Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

PRESENTE DE DEUS


Nada na vida acontece em vão.


Se um dia, ao acordar, você encontrasse, ao lado de sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, o que você iria fazer?
Possivelmente você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto, rasgando o papel, curioso para ver o que havia dentro.
Talvez houvesse ali algo de que você nem gostasse muito... Você guardaria a caixa, pensando então no que fazer com aquele presente aparentemente “inútil”...
Mas no dia seguinte, porém, lá está outra caixa... Mais uma vez você abre correndo e, dessa vez, porém, há alguma coisa de que você gosta muito... Uma lembrança de alguém distante, uma roupa que você viu na vitrine, a chave de seu carro novo, um casaco nos dias de frio ou simplesmente um ramo de flores de alguém que se lembrou de você...
E isso acontece todos os dias, mas nós nem percebemos...
Quando acordamos, lá está, à nossa frente, uma caixa de presentes enviada por Deus, especialmente para nós: um dia inteirinho para usarmos da melhor forma possível!
Às vezes, ele (o dia) vem cheio de problemas, coisas que não conseguimos resolver, tristezas, decepções, lágrimas... Mas, outras vezes, vem cheio de boas surpresas: alegrias, vitórias, conquistas...
O mais importante, todos os dias, é que Deus embrulha pra nós, enquanto dormimos, com todo o carinho, nosso PRESENTE: o dia seguinte...
Ele cerca o nosso dia com fitas coloridas, não importa o que esteja por vir nesse dia. Quando acordamos, chamamos de PRESENTE: o momento, agora... O PRESENTE de Deus para nós!!!
Nem sempre Ele nos manda o que esperamos, o que queremos... Mas, Ele sempre, sempre e sempre, nos manda o melhor, o de que precisamos muito mais do que merecemos...
Todos os dias, você abra seu PRESENTE, primeiro agradecendo a quem o mandou, sem se importar com o que vem dentro do “pacote”! Se não veio hoje o PRESENTE que esperava, não desista... Abra o de amanhã com mais carinho, pois a qualquer momento, seu sonho chegará... E chegará embrulhadinho pra PRESENTE!
Lembre-se de que DEUS não atende as nossas vontades, mas sim, as nossas necessidades.
O texto acima é de um e-mail que recebi. Ele me fez lembrar que depois de uma noite escura o sol sempre nasce! Que “o sol brilha para todos!”.
 Achei-o propício às festas de Natal e Réveillon, quando a fraternidade e a solidariedade são despertadas no coração pela sublime energia do amor.
“Nos vossos dias de alegria, vossas festas [...] vos lembrarão à memória de vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Números 10,10).
Quem não gosta de receber um presente de Natal ou de Ano Novo?
Nessas gostosas confraternizações damos boas risadas recordando momentos de superação e trocamos presentes, que por mais simples que sejam nos alegram.
O PRESENTE, nessas ocasiões, vale muito mais pelo significado que ele representa do que pelo seu valor em si.
Segundo a epístola de Paulo a Tiago 1,17: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade”.
O PRESENTE simboliza então as dádivas que vêm de Deus. Daí a gratidão, nessas ocasiões, pela colheita das boas sementes espalhadas no passado e a esperança de dias melhores no futuro. Pois, segundo o Livro dos Espíritos (799): “Quando a vida futura não estiver mais encoberta pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode garantir seu futuro por meio do PRESENTE”.
Simboliza, também, a renovação interior, que desperta a humanidade para a semeadura de novos brotos de paz e justiça na Terra; “pois o Senhor retribui a dádiva, e recompensar-te-á tudo sete vezes mais” (Eclesiástico 35,13).
O sentimento de renovação traz uma nova energia que supera dificuldades, que consolida propósitos, que proporciona novos avanços e colheita farta. É hora de otimismo, de pensamentos positivos... É a hora do recomeço com menos materialismo e mais espiritualidade.
Enfim, é o tempo de regeneração, de prevalência da bondade e da cooperação permanente... Tempos de prosperidade!
.Faça parte da vida daqueles que acreditam que: ontem é passado, amanhã é futuro, hoje é uma dádiva, e por isso é chamado PRESENTE.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

CONSULTORORIA OU COACHING?


“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente”. (Robert Collier).


Um Pastor estava no campo, junto ao seu rebanho, quando apareceu um forasteiro, alegre, animado, que o cumprimentou e puxou conversa:
‒ Se eu disser quantas ovelhas tem no campo, você dá uma pra mim!?
‒ Dou sim, respondeu o Pastor.
O forasteiro pegou o seu computador portátil, acessou a internet e, via satélite, em poucos minutos já tinha os dados precisos do rebanho. Então, olhou para o Pastor e disse:
‒ Você tem 2.867 ovelhas.
‒ Tudo bem! Pode pegar uma pra você – disse meio impressionado o Pastor.
Quando o forasteiro ia se retirar o Pastor perguntou:
‒ Se eu disser que profissão é a sua você devolve o animal?
‒ Sim, com o maior prazer. Qual é então a minha profissão?
‒ Você é Consultor – afirmou convicto o Pastor.
‒ Mas, como você descobriu?
‒ Foi muito fácil – explicou o Pastor – você chegou aqui dando palpites, sem ser chamado, sem entender nada do meu serviço e disse tudo o que eu já sabia. E por favor, devolva meu cachorro peludo!
O Consultor é aquela pessoa que dá pareceres acerca de assuntos de sua especialidade. É uma pessoa conhecedora e com grande experiência, contratada para aconselhar o cliente a alcançar os objetivos e as metas preestabelecidas do seu empreendimento.
Atualmente muitos pensam que Consultor é o mesmo que Coach (pronuncia-se Kôutch). Mas não é! Pois embora tenham algumas semelhanças de funções, eles se utilizam de metodologias bem diferentes.
Consultor é o profissional de uma Consultoria, enquanto que Coach é o profissional de Coaching.
O Coach não aconselha, não apresenta soluções que a situação requeira, nem diz ao cliente o que deve fazer. Pois, visa superar os hábitos mentais do cliente que possam inibi-lo de um bom desempenho na empresa.
Nas sessões de Coaching o cliente é levado a descobrir que ele é o maior responsável pelas tomadas de decisões que possam dar soluções às dificuldades enfrentadas pela empresa. E para tanto, que ele deve estar motivado, não perder o foco do empreendimento, para identificar os seus pontos fortes e agir de forma organizada com rapidez e assertividade, potencializando seu desempenho para alcançar os resultados esperados.
 O Consultor atua de forma direta para o desempenho da empresa, apresentando alternativas e soluções, enquanto que o Coach, ao invés de dar respostas prontas, busca aprimorar o seu cliente agregando valores ao seu trabalho; mostrando que todos podem evoluir e superar bloqueios.
Apesar do sentido provocador da história inicial desta crônica, já está comprovado, que um administrador moderno precisa de algumas sessões de Coaching e de uma boa Consultoria se quer ver seus negócios em alta.
Sabe-se, atualmente, quão isso é importante para a gestão eficaz de uma empresa! Pensando nisso, extraí do Programa Qualidade da FUKUKAWA, os dez mandamentos, a seguir, para o sucesso de uma empresa.
01.  Não procure desculpas, não culpe os outros e não fale do passado.
02.  Gaste energia em procurar soluções ao invés de procurar razões para o fracasso.
03.  Não se preocupe antecipadamente; enfrente as situações.
04.  Faça acontecer imediatamente as coisas.
05.  Aproveite as dificuldades para encontrar as melhores idéias e soluções.
06.  Não se perca na busca da perfeição, aja rápido mesmo que o resultado seja parcial.
07.  Substitua os trabalhos inúteis pelos úteis e lucrativos.
08.  Antes de recorrer aos recursos financeiros, use a criatividade melhorando métodos e processos. Se não é capaz de ter boas idéias, pelo menos sue a camisa.
09.  Melhoramentos são intermináveis, busque-os continuamente.
10.  Destrua os mitos, rejeite os preconceitos; e se necessário contrarie o “bom senso tradicional”.

sábado, 7 de dezembro de 2019

NÃO DOU NADA!


“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” (Mahatma Gandhi).


Eram dois amigos de aperitivos num barzinho de Itararé. O mais velho era Fabricante de caixões-de-defunto e o outro um conhecido Carteiro.
O Fabricante tinha um irmão que precisava urgentemente da doação de um fígado. Por isso, sempre que ele se encontrava com seu amigo Carteiro – lá no barzinho –, reclamava da dificuldade de se encontrar um doador de órgãos.
Passou o tempo, e um dia, num acidente de carro, faleceu o filho do Carteiro. Imediatamente ele saiu procurando o amigo das urnas funerárias.
Quando este soube que o Carteiro o estava procurando, se destemperou:
“Eu não vou doar caixão pra ninguém! Esse Carteiro que compre um, se quiser dar um enterro digno ao seu filho. Estou cansado de gente pedindo caixão de graça! Por mim que se lasque! NÃO DOU NADA!”.
Dali a pouco o Carteiro, na sua bicicleta e uniformizado, boné na cabeça, suado, aparece no barzinho e saúda alegremente o amigo da funerária, que acabava de fazer os referidos comentários.
– Oi Zé! Posso falar com você?
– Eu já falei pra eles aqui, que não tenho nenhum caixão...
– Espere aí! Não é sobre isso que eu quero falar...
– Então, desembuche logo, que estou com pressa.
– Sabe Zé, você se lembra das vezes que me falava do seu irmão que precisava fazer um transplante?
– Lembro sim. – Ele respondeu já meio desenxabido.
– Pois eu vim oferecer ao seu irmão o fígado do meu filho, que acabou de falecer num acidente automobilístico. Será que vocês aceitam?
– Oh, Sim! Com o maior prazer! Puxa vida! Obrigado amigo...
Não é preciso descrever a vergonha do Fabricante de caixões-de-defunto, perante seus amigos do barzinho! E que lição de vida deu o Carteiro!
Essa é uma história real de Itararé (com personagens fictícios, é claro!), e que leva a gente a fazer uma profunda reflexão sobre nossos preconceitos (pré-conceitos), que são idéias formuladas antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimentos dos fatos.
A idéia preconcebida é própria de gente egoísta, que julga os outros por si mesmo, como se estivesse na frente de um espelho. Pessoas assim são incapazes de um gesto de altruísmo.
O julgamento precipitado pode nos causar sérios aborrecimentos; pois, pela lei divina do retorno, será aplicado a nós com a mesma severidade.
O preconceito é um mal dos tempos atuais, que tende a desaparecer do planeta, pois retarda o progresso moral da humanidade.
Veja, por exemplo, a questão dos transplantes de órgãos. Quanta ideia preconcebida em relação à doação de órgãos! E essa questão da escassez de órgãos para transplantes somente será resolvida através de um intenso esforço de educação de toda a sociedade.
Todo ano, em comemoração ao dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro, o governo faz campanhas; todavia, elas não podem ficar restritas apenas a um período de conscientização. É um processo de longo prazo, que deve ser iniciado nas escolas. Pois é um exercício de cidadania.
Despertando a curiosidade de muita gente, há muitos anos uma voz macia e aveludada invade os corredores dos aeroportos brasileiros para divulgar o Disque Transplante no rádio: “Atenção passageiros com destino à outra dimensão, informamos que em sua definitiva viagem itens como coração, fígado, olhos e demais órgãos são desnecessários. Para doá-los ligue: 0800 8832323. Doe seus órgãos!”.
Pense nisso! Não deixe para entender só quando acontecer com você! Diga que você é DOADOR DE ÓRGÃOS. Pois esta é a maior manifestação de amor que você pode dar. Mas antes converse com sua família sobre isso.
As coisas mais importantes precisam ser ditas em vida!  Como disse certa vez João Ubaldo Ribeiro: “Nenhum de nós pode considerar-se livre da possibilidade de precisar de um órgão transplantado, o destino aponta para qualquer um”.