Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 26 de outubro de 2019

A LINGUAGEM DO CORAÇÃO


“Que o Senhor dirija os vossos corações para o amor de Deus...” (II Tessalonicenses 3,5).


Um gênio da pintura, após concluir uma linda tela, decidiu apresentá-la ao público de sua cidade.
A Cultura local organizou então um impecável Vernissage de inauguração para exibição oficial dessa preciosa obra.
O Vernissage foi bastante concorrido. Compareceu um seleto público composto por amigos, artistas, críticos, jornalistas, autoridades e muita gente admiradora do trabalho desse renomado artista.
Chegado o momento mais esperado pelos presentes, após uma breve exposição de abertura, tirou-se o pano que cobria a tela. Calorosos aplausos se ouviram... Admiração total!
A tela era uma figura comovente e impressionante de Jesus batendo à porta de uma casa. A impressão que se tinha, com os fenômenos precisos de cor e luz, era de um Cristo Redivivo. Sua mão de dedos longos batia à porta suavemente e, com os ouvidos parecia querer ouvir se lá dentro alguém respondia.
Após muitos discursos e elogios, um crítico, muito observador, descobre uma falha na pintura e, surpreso, indaga:
− A porta não tem fechadura! Como se fará para abri-la?
O pintor ouviu a observação. Disse que era assim mesmo; e acrescentou:
Esta é a porta do coração; ela só se abre pelo lado de dentro!
Jesus-Cristo bate constantemente à porta do nosso coração. Mas, muitos não o ouvem e continuam indiferentes aos seus ensinamentos. Têm ouvidos, mas não ouvem. E se ouvem não entendem.
Em Mateus 13,19, Jesus alerta que “quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração”. E mais adiante, neste mesmo capítulo, o Mestre ainda ensina que “aquele que ouve a palavra e a compreende, produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um”.
Quando aceitamos Jesus no coração nós nos transformamos. E isso se dá como no processo de coaching, alterando o nosso mindset, mudando-o para um modo de pensar de crescimento positivo, de prosperidade, evolutivo, para o Bem, para as coisas boas da vida!...
Só para esclarecer: ser coach (kôch) é despertar o poder infinito que cada um já tem dentro de si. Conforme ensinou Jesus: “Vós sois deuses” (João 10,34).
Mindset (máindssét) é uma palavra nova do empreendedorismo, que significa um conjunto de crenças que configura a nossa mente. Traduz-se por mentalidade.
 A transformação do ser, quando se dá de forma positiva e duradoura, ocorre em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. A pessoa sai de seu estado atual (de atitude fixa) e passa, de forma rápida e satisfatória, para uma atitude mental mutável, desprendida para crescer – o mindset correto desejado.
Quando você aceita Jesus em seu coração já está no caminho de um mindset correto de salvação. Não importa a sua religião! Pois o que salva é o novo modo de pensar, que faz você praticar a caridade, a fraternidade, a solidariedade...
“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I aos Coríntios 3,16).
Nessa nova caminhada você precisa estar atento às investidas de ideias contrárias, negativas... É preciso vigiar e não cair em tentações! Aprenda então a blindar as energias negativas e todos os maus pensamentos e questionamentos que possam abalar você! Seja resistente! Não se impressione! Não tenha medo! Vá em frente! Você tem Deus dentro de si!
A nova mentalidade, do mindset correto, já está sendo formatada em seu íntimo, desde o momento em que Jesus bateu à sua porta e entrou em seu coração.
Diz-se formatada, porque os vírus do mal estão sendo deletados de seu HD Mental (Memória). Está sendo feita uma limpeza no seu software (sóftuer).
Sem crenças negativas você vai inserir agora somente energias positivas, por meio da Linguagem do Coração: de Amor, do Bem, da Fé, da Gratidão, do Sucesso, da Prosperidade...
Você já não é mais o mesmo de antes. As forças do Cristo foram liberadas, reorganizadas e potencializadas dentro de você num novo modo de pensar libertador, salvador...
Você nasceu de novo!
“Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus” (João 3,3).

sábado, 19 de outubro de 2019

O LÁPIS


“O futuro de um homem está escrito no seu passado”. (Simond).


O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
− Está escrevendo uma história?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
– Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, é mais importante o lápis que estou usando do que as palavras que estou escrevendo. Gostaria que você fosse como o lápis quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
– Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
– Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo:
PRIMEIRA: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão que podemos chamar de Deus, deve sempre conduzi-lo em direção à sua vontade.
SEGUNDA: de vez em quando, eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco. Mas, no final, ele estará mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
TERCEIRA: o lápis é companheiro da borracha para apagar o que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa não é necessariamente algo ruim...
QUARTA: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas a grafite que está dentro. Portanto, cuide sempre daquilo que acontece dentro de você.
QUINTA: o lápis sempre deixa uma marca...
Portanto, lembre-se: tudo o que você fizer na vida, deixará traços... Por isso, procure ser consciente de cada ação e que os seus desenhos sejam lindos!
Esta história – de fonte virtual – sem menção do autor, eu a transcrevi, com poucas adaptações. Ela nos faz pensar na criança e em Deus – o Grande Arquiteto do Universo.  Também nos faz pensar na educação; e que o planeta – o mundo em que as pessoas vivem –, é uma grande escola cósmica, que Deus destinou para o aperfeiçoamento de todos.
As pessoas aqui matriculadas têm um estatuto a cumprir (os mandamentos divinos) e uma cartilha de ensinamentos do maior dos Mestres (Jesus), para aprender, progredir, evoluir e não ter que repetir a experiência. Pois, o objetivo da humanidade deve ser a conquista de mundos mais adiantados.
Segundo Paulo (I João 4,8): “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é Amor. E, por ser misericordioso e infinitamente bom e justo, Ele nos educa, dando-nos sempre o que é melhor para o nosso crescimento espiritual. Diz-se que Ele não castiga e nem perdoa, porque nos deu o livre-arbítrio para vivermos no mundo de conformidade com a perfeição de suas leis.
O castigo não passa do efeito de uma causa. Da reação a uma ação que praticamos. É a lei do retorno à qual se submetem todos os seres humanos. Se fizermos o mal receberemos o mal! A culpa será toda nossa! E a punição vem de nós mesmos, quando pagamos nossas dívidas, expiamos nossos pecados, ou corrigimos nossos equívocos.
A dor e o sofrimento nada mais são então do que consequências das nossas transgressões às leis de Deus. Ou, se pode dizer, que são consequências dos erros e atos de indisciplina escolar praticada pelos terráqueos.
Assim como a criança, na escola da vida também se aprende quando se corrigem os erros e retoma-se a rota evolutiva da aprendizagem.
“Todos os passos do homem deixam uma marca em sua alma”, disse Jorge Waxember. Por isso, não descuidemos do nosso aproveitamento pessoal, cuidando em primeiro lugar da alma, do espírito, que é a nossa essência divina.
“Assim vos será aberta largamente a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pedro 1,11).
Busquemos então novos paradigmas de se viver em harmonia com o nosso próximo: a solidariedade, a fraternidade, a colaboração e a cooperação em projetos que visam o bem comum.
Cada manhã de vida é uma chance a mais que o Criador nos dá para a construção de nossa felicidade.

sábado, 12 de outubro de 2019

MÚSICA, CRIANÇAS E EDUCADORES.


“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”.
(Malala Yousafzai – Prêmio Nobel da Paz 2014)


Dia 12Feliz Dia das Crianças!
Dia 15Feliz Dia dos Professores!
“Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham”. (Mat. 19,14).
“Que os educadores se tornem mais semelhantes às crianças, para que as crianças possam se tornar homens de verdade!” (Miro).
Quero homenagear as Crianças e os Professores com um texto sobre a música, porque a música aproxima as pessoas.
Escolhi uma fascinante palestra de Mozart, publicada no livro “A Educação Segundo o Espiritismo” da Ed. Comenius, que, de certa forma, ratifica a tese de defesa da música na escola, já abordada aqui, anteriormente.
 Alguns cortes foram feitos para enquadrá-lo no espaço desta coluna, todavia sem que se alterasse a compreensão do texto. Veja, então, a seguir, que bela explanação, intitulada:

“A Música na Escola”.

Deixai que a música freqüente a alma desde cedo, tocando sutilmente as fibras divinas do ser e a moralidade e o amor brotarão mais facilmente nas vossas crianças. Mas..., é preciso antes entender-vos a respeito dessa palavra, pois quantos arremedos de sons, quantos desencontros harmônicos e quanta sonoridade brutal vós chamais de música...
Direi, antes de tudo, que o primeiro elemento da verdadeira música é o silêncio. Quem não for sensibilizado para ouvir o que a natureza nos oferece de musicalidade, o que o silêncio nos proporciona de introspecção; quem não for capaz de apalpar a sutiliza de um grilo noturno ou comover-se com o canto de um pássaro, ou ainda contemplar em si mesmo o silêncio da paz, jamais compreenderá a essência da música. Sabeis que fazem parte, da própria composição musical, as pausas, que marcam a pulsação da alma, quando se retrai na inspiração, para depois expirar novamente o som...
Assim, educai o ouvido para o silêncio da natureza e para a natureza divina do silêncio.
Depois do silêncio – a simplicidade. Começai por introduzir às crianças melodias simples, cantantes, doces. Mas eis o segredo: faça com que degustem cada nota, cada acorde, cada suspiro da alma. Longe de mim, entretanto, sugerir-vos a aproximação da criança com a mediocridade, com o feio, com o banal. A simplicidade pode ser divina – é isso que deveis procurar (e não apenas no domínio das artes, mas da própria vida, pois quereis divindade mais simples que a de Jesus?).
Outro requisito da sensibilidade musical é o vagar. Que o espírito se abandone às harmonias e se evole às alturas! Não o enlevo contemplativo da inutilidade, em que as horas ecoam num sonhar vazio. Mas a ação, mesmo a mais nobre, não prescinde do apoio do ócio, esse ócio que os filósofos pregavam, no qual o espírito possa se cultivar para o bem e para o belo, apurando os laços de sintonia com as estrelas... Por isso, não corrais tanto de alguns minutos de encontro com o belo e permiti também que as crianças tenham tempo para a música; para fazê-la, para conhecê-la, para amá-la.
E afinal, uma última palavra sobre outro aspecto deste vasto tema: o das crianças prodígio. Digo das crianças que assim se apresentam espontaneamente e não dessas que, muitas vezes, treinais a força do cansaço e às quais conseguis impingir uma mecanização precoce das técnicas de interpretação. Quanto às que realmente se mostram talentosas – evitai a idolatria! Protegei-as das manobras dos interesses mesquinhos e confie-lhes o tesouro da moral de Jesus. Esse é o melhor presente ao talento.
E, sobretudo, sabei que o Mestre conta com todos, para a sinfonia de um mundo novo e os músicos serão chamados a captar as harmonias do cosmos, traduzindo-as para a Terra e elevando o tônus vibratório do planeta. Mas, então, ajudai os músicos, para que se elevem a si mesmos e suas melodias serão mais puras, suas traduções mais fiéis e suas harmonias mais doces – para embalar o terceiro milênio...

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

O PODER DO ENTUSIASMO


Com entusiasmo você é capaz de vencer quaisquer obstáculos!


Se procurarmos Entusiasmo no dicionário encontraremos diversos significados: 01. Excitação da alma; 02. Arrebatamento; 03. Paixão viva, dedicação; 04. Alegria ruidosa; 05. Exaltação criadora; 06. Inspiração.
Do grego, ENTHOUSIASMOS, tinha como significado “Inspiração divina”. Do verbo ENTHOUSIAZEIN, significava “estar inspirado ou possuído por um deus”.
É uma palavra formada por IN = Em + THOUS = Theós = Deus
Enthous significa, então, que “Deus entrou em você”; que você foi “possuído por Deus”; e está “inspirado por Deus”.
Como disse Jesus: “Vós sois deuses?” (João 10,34). Ou como se diz na gíria: estar em “alto astral”.
Entusiasmo significa, então, “ter Deus dentro de si”. E lembre-se, pois, que DEUS tem EU no meio!
Veja a história que ilustra bem isso.
Conta-se que um grande e sábio Comandante do exército japonês decidiu atacar o exército inimigo.
Apesar de ele ter apenas um décimo do número de homens do exército oponente, tinha a esperança na vitória, pois confiava na qualidade da sua estratégia e na eficácia das suas táticas de guerra. O grande problema estava nos seus soldados, temerosos à vista do tamanho descomunal do inimigo, muitos deles se recusando a combater por acharem que nem valia a pena.
O Comandante japonês disse, então, aos seus homens:
− Vou ao templo rezar e pedir conselho. Depois vou fazer o seguinte: vou jogar uma moeda; se sair cara, é porque estamos destinados à vitória e, então, podemos ir para o combate sem medo; mas, se sair coroa, é porque vamos perder e, então, desistimos da batalha.
Assim fez, e saiu cara. Os soldados, entusiasmados com a boa sorte que o destino lhes reservava, lutaram com tanto ardor, apesar da posição desvantajosa, que conseguiram sair vitoriosos.
No final da batalha, um soldado orgulhoso na vitória, comentou com o grande chefe guerreiro.
− Ninguém pode mudar a força do destino. Com tão poucos homens e, mesmo assim, ganhamos.
Então o Comandante, sem nada lhe responder, sorriu apenas e, em segredo, contemplou as duas faces da moeda da sorte utilizada no templo. Ambas eram cara, pois a moeda tinha sido por ele previamente duplicada, possuindo cara impressa nos dois lados.
Essa história é como o causo do sapinho que era surdo e ganhou a corrida.
Estão lembrados?! Na competição dos sapinhos, o objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.
A corrida começou... Sinceramente! Ninguém da multidão acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre. E diziam coisas como: “Oh, é difícil DEMAIS! Eles NUNCA vão chegar ao topo”. “Eles não têm nenhuma chance… A torre é muito alta!”.
 Os sapinhos começaram a cair. Só alguns continuaram a subir mais alto.
 A multidão continuava a gritar: “É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!”.
Alguns sapinhos se cansaram e desistiram. Mas somente um continuou a subir e a subir… Ele não desistia! No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre, com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!
Como ele conseguiu? É o que todos os sapinhos queriam saber!
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo. E o resultado foi que o campeão era um sapinho surdo!
Moral dessas histórias: nunca dê ouvidos aos medrosos e pessimistas. Se você tem Deus dentro de si, vá em frente!
Para viver entusiasticamente, siga mais algumas dicas: Acredite em seus “insights” positivos; Nunca reclame; Cultive a alegria e o bom humor; Disponha-se a colaborar com o próximo; Surpreenda os amigos com “momentos mágicos”; Faça tudo com sentimento de perfeição; Desenvolva a sua autoestima; Não deixe nada para fazer depois.
Existe uma fonte inesgotável de energia dentro de você, que sempre o levará à vitória. Creia em Deus e acredite em você, se entusiasme naquilo que faz e colha os frutos da sua fé e perseverança.
O entusiasmo tem uma força energética mágica ainda desconhecida da ciência, mas, que produz resultados positivos não tenho a menor dúvida!
Empolgue-se naquilo que você faz. Pois do tamanho do seu entusiasmo será o sucesso de seus empreendimentos.