Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 26 de setembro de 2020

A FÉ DE UM CAMINHONEIRO

“Sorte não, foi Deus!” (frase de caminhoneiro).


O caminhão Baú, ano 2000, placa da cidade de Alfredo Chaves-ES, estava todo revisado, em plenas condições de viagem. Seguro em dia – menos da carga de pneus destinada ao Maranhão.

Luciano Dalmásio, de 45 anos, caminhoneiro com mais de 20 anos de rodagem nas estradas brasileiras era o motorista encarregado desta viagem.

Numa quinta-feira (18/07/2019), de sol escaldante (40°C), sem nenhuma previsão meteorológica de chuva, num local deserto entre os municípios de Caxias e Codó, com poucas nuvens no céu, Luciano, suando na boleia do veículo, de repente viu muita fumaça e chamas que vinham da parte de baixo do motor. Parou no acostamento e conseguiu sair da cabine a tempo de não se queimar, mas, sem nada salvar.

Luciano sempre acreditou num Deus vivo que olha por nós e colocou a sua fé ali mesmo andando e gritando:

− Eu confio no meu Deus e Ele não há de me desamparar neste momento. Neste momento de angústia, vendo a (minha) ferramenta de trabalho queimar lá! Do nada! Eu só peço para Deus que mande água, que apague esse fogo, para que não queime esse Baú e não queime o que está dentro dele!

Em seguida ajoelhou no chão e pediu a Deus que mandasse chuva e que preservasse a parte de trás do caminhão.

A chuva chegou logo após a prece, para surpresa dos que estavam no local. E as chamas do caminhão se apagaram.

O Baú bem como toda carga de pneus ficou intacto.

O relato acima está registrado em vídeos que viralizam na internet.

Em um dos vídeos se vê o tempo limpo, ensolarado, céu azul, e nuvens escuras se formando sobre o caminhão em chamas. Uma cena de arrepiar!... Verdadeiramente um milagre de Deus!

Para quem assistiu aos vídeos é interessante observar que nem pegou fogo nas matas.

Questionado por um homem que parou para ajudar, Luciano falando inclusive sobre a falta de união por parte da categoria, desabafou:

− A minha fé prevalece porque eu acredito no meu Deus. Eu pedi a chuva e Ele mandou a chuva. Nós temos que ter fé; temos que ser humildes. Poucos pararam para ajudar, eles passaram direto, não perguntaram nada! Isso é falta de união do caminhoneiro, do motorista, de um pai de família desesperado como eu estou aqui agora.

O capixaba Luciano – agora já famoso – retornou ao lar três dias depois. Ao lado da esposa e dos filhos gravou um novo vídeo agradecendo o apoio e ajuda que recebeu.

− Eu só tenho a agradecer a Deus, ao nosso Senhor Jesus Cristo e a minha fé. E eu vou voltar para a estrada, é o que eu sei fazer. E é de onde eu tiro o sustento da minha família. E quem acredita pode acreditar! E para quem não tem fé, passe a ter, porque a fé é muito importante na nossa vida!

Este fato verídico mostra que nem tudo está perdido!... Existe um DEUS que vela por você, e que age de uma maneira extraordinária!

Você é um Templo vivo de Deus Todo-Poderoso! Ele está na sua consciência! Ele habita no tabernáculo do seu coração e está aguardando o seu pedido para socorrê-lo e confortá-lo.

Deus está disposto a ouvi-lo... Ele responde prontamente quando é procurado por qualquer um de seus filhos. Pois Deus é Amor!

Por isso, no silêncio da prece, deixe que Deus se manifeste em seu coração e opere maravilhas em sua vida...

O poder de uma oração está no pensamento (que é uma espécie de energia). Como os seres estão mergulhados no fluído universal que preenche o espaço, esse fluído pode ser impulsionado pela vontade, que é o veículo do pensamento; assim como o ar é o veículo do som.

A energia da corrente está na razão direta da energia do pensamento e da vontade. Para entender este enunciado, lembre-se da corrente que flui por um circuito elétrico e é responsável pelo funcionamento de todos os aparelhos e sistemas elétricos e eletrônicos que existem atualmente. Muitos aparelhos só funcionam dependendo da tensão elétrica (voltagem), que varia de 12 volts, 24 volts, 127 volts, 220 volts...

A conexão entre criatura e Criador se estabelece pela corrente fluídica do pensamento. O potencial de transmissão dessa corrente depende da força da fé.

Se você tem fé, se acredita que recebeu o benefício que está pedindo, Deus pode dar eficácia à sua ação.

Não se esqueça: Deus ama você e a Fé remove montanhas!... 

sábado, 19 de setembro de 2020

A LIÇÃO DO DR. ENÉAS

 

“Cada Ser Humano é um Universo em miniatura” (Dr. Enéas Carneiro).


Um incrédulo ao passar por um belo jardim buscava uma explicação que desse sentido à sua vida. Pensava: Será que Deus existe? Nesse instante um bando de passarinhos cantou nas árvores, mas ele não ouviu!...

Deus, fale comigo? – ele pediu.

Nesse instante o tempo mudou ameaçando chover; trovões e raios surgiram nas nuvens... Mas ele nada observou, só procurando se proteger.

À noite, no aconchego do lar, ainda suplicava no meio do seu imaginário sobre a vida: Oh Deus! Mostre-me um milagre? Nisto ele escutou um gemido na casa ao lado e saiu para ouvir melhor. No céu, resplandeciam estrelas e a lua cheia brilhava... Uma mãe deu à luz um filho, mas ele não reparou no milagre da vida que ali acontecia!...

E, perdido na cegueira de sua descrença, indignado bradava: Deus deixe-me vê-lo? Deixe-me saber que o Senhor existe?... Nesse momento um inseto zumbiu; o sapo coaxou; a coruja piou; o grilo estrilou; o porco grunhiu; o galo cantou; o mar marulhou; árvores farfalharam; plantas floresceram; fontes d’água jorraram; o sol despontou; seu coração palpitou; e uma borboleta veio pousar no seu ombro... Mas ele a espantou sem dar conta de nada!...

Não percebeu que Deus está sempre a nossa volta: nas coisas grandes e complicadas ou pequenas e simples; em todas as coisas que nem imaginamos!...

Deus está na nossa eletrônica, no computador, na internet, no celular, nos microchips e até no código genético do nosso DNA, como explica a memorável lição do Dr. Enéas Ferreira Carneiro.

Após se candidatar três vezes à Presidência da República, Dr. Enéas foi eleito Deputado Federal por São Paulo.

Ficou famoso por usar na política o bordão “Meu nome é Enéas”.

Numa palestra aos formandos do curso de medicina, em 1999, nos legou uma preciosa lição ao explicar porque acreditava em Deus.

Ele abriu a palestra dizendo, que quanto mais se aponta o nosso olho ao Universo, mais desesperados os homens vão ficando, pela sua infinita distância cósmica. “Pois somos um pálido ponto azul no Universo!”.

Contou que certa vez participou de um programa de rádio ao vivo. Estavam em 04 pessoas: um monge beneditino; um pastor protestante; um professor; e ele, como médico. Mas, quando alguém disse que não acreditava na vida após a morte, ele assim o retrucou:

Quando eu olho para um cromossomo humano sei que ele tem 05 bilhões de nucleotídeos. Todo mundo aqui é médico. Então, todo mundo sabe o que é nucleotídeo!

Acontece que cada nucleotídeo tem... (relacionou os componentes na lousa e continuou...). Então, vemos que o cromossomo humano tem 20 bilhões de unidades de informação (bits)!

É possível provar que uma letra em qualquer alfabeto pode ser identificada com 06 bits de informação.

Ora, e se eu quisesse transformar isso em letras; o que está escrito no cromossomo humano?

Se eu dividir 20 bilhões por 06 vai dar pouco mais de 03 bilhões de letras.

Uma palavra, nas línguas que nós conhecemos, tem em média 06 letras.

Três bilhões de letras divididos por 06 letras, você tem 500 milhões de palavras em um cromossomo.

Se uma página de um livro tem em média 300 palavras. Se eu dividir 500 milhões por 300 palavras de cada página vou ter 02 bilhões de páginas.

Se eu pegar um livro. Um livro médio de 500 páginas. Se dividir 02 bilhões de páginas por 500 páginas de um livro vou ter 4000 livros de 500 páginas escritas em um cromossomo.

Eu me recuso a aceitar que isso é o acaso! Eu tenho o direito de recusar. Não consigo aceitar isso! Eu vejo em tudo a mão de Deus!

Como os Senhores foram meus alunos e me deram essa honra, essa alegria, eu tenho o direito de na virada do ano, do século do milênio, de lhes dizer que creio numa força extraordinária, que eu não consigo entender, e nem tenho a pretensão de entender!... Estou longe demais para entender!... Pois quando todos nós nascemos, nascemos com 4000 volumes de informações em cada cromossomo!

Está tudo programado! Queiramos ou não!... Brancos, negros, judeus, árabes, afegãos..., tudo!...

Por isso, nada me irrita mais do que a discriminação de qualquer forma!

Queiramos ou não! – na minha concepção –, todos têm um projeto a ser executado.

Dr. Enéas Carneiro, natural do Rio Branco-Acre, faleceu em 2007. No Brasil é considerado o maior ícone do conservadorismo nacionalista.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL

Há uma imensa dívida social acumulada ao longo de nossa história.


Diz o Senhor no Salmo nº 9, que “Ele mesmo julgará o universo com justiça, [e] com equidade pronunciará sentença sobre os povos”.

Por este texto vemos que justiça e equidade andam de mãos dadas. Estão juntas. Ou seja, pra se fazer justiça é fundamental o princípio da equidade.

Mas, o que se entende por equidade?

Equidade é uma virtude de quem julga com imparcialidade, com respeito à igualdade de direitos.  Significa, dessa forma, um julgamento justo.

Na prática, contudo, a Equidade consiste em “tratar os iguais de forma igual e os diferentes de forma diferente, dando-se mais a quem mais precisa”.

Entendi este conceito observando, há alguns anos, a distribuição da merenda escolar. O Prefeito da época distribuía os recursos da merenda às escolas, em cheques, por um valor per capita, estabelecido pelo governo federal.

No final do mês notava-se que numa determinada escola do centro da cidade sobrava merenda escolar, enquanto que em outra da periferia, com o mesmo número de alunos, a merenda terminava no dia vinte do mês. Por que isto?

Porque os alunos da periferia eram diferentes, carentes, oprimidos e comiam mais na escola. Numa distribuição equitativa, precisavam receber mais recursos, para terminar o mês em iguais condições dos alunos do centro da cidade.

Da mesma forma, dentro de uma sala de aula, os alunos diferentes, com maiores dificuldades, têm que ter mais atenção do professor, para que no final do Curso estejam em igualdade de condições com os alunos socialmente privilegiados.

No Brasil observa-se que apesar do imenso bolo da economia, a distribuição de renda é perversa. Alguns são bem favorecidos em detrimento da maioria. Para reverter esse quadro é preciso aplicar o princípio da equidade para fazer a Inclusão Social dos pobres e oprimidos na distribuição da economia do país. 

É bom lembrar que a ênfase no desenvolvimento social fundamenta-se em princípios éticos e nas prescrições constitucionais relacionados com o direito à vida, à dignidade da pessoa humana, à justiça social e com os compromissos cívicos e patrióticos.

Para saldar a imensa dívida social, acumulada ao longo de nossa história, será, pois, necessário definir uma nova concepção de gestão administrativa, com o estabelecimento de metas sociais que sejam acompanhadas, avaliadas e tenham um sistema de incentivos.

Com a Pandemia de 2020, percebe-se também a necessidade da Inclusão Digital dos alunos. Sabe-se, por reportagens, que ainda há alunos que nem sabem lidar com a internet!... E, a partir de agora, até os negócios demandam conhecimentos de acesso online.

Fazer a Inclusão Social e Digital é uma forma de resgate da dívida social e, por isso, deve fazer parte das metas de uma boa gestão pública. A proposta deve ser um novo paradigma de pensamento e de ação visando incluir e aceitar o diferente sem restrições e preconceitos!

O cidadão responsável pode ajudar nessa empreitada, pois se trata de uma questão de cidadania! E até mesmo o empreendedor, atento ao atendimento de sua demanda, poderá realizar a inclusão social e digital de seus empregados, para obter sucesso.

Quando o ser humano começar a pensar que as relações de respeito mútuo são patamares iniciais para a construção de uma sociedade inclusiva, então nós saberemos lidar com as diferenças e entenderemos que cada ser é único dentro do Universo, e por ser único possui uma forma individual de se manifestar.

“O Senhor torna-se refúgio para o oprimido, uma defesa oportuna para os tempos de perigo” (Salmo 10).

Deus, dentro do princípio de equidade se manifesta sempre a nosso favor. Pois é o Deus dadivoso dos diferentes e oprimidos, merecedor de todas as honras, glórias e ações de graças.

Tudo que recebemos vem por acréscimo da Misericórdia Divina, porque nossos débitos são sempre maiores que nossos créditos.  

E lembre-se das misericordiosas mãos do Mestre dos Mestres, que agia sempre dentro dos princípios da JUSTIÇA E DA EQUIDADE.

Como vemos, em Lucas 5,30-31, quando puseram a criticar Jesus e a lhe perguntar: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?”. E Ele respondeu-lhes: “Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos”. 

sábado, 5 de setembro de 2020

SOFRIMENTO E LIVRAMENTO

 

O sofrimento é o buril que faz parte do aperfeiçoamento das nossas vidas.


Um alto mandatário de um reino distante, entediado pela vida farta que levava, não tinha mais prazer por coisa alguma. Nada mais despertava o seu interesse. Nem bem formulava um desejo e ele já era realizado! Isso o fez perder a ligação com a vida. Não tinha mais vontade de viver.  Para acabar de vez com o seu sofrimento, chamou o seu Barbeiro, ordenando-lhe:

− Quero que você, num dia qualquer, ao fazer-me a barba, sem nenhum aviso, me corte a garganta...

− Mais isso!... Isso é... – gaguejou o Barbeiro querendo contradizê-lo.

− Nada de mais nem menos! Ordem dada tem que ser cumprida!

Por algum tempo, o mandatário se fez barbear com certa tranquilidade, pois sabia que a ordem não seria cumprida de imediato. Mas, à medida que o tempo avançava começou a se questionar se já não estava chegando o fatídico dia: “Será amanhã?”; “será daqui uns dez dias?”; “quando será?”.

Diante desses pensamentos de incerteza, ele que vivia entediado, passou, então, a viver como se cada dia fosse o último de sua vida.

Assim, livre da “obrigação de viver”, o poderoso mandatário se pôde dar ao capricho de ver como eram lindas as manhãs que raiavam ao alvorecer; como eram coloridos os jardins do reino... Enfim, passou a admirar todas as belezas da natureza!

Descobriu que tinha um corpo e se deu conta de que, só tendo um corpo capaz de sentir, podia viver a beleza da vida. Por tudo isso valia a pena viver! Levantou os braços ao céu e descobriu Deus nos encantos da natureza, que fazem da Terra um verdadeiro Paraíso!

E, crendo em Deus, imediatamente deu uma contraordem ao Barbeiro.

Via, agora, a beleza da natureza até mesmo numa tempestade. Percebia que a tempestade é necessária para a assepsia do mundo em que vivemos!

E, assim, aprendeu a agradecer ao Criador por tudo o que temos!...

A lição deste mandatário nos leva a pensar no Sofrimento – o ato ou efeito de padecer dores físicas ou morais.

Quando você fica fechado na Dor, no Sofrimento, você não entende, por exemplo, que a morte é parte da vida!

Um dia, porém, você descobre que muitos já perderam uma pessoa querida.  E sobreviveram! E descobre que pode conviver com a Dor e ir adiante.

O Sofrimento é uma benção de Deus! Pois através dele você sempre aprende algo de bom! A Pandemia, por exemplo, pode ser necessária até para despertá-lo para a nova Era de Regeneração que se aproxima.

Visto pela Lei de Causa e Efeito ou “Lei do Carma”, o Sofrimento é uma consequência de nossos pecados por palavras, atos e pensamentos.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia isso mesmo colherá” (Gálatas 6,7).

É por causa dessa Lei que a Oração Dominical diz, no texto original, “Perdoa as nossas dívidas...”. Mostra, assim, que o Sofrimento é devido aos nossos erros desta vida ou de vidas passadas. Nós somos os responsáveis pelos próprios Sofrimentos. Deus não castiga ninguém! Quem ama educa!

Deus nos deu o livre-arbítrio para termos liberdade de escolhas. Ele quer que o ser humano aprenda com as experiências de suas escolhas para que possa expandir a sua consciência.

Os Sofrimentos desta vida podem então ser os resultados das escolhas que fizemos em existências passadas!

Deus permite o Sofrimento só até o limite das nossas forças, porque sabe que esse é o caminho mais curto para a nossa eterna felicidade!

“Depois da tempestade vem a bonança”, diz o ditado. E depois da Dor vem o Amor compensando tudo!

Saiba que o Bem e o Mal são duas faces da mesma moeda! Duas forças concorrentes à evolução humana.

O Bem é tudo que é conforme a moral. É a suave vereda cristã, que nos conduz às prioridades da vida real.

O Mal é tudo que se opõe ao Bem. Ou, para ser mais explícito, é toda aflição que eu posso causar nas pessoas!

O Mal não é criação divina! É criação humana! Enquanto estamos na escuridão! Você perceberá que por trás do Mal há sempre um Bem chegando.

Se maior é o Mal e maior é o Sofrimento; como se libertar disso? Disse o Mestre: “conhecereis a verdade e a verdade vos livrará” (João 8,32).

Deus é Luz! E a Luz é o Livramento da Dor e do Sofrimento. Pois quando a Luz chega, desaparecem as trevas e o Bem desponta como um raio sagrado! – o presente do Nosso Pai a todos os filhos que Ele muito ama!

Sorria! A Luz sempre vence!...