Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 4 de maio de 2019

CONCORRENTES


“Concorrência faz com que o acomodado acorde” (James Oliveira).


Pensando no feriado nacional do Dia do Trabalho, resolvi homenagear os empreendedores (de micros, pequenas, médias e grandes empresas) – aqueles que proporcionam emprego a um considerável número de trabalhadores.
O tema para esta homenagem é sobre a concorrência, que ao contrário do que se parece, não pode ser depreciada e muito menos desprezada. Pensando nisso procuramos saber quem é o Concorrente.
 Concorrente é aquela pessoa ou aquela empresa que compete com outra – de bens iguais ou semelhantes –, pela preferência dos clientes.
Essa competição acaba sempre em rivalidade. A rivalidade é saudável, porém se exagerada pode gerar uma disputa acirrada com sérias conseqüências. E, se levada ao seu extremo essa disputa, então pode provocar ódios e vinganças, indo parar nos tribunais.
Qual seria, então, o melhor meio para vencer a competição? Ah! Isso depende de muitos fatores!
Mas, o importante é não ser negligente com a concorrência. Você não pode jamais conduzir seu negócio como se fosse uma ilha isolada. O isolamento impede o desenvolvimento de sua empresa, porque ela perde energias – como a da solidariedade; e toda atividade que perde energias acaba se estabilizando.
Também o que pode impedir a sua empresa de progredir é se você não der a devida atenção ao conhecimento dos seus concorrentes, achando que eles não crescem e nunca vão melhorar.
No mundo atual, de grandes transformações, com um número elevado de inovações, esses tipos todos de procedimentos não têm mais cabimento!
O que cabe agora é um novo conceito de mercado da concorrência, que busca o sucesso da empresa ou da instituição através da satisfação do cliente. Não se consegue mais sucesso com difamação dos concorrentes.
O foco principal agora deve ser o cliente. Portanto, melhorar o atendimento é a estratégia fundamental de sucesso. Com um atendimento de qualidade, que satisfaça o cliente, é possível ganhar a competição sem ser desleal.
Com esta nova visão, os concorrentes são apenas adversários, mas não inimigos. Não devem ser causa de ódios e vinganças. Pensamentos negativos não constroem um mundo melhor! Ao contrário, acabam prejudicando o concorrente e refletindo a desgraça sobre aqueles que criaram esse tipo de pensamento.
É bom não se esquecer da precisão da lei de causa e efeito. “Quem com ferro fere com ferro será ferido”. Esta é               uma lei da física, que funciona com uma precisão matemática. É com base nela, que nos foi dado um mandamento perfeito “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. 
Para nossa reflexão, disse Philip Klotler que “As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram”.
O seguinte texto, de desconhecido autor retrata bem essa nova filosofia:
Benditos sejam meus Concorrentes
Que me fazem levantar cedo e render mais o dia;
Que me obrigam a ser mais atencioso competente e correto;
Que me fazem avivar a inteligência para melhorar meus produtos e meus serviços;
Que me impõem a atividade, pois, se não existissem, eu seria lânguido, incompetente e retrógrado;
Que não dizem minhas virtudes e gritam bem alto todos os meus defeitos e assim posso corrigir-me;
Que quiseram arrebatar-me do negócio, forçando-me a desdobrar para conservar o que tenho;
Que me fazem ver em cada cliente um homem a quem devo servir e não explorar, o que faz de cada um meu amigo;
Que me fazem tratar humanamente meus funcionários, para que eles se sintam parte de minha empresa e assim trabalhem com mais entusiasmo;
Que provocam em mim o desejo de superar-me e melhorar meus produtos e serviços;
Que por sua concorrência me converteram em um fator de progresso e prosperidade para meu país.
SALVE CONCORRENTES!
Eu os saúdo..., que o Senhor lhes dê vida longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário