“Um político
pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração”.
(James Freeman Clarke)
A Professora Gleise Amorin Ospedal
Cleto, do Pré I – B (4 anos) , da EM “Professora Maria Olivia de Mello”, de
Itararé-SP, buscando conhecer o que pensa as nossas crianças, propôs numa aula,
no início do ano letivo de 2017, que os alunos completassem a seguinte frase:
Nossos
sonhos de vida: viver em um mundo... (Veja que belas respostas!).
“Sem
ladrões”
(Elias); / “Com mais flores” (Thayla); /
“Com casas para todos” (Jean); / “Com mais brinquedos” (Luiz Fernando); / “Que
tivesse comida para todos” (Yuri); /
“Com mais árvores” (Nicolyn); / “Que
todas as crianças tivessem pai e mãe” (Lucas); / “Que tivesse carro que não
fizesse fumaça” (Nicolyn); / “Que tivesse mais médicos” (Isabella); / “Que
as crianças pudessem falar mais” (Lucas); / “Tivesse remédios para
todos” (Yuri); / “Que todos cuidassem mais dos animais”
(Laryssa); / “Com trabalho em troca das coisas” (Yuri); / “Com mais vagas nas escolas”
(Nicolyn); / “Que não existisse dinheiro” (Emanuelly); / “Cheio de Anjos” (Thayla);
/ “Que tivesse muito doce” (Heloysa); / “Que todos conseguissem
comprar as coisas” (Alexya); / “Onde todo mundo respeitasse o colega”
(Yuri); / “Que existisse dinossauros na escola” (Gustavo); / “Que
o vô e a vó morasse com a família e não na casa dos velhinhos” (Amanda); / “Com
mais histórias de bruxas e monstros” (Vitor); / “Que não tivesse briga e
ninguém matasse a gente” (Letícia); /
“Em que a Terra fosse um doce” (Luiza);
/ “Sem febre amarela” (Jean); /
“Que cuidassem dos índios” (Luís
Gustavo); / “Que tivesse mais alegria e menos tristeza” (Beatriz); / “Que
cuidassem da vó e vô doentes” (Thainá); / “Que não se colocasse
veneno nas plantas” (Alice); / “Que os outros acreditassem mais no Papai do
Céu” (Pedro); / “Vida não morte” (Renan).
Percebe-se pelo alto índice de aproveitamento,
tratar-se de crianças precoces, de outra dimensão, com sentimento inato do Bem,
com tendência natural para ajudar, e que estão chegando para promover mudanças
no processo de evolução intelecto-moral do planeta.
São, na sua maioria, os responsáveis
pela transição planetária, rumo a uma nova
era de amor. Por isso vêm com uma finalidade: desenvolver o lado direito do
nosso cérebro, o lado intuitivo, a área das percepções psíquicas.
Para esta Nova Geração o mundo precisa
de uma Nova Pedagogia. Como a de Maria Montessori, pioneira da educação moderna
atual, que antecipou com sua metodologia de ensino o período em que surgiriam estas
crianças.
Conta-se que uma
dama muito rica ao visitar Maria Montessori, a interrogou:
− Senhora,
quando devo começar a educar meu filhinho?
E a Dra.
Montessori indagou:
− Que idade tem
o seu filhinho?
A Senhora
respondeu:
− Meu filhinho
está com um ano.
− Então corra
senhora, vá educá-lo rapidamente, porque você já perdeu os melhores meses
daquela vida!
− Como? Ele só
tem doze meses!
− Fora do ventre
– respondeu – porque dentro, esteve nove! A educação começa no ventre,
acariciando-o, dizendo: “eu te amo; seja
bem-vindo; você é um anjo para a minha vida”...
Rudolf Steiner,
fundador da Pedagogia Waldorf, ensinava que não é importante apenas transmitir
informações, que são necessárias, mas o fundamental é a doação de amor. A função educativa vai além de instruir, pois deve
facultar o surgimento dos hábitos edificantes, que somente com amor se consegue.
Dizia ele que “educar é a harmonia entre
arrancar do íntimo o conhecimento e condicionar os hábitos edificantes”.
As crianças
desta Nova Geração exigem uma compreensão educacional com esta dimensão, a fim
de poderem desempenhar o seu papel na construção de um mundo melhor. A elas é recomendada
uma experiência educacional alicerçada no amor – mas muito amor mesmo! – até
por causa da perda de contato e de afeto provocada pela necessidade atualmente
do pai e da mãe trabalharem.
Cuidemos desta
Nova Geração do 3º Milênio, para que possam construir um mundo sem revolta, sem
ódio e sem violência, mas de muita alegria, de paz e amor. Que seja o final dos
tempos maus de sofrimentos, de guerras e de horror...
Que o mundo
atual perceba estas crianças como missionárias do Bem, do Amor, da Verdade, e
da Justiça, amando-as intensamente.
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