Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 25 de novembro de 2017

GÊNIOS DO AMANHÃ

“Uma pessoa é uma pessoa, não importa o quão pequena seja” (Dr. Seuss).

 



A professora numa sala de aula pediu aos alunos que listassem o que, para eles, seriam as “Sete Maravilhas do Mundo” nos dias de hoje. Após algumas discussões, as mais citadas foram: O Grande Canyon; As Pirâmides do Egito; O Taj Mahal; O Canal do Panamá; O Empire State; a Basílica de São Pedro; as Muralhas da China.

A professora notou que uma aluna não tinha entregado sua lista ainda e, então, perguntou à garota:

− Você está tendo dificuldade?
− Sim. Eu não consigo completar a lista, há tantas maravilhas no mundo!
Bom, então me diga o que você escreveu e talvez eu possa lhe ajudar.
A garota pensou um pouco e disse:
− As Sete Maravilhas do Mundo são: VER; OUVIR; TOCAR; PROVAR; SENTIR; RIR; e AMAR.
Todos deslumbrados. Silêncio geral!  
Realmente, as coisas que nos foram doadas e que negligenciamos por serem simples e comuns são as verdadeiras maravilhas do mundo!
Recentemente, o senhor Ignácio Bárcena, engenheiro espanhol, publicou um exercício de matemática de seu filho de sete anos, que gerou polêmica na internet. Veja o exercício, e reflita, a seguir, com as respostas do aluno.
− Escrevam, em algarismos, os números seguintes:
Dez: 11
Noventa e oito: 99
Oitenta e um: 82
Sessenta e seis: 67
Trinta: 31
O raciocínio do aluno estaria errado?
A criança pode não ter entendido a pergunta. Mas muitos dizem que foi o professor quem não entendeu a resposta.
A criança interpretou “os números seguintes” como os números sucessivos imediatos, em vez da escrita em algarismos escritos por extenso.
O twitter foi compartilhado mais de 53 mil vezes. A controvérsia chamou a atenção até de Juan José Campanella, vencedor do Oscar de melhor filme, que saiu em defesa do pequeno dizendo: Ele é um gênio, o seu filho. Ele literalmente escreveu números “seguintes”.
Essas são algumas das muitas histórias de crianças geniais, que estremecem a Terra de alegria! Pois vêm substituir o reinado do ouro pelo reinado soberano do pensamento, que iluminará o futuro do nosso planeta.
Disse Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham" (Marcos 10,14).
Os pequeninos estão chegando. Muitos deles já estão entre nós. A internet e o celular não são segredos para eles! De ouvido absoluto, alguns tocam pianos aos cinco anos de idade ou cantam afinadíssimos! Nascem com potencial invejável, fruto de experiências do passado. São meninos prodígios, de talento precoce, de fé inata, que têm a mente aberta e propensa ao Bem – sinal evidente de uma evolução anterior.
Disse Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho natural”. Com eles haverá quebra de paradigmas, fator necessário à transformação do mundo.
Muitos não serão compreendidos. Serão considerados loucos, como o foram muitos gênios do passado. Mas, que importa! Não dizem, “que os loucos de hoje serão os gênios de amanhã”.
Revelam enorme crescimento das conexões neurais, que explica a facilidade de aprendizagem. Assim, fica fácil ter uma percepção genial de tudo!
Em tenra idade, já têm a sabedoria nas palavras e pregam uma filosofia de vida que surpreende os adultos.
A palavra de sabedoria dessas crianças e moços imberbes, vai ser a chama destruidora dos velhos abusos. Vão rolar por terra os preconceitos, fanatismos, idolatrias e dogmas do velho mundo; a maldade e a violência receberão duros golpes; o materialismo será suplantado pelos argumentos irrefutáveis dessa desvelada inteligência, que surge como farol de novos tempos.
A Terra pulsa de alegria porque verão cumpridas as promessas do Cristo nos fundamentos assentados por esses pequeninos gênios do amanhã, precursores da obra do Reino de Paz.

Busquemos então nos assemelharmos a esses pequeninos para descobrirmos o Reino de Deus dentro de nós! 

sábado, 18 de novembro de 2017

VISLUMBRES DO CRIADOR

“Nenhum Deus foi formado antes de mim, e não haverá outros depois de mim" (Isaias 43,10).



Na mocidade, ao cavalgar por uma das veredas do Vale do Rio Ribeira, numa manhã de primavera, observando a mata atlântica toda florida, fui tocado por uma forte emoção e chorei. E, recentemente, fui novamente tomado de uma emoção assim ao me deparar, numa tarde de primavera, com um lindo pôr do sol.
Esse toque mágico dos sentimentos emociona, porque faz a gente perceber a Mão que está por trás de muitas coisas que acontecem na natureza.
Faltam aos materialistas as luzes dessa vibração para vislumbrar as belezas da Criação. Pois, sem um mínimo de sensibilidade as aquisições da Ciência são como flores sem perfume.
 Somente sentimentos lapidados na oficina do amor e da humildade são capazes de levar a gente a vislumbrar, por exemplo: por que o elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram para frente? − Porque, de outra forma, seria difícil para esse animal levantar-se por causa do seu peso. Por que o cavalo para se erguer, usa as pernas dianteiras? E a vaca, as traseiras? Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira?
Quem teria o poder de transformar através do fogo, um punhado de argila, em formosa ametista de alto valor? Ou o carvão em resplandecente diamante?
Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos aos 28, gansos silvestres aos 35, papagaios e avestruzes aos 42 dias? Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias?
Quem regula a natureza sem jamais cometer engano, determinando que as ondas do mar quebrem na praia à razão de 26 por minuto, na calma ou na tormenta?
A melancia tem número par de franjas e a laranja número par de gomos. E no cacho de bananas uma fileira tem número par e a seguinte número ímpar.
A ciência descobriu que toda espiga tem número par de grãos. E é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30; 60; e 100, conforme Marcos 4,8.
Mas há maravilhas ainda maiores. Pesquise a vida vegetal, animal, das aves, de pequenos insetos..., e você vai perceber a Causa Primária de Todas as Coisas e descobrir a Inteligência Suprema do Universo.
Pense nisso com muito amor e gratidão no seu coração...
Pense como o menino, de uns oito ou nove anos de idade, que respondeu num vídeo que vem comovendo e chamando a atenção no Facebook, quando lhe perguntaram: Deus existe?
Se Deus existe? Claro que existe! Há muitas pessoas que demonstram isso. Por exemplo, é como o ar. Você sente..., você respira, mas você não pode ver.
Muitos me perguntam: se Deus existe por que tantas crianças na rua? Por que tanto roubo? Por que há tanta violência?
Olha, vou lhe dizer uma coisa: Deus está em todos os lugares. Mas o que você acha? Deus não se manifesta em todos os lugares!!! Porque Deus só se manifesta onde se Lhe fala..., onde se Lhe chama..., onde se Lhe clama..., onde se Lhe dá oportunidade!
Jeremias 33:3 diz: “clame a mim e eu te responderei e te mostrarei coisas ocultas que nunca havia aprendido”.
Deus é um “cavalheiro”! Muitos exigem: sou livre, deixa-me viver como queira. Claro!!! Deus é um “cavalheiro”! Deus irá deixar você viver como você quiser. Mas, depois não vá culpar a Deus pelas decisões ruins de seus corações corrompidos. O que Deus tem a ver com isso? – muitos me dizem.
Vou lhe dar outro exemplo. Você deixaria entrar uma pessoa na sua casa sem a sua permissão? Será que não? Não. Com Deus é igual! Deus não pode entrar num coração que não dá uma oportunidade a Ele.
Eu vou lhe dar um conselho – e com isso me despeço... Caminhar pela fé é o que você tem que aprender. É mais feliz quem acredita sem ver.
Eu não acredito porque vejo... Eu vejo porque acredito Nele!!!
Como esse menino, tenha um vislumbre do Criador! E perceba que Deus existe, preservando a Natureza e amando os animais. Amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo!
"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (I Epístola de São João 4,8).



sábado, 11 de novembro de 2017

SEMENTES DA PAZ

“Que o mundo seja só flores e o que não for flor, seja semente de Paz” (Cristina Reis)



Atualmente, quando ouvimos rumores de guerras já nos assustamos e pensamos no pior. E não é pra menos! Imagine só o estrago que uma guerra nuclear pode ocasionar no planeta!
Isso é obra de Coisa Ruim! Mas, "O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés...” (Romanos 16,20)..., "porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de paz" (I Coríntios 14,33).
Por isso, mudemos a agulha da bússola planetária pra outra direção; pra outra vibração; para pensamentos de amor e oremos pela Paz Mundial.
Certa vez encontrei no bar do Medrado, em Itararé, o senhor Evandro Sanguinetto, de aproximadamente 40 anos de idade. Pessoa interessantíssima!
Ele apreciava a arte dos músicos que se apresentavam ali no bar, numa tarde de domingo, quando soubemos de sua significativa missão: “Encantador de Sonhos”. Finalidade? Alimentar a Humanidade com “Sementes da Paz”, por meio de “Oficinas de Sonhos”.
Ao interagir seus Sonhos com nossa visão de Educação, realçamos a importância das Artes, da Música, do Canto Coral, do Esporte, da Dança, da Poesia, da Filosofia e do Teatro no currículo escolar e no contexto sócio-cultural, direcionados com Amor e Paz na formação do cidadão. 
Relatei-lhe alguns projetos dos quais havia participado. Ele, por outro lado, me falou de Fóruns, Simpósios e Seminários realizados no País, despertando nossos Sonhos para o cultivo das Sementes da Paz. Convidou-me para uma reunião, que estaria realizando em Curitiba, no início daquele ano. No final da conversa, deixou endereço eletrônico para contato.
Fiquei feliz de lembrar aquele bate-papo e fui pra casa meditando sobre o assunto e me perguntando: o que inspira uma pessoa, como esse senhor, a percorrer o mundo por um gesto de Paz?
Serão sinais de Novos Tempos? De uma Nova Era? Acredito que sim!
Lembrei-me de quando o escritor Gabriel Chalita, em visita a Itapeva, ao palestrar para uma grande parcela do magistério e políticos da região, com notável domínio do público, deu um show de Conhecimentos e de Didática.
Chalita, que é autor do livro “Educação – a solução está no afeto”, se utilizou de uma conhecida melodia “A Noite do meu Bem” para falar, cantar e fazer o público vibrar com todos os sentimentos dessa lindíssima composição de Dolores Duran: “eu quero a rosa mais linda que houver / a primeira estrela que vier / a paz de criança dormindo / o abandono de flores se abrindo / a alegria de barco voltando / a ternura de mãos se encontrando / quero o amor mais profundo e toda a beleza do mundo...”. Para dizer que esses sentimentos são Sementes da Paz que devem ser cultivadas em todos os corações. Para dizer que o Afeto é o sentimento que há de prevalecer, neste milênio, na escola, no lar e no trabalho. Para dizer que a Ternura é o caminho da Qualidade de Vida – condição essencial para a Paz e a Felicidade que almejamos.
Contudo, os “novos paradigmas da educação” – que agora se descobrem, proporcionados pelo sentimento de afeto –, já foram amplamente difundidos há mais de dois mil anos pelos seguidores de Jesus, o maior Mestre da Humanidade.
"Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos" (At 10,36).
Diz-nos André Luiz que “O Divino Mestre, em nos ensinando a desculpar todas as faltas do próximo, inclinava-nos ao melhor processo de Viver em Paz”.
E Divaldo Franco também nos ensina que “Na vida, somos todos semeadores. Ninguém vive sem semear, SEJA O BEM, SEJA O MAL. Felizes são aqueles que por onde passam deixam sementes de amor, de bondade, de afeto”.
"Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens" (Romanos 12,18).
 "Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação" (Romanos 14,19).
Façamos como Cora Coralina, a poetisa que viveu semeando otimismo e plantando sementes de paz e justiça.

Plantemos, pois, SEMENTES DE PAZ, que o AMOR florescerá!

sábado, 4 de novembro de 2017

A LEI DO MÉRITO

“O Merecimento é como uma assinatura no contrato”



André Luiz, através de Chico Xavier, na obra “Nosso Lar”, fala que “Quando alguém deseja algo ardentemente, já se encontra a caminho da realização”. E em seguida explica que “a realização nobre exige três requisitos fundamentais, a saber: primeiro, desejar; segundo saber desejar; e, terceiro, merecer, ou, por outros termos, vontade ativa, trabalho persistente e merecimento justo”.

Esse ensinamento bate com as recentes descobertas da ciência que comprovam que a realidade física é afetada pelos nossos pensamentos.

Segundo Michael J. Losier, pela Lei da Atração eu: “Atraio para a minha vida qualquer coisa à qual dedico atenção, energia e concentração, seja em termos positivos ou negativos”. Por essa Lei, nossas realizações se firmam em três passos: PEÇA / ACREDITE / RECEBA.

E tudo isso bate com a religião.

Marcos (9,18-26) relata que Jesus estava ao lado de uma grande multidão, à beira do mar, quando um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, se apresentou e, à sua vista, lançou-se lhe aos pés, rogando-lhe com insistência:
− Minha filhinha está nas últimas. Vem impõe-lhe as mãos para que viva.
Jesus foi com ele e grande multidão o seguia, comprimindo-o. Ora, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue. Sofrera muito nas mãos de vários médicos, gastando o que possuía, sem achar nenhum alívio; pelo contrário, piorava cada vez mais.
Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto. Dizia ela consigo: “Se tocar, ainda que seja na orla do seu manto, estarei curada”. Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada.
Jesus percebeu que saíra dele uma força e voltando-se ao povo, perguntou:
− Quem tocou minhas vestes?
E ele olhava para ver quem o fizera.
Ora, a mulher, atemorizada e trêmula, sabendo o que nela se tinha passado, veio lançar-se lhe aos pés e contou-lhe toda a verdade. Mas ele disse:
− Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz, e sê curada do teu mal.
Ela Pediu (pois desejou com vontade ativa); Acreditou (com atenção e persistência que seria curada) e Recebeu (obteve o mérito da cura!).

Jesus em verdade nos disse, que:

"Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis" (Mt 21,22);

"Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá". (Lc 17,6)
"[...] aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas..." (Jo 14,12).
E Paulo, em Hebreus 11,1, confirma:
"A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê".
A fé inabalável da mulher doente cocriou a sua própria cura. Assim também nós criamos a nossa realidade através dos nossos pensamentos.
O que pensamos constituem as nossas obras. Pensamentos bons atraem boas realizações; pensamentos ruins atraem más realizações. É a Lei do Mérito! Dessa lei ninguém escapa!
Por isso disse Jesus, em João 8,34: “Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo”. Pois aquele que se entregou ao negativismo acaba escravo de seus pensamentos que atraem cada vez mais vibrações negativas.
Pensamentos são feitos de palavras. Palavras provocam vibrações positivas ou negativas. São, pois, as palavras que fazem você escolher as coisas que você quer ou as coisas que você não quer.
Voltando ao texto inicial de André Luiz, quando você deseja algo ardentemente (com fé inabalável), já se encontra a caminho da realização. Se o que você desejou é coisa boa, bons frutos você vai colher. Se o que você desejou são coisas ruins, maus frutos farão parte da sua colheita. Você é que decide! Para isso Deus lhe deu o livre-arbítrio. Você terá o Mérito de tudo que você faz!
Você deve, contudo, saber deliberar... Para conquistar bons frutos deve realizar o esforço da autotransformação.
"Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. Preserva tua boca da malignidade, longe de teus lábios a falsidade!" (Provérbios 4,23-24).