a lição!

Instrução na escola, assim, de jeito nenhum!... Pode ser um grande perigo!

Pense nisso!...

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