Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 22 de outubro de 2022

O FALSO MESTRE

 

“A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática” (Paulo Freire).


Um destes renomados mestres, que correm atrás da fama, após reunir seus seguidores, levantou-se, e disse:

— Escutem a voz de quem sabe.

Fez-se um silêncio tão grande, de se poder escutar um mosquito voando!

— Irmãos, vocês não devem se relacionar com a mulher de outro... Nunca! Vocês jamais devem beber álcool e tão pouco comer carne!

Contrariado, alguém lhe pergunta:

— Mas não era você que eu vi abraçado com a mulher do vizinho?

— Sim, era eu – disse o mestre.

E logo mais um lhe pergunta:

— Não era você que ontem à noite estava bebendo no bar?

— Sim! Esse era eu.

E outro ainda lhe interroga:

— Não era você que ontem estava comendo carne lá no mercado?

— Exatamente! – Era eu sim.

Então todos se sentiram indignados e começaram a protestar.

— Por que pede a nós que façamos o que você mesmo não faz?

— Porque eu ensino, mas não pratico!... – respondeu o falso mestre.

Diz um Provérbio bíblico (3,13): “Feliz do homem que encontrou a sabedoria”. Pois para ser feliz não basta ter conhecimento; mas é preciso ir além da simples instrução, do conhecer só por conhecer. Se você ensina e não pratica o que ensina..., você detém o Conhecimento, mas não a Sabedoria.

Teoria é conhecimento; a prática é sabedoria. Ninguém obtém Sabedoria sem uma reflexão sobre sua Prática! Somente a Teoria (Conhecimento) com a Prática constante, ininterrupta, proporcionará uma experiência interna, que lhe sustentará, (como um rochedo!), na construção de uma vida melhor.

A experiência resultante da Prática faz você reformular a sua Teoria (Ideia), a qual, por sua vez o levará a uma Prática mais aperfeiçoada. Assim, sucessivamente... Até chegar, em sua última instância, na plenitude do Saber.

A Luz do Saber é o resultado dessa conexão (Teoria / Prática), que aderida às pessoas, vai impregnando-lhe os sentidos para reinterpretar os fatos, e dar-lhes um novo significado. Depois disso, a pessoa já não é a mesma! É uma nova criatura, com outro entendimento. Pois cria dentro de si uma atitude e uma atmosfera mental permanente de total transformação pelo “agir que segue o ser”, para vencer o velho EGO, e renascer com um novo EU Espiritual, pronto para servir o seu próximo.

Esse é o processo do Nascer de Novo, que ocorre sistematicamente... Mas não isoladamente! Pois depende da interação da pessoa consigo mesma, com Deus e com o próximo. E é nesse processo de evolução da humanidade que o Conhecimento se efetiva e se transmuta em Sabedoria – o saber fazer de maneira genuína.

A partir daí, pode-se definir a Sabedoria, como a capacidade de:

a)   Fazer reflexões sobre o mundo para entender a sua existência;

b)   Enfrentar dificuldades, cientes de como dar-lhes a melhor solução;

c)     Auxiliar as pessoas para terem uma vida melhor.

A Questão 905 do Livro dos Espíritos diz que: “A Moral sem as ações é como a semente sem o trabalho”.  “Esses homens são mais culpados, pois tiveram inteligência para compreender. Ao deixarem de praticar as máximas que ensinaram aos outros, renunciaram a colher-lhe os frutos”.

Só quando Teoria e Prática se unem em sua plenitude, há coerência entre o que se pensa; o que se fala; e o que se faz... E este é o momento propício para que as boas atitudes sejam traduzidas em atos de Amor.

Se Jesus garantiu que “nenhuma de suas Ovelhas se perderá”, é porque sabia que para as Almas Desgarradas; não existe Erro, mas apenas Aprendizado! Os próprios Erros servem para ressaltar a Verdade. E a Verdade nos liberta do Erro. Experiência então é o nome dos Erros que cometemos! Pois, um dia todos os filhos de Deus tornar-se-ão perfeitos!

Essa Práxis – ação e reação constante entre o que se Ensina e se Pratica – é que leva ao aperfeiçoamento humano. E como a perfeição não se dá numa única existência, ela somente ocorrerá numa multiplicidade de existências. Num “Vaivém” de Idas e Vindas pela eternidade afora, entre a Terra e as muitas moradas do nosso Pai Celestial.

4 comentários: