Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 11 de novembro de 2017

SEMENTES DA PAZ

“Que o mundo seja só flores e o que não for flor, seja semente de Paz” (Cristina Reis)



Atualmente, quando ouvimos rumores de guerras já nos assustamos e pensamos no pior. E não é pra menos! Imagine só o estrago que uma guerra nuclear pode ocasionar no planeta!
Isso é obra de Coisa Ruim! Mas, "O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés...” (Romanos 16,20)..., "porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de paz" (I Coríntios 14,33).
Por isso, mudemos a agulha da bússola planetária pra outra direção; pra outra vibração; para pensamentos de amor e oremos pela Paz Mundial.
Certa vez encontrei no bar do Medrado, em Itararé, o senhor Evandro Sanguinetto, de aproximadamente 40 anos de idade. Pessoa interessantíssima!
Ele apreciava a arte dos músicos que se apresentavam ali no bar, numa tarde de domingo, quando soubemos de sua significativa missão: “Encantador de Sonhos”. Finalidade? Alimentar a Humanidade com “Sementes da Paz”, por meio de “Oficinas de Sonhos”.
Ao interagir seus Sonhos com nossa visão de Educação, realçamos a importância das Artes, da Música, do Canto Coral, do Esporte, da Dança, da Poesia, da Filosofia e do Teatro no currículo escolar e no contexto sócio-cultural, direcionados com Amor e Paz na formação do cidadão. 
Relatei-lhe alguns projetos dos quais havia participado. Ele, por outro lado, me falou de Fóruns, Simpósios e Seminários realizados no País, despertando nossos Sonhos para o cultivo das Sementes da Paz. Convidou-me para uma reunião, que estaria realizando em Curitiba, no início daquele ano. No final da conversa, deixou endereço eletrônico para contato.
Fiquei feliz de lembrar aquele bate-papo e fui pra casa meditando sobre o assunto e me perguntando: o que inspira uma pessoa, como esse senhor, a percorrer o mundo por um gesto de Paz?
Serão sinais de Novos Tempos? De uma Nova Era? Acredito que sim!
Lembrei-me de quando o escritor Gabriel Chalita, em visita a Itapeva, ao palestrar para uma grande parcela do magistério e políticos da região, com notável domínio do público, deu um show de Conhecimentos e de Didática.
Chalita, que é autor do livro “Educação – a solução está no afeto”, se utilizou de uma conhecida melodia “A Noite do meu Bem” para falar, cantar e fazer o público vibrar com todos os sentimentos dessa lindíssima composição de Dolores Duran: “eu quero a rosa mais linda que houver / a primeira estrela que vier / a paz de criança dormindo / o abandono de flores se abrindo / a alegria de barco voltando / a ternura de mãos se encontrando / quero o amor mais profundo e toda a beleza do mundo...”. Para dizer que esses sentimentos são Sementes da Paz que devem ser cultivadas em todos os corações. Para dizer que o Afeto é o sentimento que há de prevalecer, neste milênio, na escola, no lar e no trabalho. Para dizer que a Ternura é o caminho da Qualidade de Vida – condição essencial para a Paz e a Felicidade que almejamos.
Contudo, os “novos paradigmas da educação” – que agora se descobrem, proporcionados pelo sentimento de afeto –, já foram amplamente difundidos há mais de dois mil anos pelos seguidores de Jesus, o maior Mestre da Humanidade.
"Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos" (At 10,36).
Diz-nos André Luiz que “O Divino Mestre, em nos ensinando a desculpar todas as faltas do próximo, inclinava-nos ao melhor processo de Viver em Paz”.
E Divaldo Franco também nos ensina que “Na vida, somos todos semeadores. Ninguém vive sem semear, SEJA O BEM, SEJA O MAL. Felizes são aqueles que por onde passam deixam sementes de amor, de bondade, de afeto”.
"Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens" (Romanos 12,18).
 "Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação" (Romanos 14,19).
Façamos como Cora Coralina, a poetisa que viveu semeando otimismo e plantando sementes de paz e justiça.

Plantemos, pois, SEMENTES DE PAZ, que o AMOR florescerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário