“Abrirei em Parábolas a minha boca e publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo” (Mateus, 13: 35).
Parábola é a narração de uma história alegórica, ou seja, sob forma figurada, na qual o conjunto de seus elementos evoca, por comparação, outra realidade de ordem superior.
A parábola significa uma coisa nas palavras e outra coisa no sentido. Ela é como uma ficção, porque representa uma coisa para dar a idéia de outra. Transmitir verdades indispensáveis de serem compreendidas é a sua finalidade.
Quando exposta com um fim moral, a parábola auxilia na compreensão da realidade do mundo em que vivemos. Podemos então tirar muitas verdades dela – de acordo com o nosso entendimento – e aplicá-las em nossas vidas.
A parábola não altera os fatos da nossa vida, mas nos ajuda a olhá-los de outra maneira. Ao revê-la sempre acabamos descobrindo novos significados importantes para a nossa vida. E isso faz a gente ir se transformando e se espiritualizando.
Jesus entendia a forma de pensar das pessoas e sabia que a parábola tem um significado diverso dependendo da evolução das pessoas. Pois, as pessoas são diferentes uma das outras e têm, portanto, interpretações distintas da realidade. Assim, Jesus falava por parábolas porque sabia que aos seus adeptos é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, pois vêem e ouvem o sentido espiritual que permanece para sempre, não se prendendo à figura ou à palavra sonora, que se extingue e desvanece.
Aos demais, ao contrário, não é dado o saber espiritual, porque só vêem a figura alegórica que lhes é mostrada. Assim como quem não quebra a noz, e só lhe vê a casca.
Preocupado em ajudar as pessoas a entenderem a vida, e, propositadamente, para cumprir as profecias, foi que Jesus deixou seus ensinamentos em forma de Parábolas Evangélicas – verdadeiras pérolas de sabedoria. Ele sabia que assim seus ensinamentos não seriam em vão, pois permaneceriam sempre atualizados, através dos séculos.
E a tal Parábola do TIM?
Então, vamos lá! Encontra-se no livro de Mark W. Baker “Jesus, o maior psicólogo que já existiu”.
TIM é um geólogo que passa a maior parte do tempo ao ar livre. Ele é um homem humilde que costuma falar pouco. Mas quando fala diz coisas muito proveitosas.
Mark estava sentado na cozinha da casa de TIM, com um ar deprimido e se sentindo sem esperanças, quando ele lhe disse:
– Sabe Mark, recentemente, quando eu estava fazendo uma pesquisa geológica, notei uma coisa interessante a respeito da maneira como o mundo é feito. Nossa equipe escalou a montanha mais alta da região e a vista nos deixou emocionados. As experiências no alto das montanhas são magníficas. No entanto, nessa altitude as árvores não conseguem sobreviver. No topo da montanha nada cresce, mas quando olhamos para baixo notamos uma coisa interessante: todo crescimento está nos vales.
Moral da história. Dessa forma, alegoricamente, TIM ensinou a Mark uma verdade essencial: o sofrimento nos causa dor, mas também nos faz crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário