Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

domingo, 29 de setembro de 2019

ARRUME TEMPO PARA VIVER...


“[...] há tempo para todas as coisas e tempo para toda a obra” (Eclesiastes 3,17).



No rádio do carro a música de Milionário & José Rico “Nesta longa Estrada da Vida vou correndo e não posso parar...”. Lindas paisagens surgiam e desapareciam às margens da rodovia... “Mas o tempo cercou minha estrada e o cansaço me dominou...”.
 Então, diminuindo a velocidade fiquei meditando sobre o nosso tempo de vida. Veio-me à mente o Salmo 89,10:
“Setenta anos é o total de nossa vida, os mais fortes chegam aos oitenta. A maior parte deles, sofrimento e vaidade, porque o tempo passa depressa e desaparecemos”.
Puxa vida! Respirei fundo, pensando que já atingi a expectativa de vida prevista no Antigo Testamento.
Mas, suspirei... Pois me lembrei da Reforma da Previdência; o governo propondo aumentar a idade mínima para aposentadoria, justificando que aumentou a expectativa de vida dos brasileiros. E que segundo o IBGE é de 73,8 anos.
Continuei pensando... Quantos anos você (ainda) tem de vida? Esta pergunta me arrepiou! E acelerei... Pois já passei da expectativa de vida do IBGE! Mas, logo sorri e me acalmei... Minha mãe acabou de fazer 96 anos de idade!
Fiquei longo tempo pensando na minha família; na minha esposa e nos cinco filhos. Sei que muitos deles ainda precisam de mim. E se eu morrer, como será que eles ficam? Tive um insight: arrume tempo para viver... Ah!... Eis a solução!... O jeito, então, é fazer uma boa manutenção corporal! E me preparar mais ainda para a vida espiritual que se aproxima, pois somos eternos!
Chegando a minha casa, procurei uma linda mensagem, que recebi por e-mail, e que me serviu de consolo e de conforto neste momento em que a vida do corpo se esvai... Ei-la, a seguir:
Há pouco tempo, estava no aeroporto e vi mãe e filha se despedindo. Quando anunciaram a partida, elas se abraçaram e a mãe disse:
− Eu te amo. Desejo o suficiente para você!
A filha respondeu:
− Mãe, nossa vida juntas tem sido mais do que suficiente. O seu amor é tudo de que eu sempre precisei. Eu também desejo o suficiente para você!
Elas se beijaram e a filha partiu. A mãe passou por mim e encostou-se à parede. Pude ver que ela queria e precisava chorar. Tentei não me intrometer nesse momento, mas ela dirigiu-se a mim, perguntando:
− Você já se despediu de alguém sabendo que seria para sempre?
− Já – respondi. – Mas, me desculpe perguntar: por que foi um adeus para sempre?
− Estou velha e ela vive tão longe daqui. Tenho desafios à minha frente; a verdade é que a próxima viagem dela para cá será para meu funeral.
Quando elas estavam se despedindo, escutei a senhora dizer: “Desejo o suficiente para você!”. Então, eu perguntei:
− Posso saber o que isso significa?
E começou a sorrir.
− É um desejo que tem sido passado de geração para geração em minha família. Meus pais costumavam dizer isto para todo mundo.
Ela parou um instante e olhou para o alto como se estivesse tentando se lembrar em detalhes e sorriu mais ainda.
− Quando dissemos “Desejo o suficiente para você” estávamos desejando uma vida cheia de coisas boas o suficiente para que a pessoa se ampare nelas.
Então, ela virando-se para mim, disse, como se estivesse recitando:
− Desejo a você sol suficiente para que continue a ter esta atitude radiante! Desejo a você chuva suficiente para que possa apreciar mais o sol! Desejo a você felicidade o suficiente para que tenha seu espírito alegre! Desejo a você dor suficiente para que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores! Desejo a você que ganhe o suficiente para satisfazer os seus desejos materiais! Desejo a você perdas o suficiente para apreciar tudo que possui! Desejo a você “alôs” em número suficiente para que chegue ao adeus final!
Ela começou então a soluçar e se afastou.
Dizem que leva um minuto para se encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas uma vida inteira para esquecê-la!
Querido leitor (a), eu desejo o suficiente para você! Boa semana!

sábado, 21 de setembro de 2019

SETEMBRO AMARELO / TODOS PELA VIDA


“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Mateus 11,28).



Na semana do Dia 10 de setembro – o “Dia Mundial de Conscientização e Prevenção ao Suicídio” – a sociedade tem o dever de realizar atividades para VALORIZAR A VIDA e discutir formas de prevenir o autoextermínio.
O Suicídio já foi considerado um pecado, um sinal de fraqueza, de vergonha, de desonra para a família. Atualmente os dados assustadores – na juventude, principalmente –, estão obrigando as nações do mundo todo a discutir essa questão, que já é considerada “um grande problema de saúde pública”.
A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta para 2020 um cenário de 1,5 milhão de suicídios (2,4% da população mundial). O Brasil é o oitavo país em números absolutos de suicídios anuais.
A depressão é a principal causa que pode levar uma pessoa a querer tirar a própria vida. Porém, sabemos que o transtorno mental, a esquizofrenia, o abuso de drogas, do alcoolismo, do fumo, as dificuldades financeiras e emocionais, o desemprego, além de outras causas significativas de desvalorização da vida também contribuem para o suicídio.
Pensando na importância desse tema, nas comemorações que se realizam neste Setembro Amarelo, divulgo a seguinte mensagem, que recebi sem menção da autoria. Achei o texto interessante, porque faz a gente refletir muito sobre o tema.
Viver é um Espetáculo Imperdível
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E só você pode evitar que ela vá à falência.
Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que viver a vida vale a pena, apesar de todos os desafios, crises e incompreensões.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si; ser capaz de encontrar um oásis no recôndito de sua alma. É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”, e ter segurança para receber críticas, mesmo que injustas. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”.
Faça de sua vida um canteiro de oportunidades. Que nas suas primaveras você seja amante da alegria! Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria! E, quando você errar o caminho, comece tudo de novo!
  Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas é usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade, usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível...
Que sua vida seja formidável!!!
Em Lucas 15,4, Jesus dá a entender que nenhuma de suas ovelhas se perderá”. Em João 10,7 afirma: “eu sou a porta das ovelhas”. E em João 6,47 diz: “quem crê em mim tem a vida eterna”.
Então, faça parte desse time do Mestre em prol da vida eterna. Neste mês use “um laço” na cor amarela!
Valorize a vida. Ilumine e decore a sede de sua empresa na cor amarela. Proporcione eventos para salvar vidas!
E participe da “Caminhada Anual pela Vida” no final de setembro.

sábado, 14 de setembro de 2019

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO


“Não é o que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele” (Jesus).


Um palestrante falava do Poder do Pensamento Positivo, quando foi interrompido por um participante:
− Ah! Isso tudo é bobagem! Não é porque eu vou falar várias vezes felicidade, felicidade, felicidade, que irei me sentir melhor; e, da mesma forma, não é porque eu vou dizer e repetir desgraça, desgraça, que irei me sentir pior.
− Por que você pensa assim?
− Porque é isso mesmo! São meras palavras. E as palavras não são mais do que palavras! Não têm poder...
− Cale-se, idiota! Ignorante! – gritou o palestrante. – Você é alienado, incapaz de compreender o que quer que seja!
O participante ficou paralisado, entorpecido, mudou de cor e quando se preparava para responder explosivamente, o palestrante levantou mão de forma apaziguadora se justificando:
− Perdão. Não quero magoá-lo, não! Peço-lhe que aceite as minhas desculpas.
O participante acalmou-se.
As pessoas da sala se agitavam e murmuravam sem nada entender.
Então, o palestrante prosseguiu:
− Esse foi apenas um exemplo para ilustrar a força pensamento. Algumas palavras desencadeiam dentro de nós pensamentos de raiva, de cólera, de ódio, de indignação, de revolta... Outras nos acalmam e nos deixam em paz.
Todos então compreenderam bem que os pensamentos têm poder e que se manifestam através das palavras. Ou seja, pensamentos positivos, boas palavras; pensamentos negativos, más palavras.
A linguagem verbal é um sistema para o ser humano comunicar suas ideias e sentimentos. Como ideias e sentimentos fazem parte dos nossos pensamentos, conclui-se que os pensamentos são transmitidos por meio da linguagem, ou seja, através das palavras.
Pensamento é vida! Quando alguém diz que as palavras têm poder, está, pois, se referindo ao poder dos pensamentos expressos por palavras. Portanto, por si mesmas, as palavras não são mais do que palavras, mas, quando representam um pensamento têm muita força.
Mas quem pensa é o Espírito. Pelo pensamento ele reflete a sua energia. Se for um Espírito, bondoso, iluminado, seus pensamentos são bons, são positivos; se for um Espírito maldoso, das trevas, seus pensamentos são maus, são negativos. E esses bons ou maus pensamentos se realizam, dependendo da força que têm!
Segundo a doutrina dos espíritos, o Espírito se reflete no corpo. E o corpo – que é apenas matéria –, é modelado pelas capacidades do Espírito. Diz ainda essa doutrina que o Espírito imprime ao corpo certo caráter, principalmente ao semblante, e não é à toa que se designam os olhos como o espelho da alma.
Isso significa dizer que a qualidade da energia do pensamento pode, muitas vezes, alterar os órgãos que servem às suas manifestações, imprimindo no semblante da pessoa uma marca distintiva; um “ar” de bondade ou de maldade.  Significa, ainda, dizer que o pensamento tem forças para curar ou adoecer os órgãos do corpo físico.
Muitas doenças que se manifestam, correspondem aos maus pensamentos que a pessoa utiliza até inconscientemente, às vezes, através de palavras negativas repetidas constantemente. Conforme disse Paulo na Epístola de Tiago 3,6:
“Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida”.
Desperta, pois, e se conheça melhor! Você pode até se curar mudando a si mesmo e pensando positivamente!
A sua transformação se dá pela “transmentalização” (mudança de mentalidade), que o cristianismo traduz por “conversão”, quando você aceita um novo modo de pensar a vida, mais coerente com a sabedoria divina.
 Este processo ou modus operandi de conversão começa com a resistência à tentação de errar; continua com a responsabilidade pelos atos praticados; que torna a pessoa suscetível de progredir, renascendo a cada dia até alcançar a salvação que Deus, em sua misericórdia, deu a cada ser humano.
É a conversão que leva à cura, como cita o Evangelho (Atos dos Apóstolos 28,27): “e se converterem e eu os curar”.
 “Vi sua conduta, disse o Senhor, e o curarei. Vou guiá-lo e consolá-lo” (Isaias 57,18).

sábado, 7 de setembro de 2019

MUNDO VIRTUAL


“No mundo virtual todos somos superficialmente felizes” (Jane Silva)
           

Entrei no restaurante e escolhi uma mesa afastada do movimento, pois queria aproveitar alguns minutos para comer e consertar bug’s de programação de um sistema que estava desenvolvendo.
Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um suco de laranja. Afinal de contas, fome é fome, mas regime é regime, né?
Abri meu laptop e levei um susto com uma voz baixinha atrás de mim:
− Tio, dá um trocado?
− Não tenho menino!
− Só uma moeda pra comprar pão!
− Está bem, compro um pra você!
Para variar, minha caixa de entrada está lotada de e-mails. Fico distraído vendo as poesias, as formatações, dando risadas com as piadas.
− Tio, pede pra colocar margarina e queijo também!?!?!
Noto que o menino tinha ficado ali.
− Ok! Vou pedir, mas depois me deixa trabalhar, estou ocupado, tá?
Chega a minha refeição e junto com ela meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir “à luta”. Mas, meus resquícios de consciência me impedem de dizer... SIM.
− Deixe-o ficar − digo, demonstrando que está tudo bem. − E, por favor, não traga o pão, mas uma refeição decente para o menino, “à luta”.
Então o garoto sentou à minha frente e me perguntou:
− Tio, que você está fazendo?
− Estou lendo uns e-mails!
− O que são e-mails?
− São mensagens eletrônicas, mandadas por pessoas via internet!
Sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores questionamentos, disse:
− É como se fosse uma carta, só que vem pela Internet?
− Tio, você tem Internet?
− Tenho sim!
− O que é Internet?
− É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender!
− E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza de que ele pouco ia entender e, vai me liberar para minha refeição, sem culpas.
Virtual é um local que imaginamos; algo que não podemos tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo, em quase, como queríamos que fosse.
− Legal isso. Adoro!
− Mocinho, entendeu o que é virtual?
− Sim, eu vivo nesse mundo virtual!
− Você tem computador?
− Não, mas meu mundo também é desse jeito virtual!!!! Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora e quase não a vejo; eu fico cuidando do meu irmão pequeno, que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo dia e diz que vai vender o corpo. Meu pai está na cadeia. Mas sempre imagino nossa família toda em casa, muita comida, muitos brinquedos e eu indo ao colégio. Isso é virtual, não é tio?
Fechei o laptop, em lágrimas. Esperei que o menino terminasse de, “devorar” o prato dele e paguei a conta. O troco eu dei-o ao garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um:
− Brigado, tio. Você é legal!
Essa história, de autor desconhecido, é a prova do “virtualismo” insensato, que vivemos! Ela nos faz pensar no avanço tecnológico. Só de 2010 pra cá já temos telefones celulares com acesso às redes sociais como facebook; WhatApp; Instagran; Messenger; Twitter; etc. Smartphone com hardware e software; para aplicativos como Waze (GPS) e outros. Sem contar o uso por tecnologia de comunicação sem fio – Wi-Fi.
Quanto mais avançamos no mundo virtual mais nos distanciamos do mundo real! Até crianças já possuem celular!
À medida que nos transportamos para as redes sociais, estamos perdendo a nossa verdadeira identidade. Esquecemos a família e os amigos. Até namoro é virtual! Vizinhos sequer se conhecem, por causa de pessoas conectadas (viciadas)! E esse é um caminho certo para a alienação. 
O ser humano se isola e isso é perigoso para o futuro da humanidade!
Já passou a hora de avançarmos também no mundo real, de reformularmos crenças e valores que nos conectem melhor com o próximo e com Deus.