A NOTA DE R$100
Num auditório lotado, um famoso pregador, segurando uma cédula de alto valor monetário, começou sua palestra, perguntando às pessoas:
− O que tenho na minha mão?
− Uma nota de R$100,00 – respondeu a maioria, em uníssono.
− Quem quer esta nota?
− Eu. – responderam todos, erguendo a mão...
− Darei esta nota a um de vocês esta noite – disse o pregador –, mas, primeiro, deixem-me fazer isto...
Então, ele amassou totalmente a nota e, outra vez, perguntou:
− Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas...
− E se eu fizer isso...
Derrubou o dinheiro no chão e começou a pisá-lo e esfregá-lo. Depois pegou a cédula toda suja e amassada e, novamente, perguntou:
− E agora?... Quem vai querer esta nota?
Todas as mãos voltaram a se erguer.
O pregador então se voltou para a platéia e começou seu discurso.
− Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque mesmo amassada ela não perde o valor. Esta situação também acontece conosco... Muitas vezes, em nossa vida, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas, não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada de tudo isso importa!... Nada disso altera a importância que cada um tem neste mundo!... O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas, pelo que fizemos e sabemos!
Agora, reflita bem e procure em sua memória e nomeie:
1. As cinco pessoas mais ricas do mundo.
2. As cinco últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
3. Dez vencedores do prêmio Nobel.
4. Os últimos cinco vencedores do Oscar, como melhores atores.
Como vai? Mal, não é?... Difícil de lembrar?... Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem. Os aplausos vão-se embora! Os troféus ficam cheios de pó! Os vencedores são esquecidos!
Agora, puxe pela memória e nomeie:
1. Três professoras que o ajudaram na sua verdadeira formação.
2. Três amigos que já o auxiliaram em momentos difíceis.
3. Algumas pessoas que fizeram você se sentir alguém especial.
4. Cinco pessoas com quem você convive a maior parte do tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?
As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, que têm mais dinheiro, ou os melhores prêmios... As pessoas que marcam a nossa vida são aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão sempre ao nosso lado.
Então reflita, por um momento, em que lista você se encontra! Não sabe?... Você não está entre os famosos, mas está entre aqueles que se lembra de você com muito carinho: seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus entes mais queridos e seus verdadeiros amigos.
Saiba que Deus nos procura a todo o momento, sem percebermos. Pois, cada um de nós tem uma importância significativa na criação divina. Diz o evangelho: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tende vós do que numerosos pardais” (Lc. 12,7).
Rico, pobre, remediado, poderoso, simples, pecador, sofrido, crente, ateu, feio, bonito ou de qualquer forma que você viva, saiba que cada filho de Deus é muito importante na vida. A experiência que você vive agora é necessária, pois você está sendo preparado para uma grande missão no universo.
Não se esqueça: você é importante para a sua família, e está entre todos que são lembrados por Deus. Pois Jesus nos assegura isso, através de Lucas, quando pergunta: “Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?”(Lc 15,4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário