Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

18 DE OUTUBRO – DIA DO MÉDICO

 

Quem salva uma vida, ilumina o mundo.


Nos momentos difíceis de pandemia, descobrimos quão importante é para nós a presença dos profissionais que atuam em prol da saúde de nossa gente.

Rendendo nossa gratidão eterna a todos eles, reescrevo a crônica que publiquei já há muito tempo, e que de certa forma expressa a grandeza dos trabalhadores da saúde. Trata-se de uma mensagem sobre os santos cristãos Cosme e Damião, que dedicaram a sua vida ao serviço do próximo, intitulada:

 

“SEJA ANÁRGIRO!”.

Acometido de mal súbito fui levado ao Dr. Arthur Alves de Souza Neto, excelente médico, que me fez lembrar o saudoso Dr. Jonas. Passado o susto, e já medicado, repousando em casa, resolvi dar um “enter” na telinha da minha mente. E quem estava lá? A figura iluminada do Dr. Jonas de Arruda Novaes - o médico dos pobres de Itararé.

Em sucessivos “page up” meus pensamentos recuaram no tempo e me vi criança, doente, de cama, e o Dr. Jonas me visitando até o meu completo restabelecimento, sem nada cobrar do meu pai, que não tinha, na época, condições de arcar com aquelas despesas.

Depois de um “page down” mental, vi o seu consultório, na rua Amazonas Ribas, repleto de pessoas carentes, sendo atendidas por ele gratuitamente. Lembrei-me do surto de malária, que infestou o município, quando ele, a cavalo, percorria a zona rural, atendendo sem remuneração alguma os doentes mais pobres.

Apertei as teclas mentais Ctrl+Home e retornei à primeira imagem. Aí foi que me dei conta – diante desse abnegado passado – dos motivos de ter enxergado o Dr. Jonas todo iluminado. Ao seu lado outras figuras também iluminadas foram aparecendo: a parteira Dona Eugênia Veiga e alguns benzedores como Seu “Zorico”, Seu Teófilo, Dona Andiara Rodrigues, Dona Ana Fogaça, da Rua Walfrido Rolim de Moura, Chico Preto, Maria Antonia de Jesus, do Bairro de Santa Cruz (conhecida como “Toninha”), todos com relevantes serviços prestados à fraternidade cósmica. E, acima deles, num elevado plano celestial, brilhavam as luzes dos gêmeos Cosme e Damião.

 E, na telinha mental, o Dr. Jonas registrou então que os santos gêmeos, filhos de família nobre, nasceram na Arábia, no século III. Foram médicos e chamados de “anárgiros”, ou seja, aqueles que “não são comprados por dinheiro”. Porque o objetivo principal deles era a divulgação dos ensinamentos cristãos através da prática da medicina.

Eles foram perseguidos pelo Imperador romano, Diocleciano, por volta do ano 300, por pregarem a fé cristã. Presos, foram levados a tribunal e acusados de prática de feitiçaria e de usar meios diabólicos para curar os doentes.

Por não renunciarem à sua fé, foram martirizados no ano de 303, na Egéia. Seus restos mortais transportados para a cidade de Cira, na Síria, estão depositados numa igreja a eles consagrados.

Finalizou-se a história com o registro deles aqui no Brasil, onde a devoção misturou-se com o culto aos orixás meninos (Ibjis ou Erês) da tradição africana. Por isso a comemoração de São Cosme e Damião, no dia 27 de setembro, ganha as ruas e adentra os barracões de Candomblé e terreiros de Umbanda nos cultos afro-brasileiros. E as crianças, nesse dia, saem às ruas para pedir doces e esmolas em nome dos santos.

Finalizados os registros, apaguei a tela mental... E foi aí que acordei!...

Fiquei então meditando no culto aos santos gêmeos “anárgiros”, protetores dos médicos, farmacêuticos e demais profissionais da saúde, assim como das crianças, por causa da sua inocência.

E descobri que anárgiros (não comprados por dinheiro) também foram todas as personagens do meu pequeno cochilo, especialmente o Dr. Jonas.

Neste país, onde só se houve falar em propinas - até no futebol! -, falar em ser “anárgiros” é tão difícil quanto tentar explicar o sexo dos anjos!

Todavia, para os que só pensam no dinheiro o livro sagrado alerta “Quanto é difícil que aqueles que têm riquezas entrem no reino de Deus!” (Lucas 18, 24). Pois, “Não podeis servir a Deus e a riqueza” (Mateus 6, 24);

Por isso, “seja anárgiro!”, e não se venda por dinheiro algum! Seja um abnegado da saúde, salvando vidas!... Como foi o amado Médico de Homens e de Almas – São Lucas – o evangelista  Padroeiro dos Médicos.

Que Deus abençoe todos os profissionais da Saúde!

Feliz Dia do Médico!

Um comentário:

  1. Profissão abençoada... 🙏🏻👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir