Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 30 de setembro de 2023

A LINHA DO DESTINO

 “Nosso destino está de acordo com os nossos méritos” (Albert Einstein).


Certo Rei acreditava que o correto era aquilo que pensava. Um dia, ele reuniu suas três filhas e disse-lhes:

— Tudo o que tenho é de vocês. Por meu intermédio vieram a este mundo. Portanto, a minha vontade é que sempre determinará o Destino de vocês.

Duas das moças concordaram. Mas a terceira retrucou:

— Embora a minha posição me obrigue a acatar as leis, não posso acreditar que meu Destino deva ser sempre determinado por suas opiniões.

— É o que veremos! – disse o Rei.

E mandou prender a jovem numa pequena cela, por alguns anos.

Mas, enquanto isso, o Rei dizia para si mesmo: “Essa moça está encarcerada não por vontade própria, mas sim pela minha. Isso vem provar, de maneira cabal para qualquer mentalidade lógica, que é minha vontade, e não a dela, que está determinando seu Destino”.

Os habitantes do Reino achavam que ela devia ter feito algo grave para ser tratada assim pelo próprio pai.

De tempos em tempos, o Rei ia visitá-la no cárcere. Embora debilitada, ela, se obstinava em sua atitude, que esgotou de vez a paciência do Rei.

— Seu persistente desafio – disse o Rei – só servirá para me aborrecer ainda mais e, aparentemente, enfraquecerá meus direitos, caso você permaneça em seus domínios. Então vou desterrá-la para o deserto que faz divisa com meu Reino. É uma região inóspita, povoada por animais selvagens e pessoas exiladas, incapazes de sobreviver. Ali, você descobrirá se pode levar outra vida diferente da que conheceu aqui.

O Decreto Real foi prontamente acatado. A moça logo se encontrou num território selvagem, sem qualquer semelhança com o ambiente protetor em que havia crescido. Mas, bem depressa, ela já percebeu que uma caverna podia servir de casa, que nozes e frutas provinham tanto de árvores como de pratos de ouro, que o calor provinha do sol. Aquela região tinha um clima e uma maneira de existir próprios.

Depois de algum tempo, ela conseguiu organizar sua vida tão bem que obtinha água de mananciais, legumes da terra cultivada e fogo de uma árvore que ardia em chamas. E murmurava para si própria: “Aqui há uma vida cujos elementos se integram, formando uma unidade, mas nem individual ou coletivamente obedece às ordens de meu pai, o Rei”.

Certo dia, um rico viajante perdido por ali, encontrou a princesa exilada.  Enamorou-se dela e a levou para seu país, onde se casaram.

Passado algum tempo, os dois decidiram voltar ao deserto onde construíram uma enorme e próspera cidade. Ali, sua sabedoria, recursos próprios e sua fé se expandiram plenamente. Os “excêntricos” e outros banidos, muitos deles tidos como loucos, logo se harmonizaram plena e proveitosamente com aquela existência.

A cidade se tornou conhecida em todo mundo superando amplamente os Reinos vizinhos em progresso e beleza.

 O Rei – pai da princesa obstinada – resolveu então conhecer de perto esse estranho e misterioso lugar que brotara do deserto. Mas quando, de cabeça baixa, ele se acercou do trono onde o jovem casal estava sentado, ao erguer os olhos encontrou os daquela soberana, cuja prosperidade, fama de justiça e discernimento superava em muito o seu renome.  E, assim, pôde captar as palavras murmuradas por sua filha:

— Como pode ver meu pai, cada um tem seu próprio Destino e faz a sua própria escolha!...

Esta parábola – adaptada para este artigo –, serve de reflexão para muitos que não aceitam que pessoas da própria família sejam diferentes e que tenham direito de traçar as Linhas de seu próprio Destino. Não entendem que cada Consciência é distinta! Que o ser humano tem o livre-arbítrio, concedido por Deus, para desenhar seus caminhos na direção de sua própria Consciência...

Cada um tem a sua Realidade e o seu próprio tempo de maturidade. Pois todos realizam suas missões na Terra conforme suas vozes interiores.  Somos todos livres para decidir. Nosso Senhor é o Protetor de todos na caminhada.  E o fim de tudo é a FELICIDADE...


sábado, 23 de setembro de 2023

OS EMBRIAGADOS DO MUNDO

 

O Egoísmo é o germe da corrupção...


O EGOÍSMO – a maior chaga da humanidade – é a dedicação excessiva de uma pessoa para si mesma, sem levar em consideração as necessidades dos outros. Diz-se até que é filho do casamento do Orgulho com a Vaidade, e irmão do Ciúme. Por essa razão, talvez, é que Emmanuel considera o Egoísmo como sendo “a negação da Caridade e a fonte de todas as misérias terrenas”.

Portanto, nas suas diversas formas o Egoísmo tanto pessoal, como de família, de casta, de nacionalidade, são contrários ao mandamento de amor ao próximo que tem como norma fazer aos outros, o que desejamos para nós”.

Sabemos que “Fora da Caridade não há Salvação”. Mas, como fazer isso? Se a Terra está cheia de “Embriagados do Mundo!” — aqueles que não podem superar seus Egos!...

Egoístas não estendem a mão ao próximo; não dão esmolas; não ajudam entidades assistenciais; nada emprestam; e nunca são voluntários... O Egoísta só pensa nele! É egocêntrico. É incapaz de se colocar no lugar do outro (por empatia!) para ver o que se passa com ele e entender as suas razões. Está sempre torcendo contra ou se opondo a tudo!...

O Egoísta acha que sempre há uma segunda intenção por trás de tudo que lhe pedem. Se alguém lhe pede uma moeda, acha que é pra comprar droga; se lhe pede um prato de comida, é um vagabundo; e se lhe pede uma contribuição para um programa social... Diz que tem gente ganhando por trás disso! E assim por diante... É tanta desconfiança, que até dá pena do cara!...

Comparado com outros vícios que destrói o corpo, o Egoísmo é muito pior! Pois é um vício da alma! Como destruí-lo? Que armas usar para combatê-lo? Esse era o dilema da jovem filha de um Religioso, o qual para elucidá-la adaptou, assim, um precioso ensinamento do Mestre Jesus, em Mateus 18: 23 a 30.

Um Rei quis pedir contas aos seus devedores. E tendo começado a fazer isso, apresentaram-lhe um que lhe devia 10 mil talentos (fortuna inimaginável naquela época!). E como ele não tinha condições de pagá-lo, ordenou-lhe:

— Venda sua mulher, filhos e tudo que possui, para liquidar sua dívida!

O devedor, lançando-se aos seus pés, suplicou-lhe:

— Senhor, dá-me um prazo e eu lhe pagarei tudo!

Cheio de compaixão, disse-lhe o Rei:

— Pode ir! – Sua dívida está perdoada.

Mas este devedor, mal tendo saído, encontrou um companheiro de serviço, que lhe devia 100 denários (uma quantia irrisória naquela época!). E, agarrando-o pelo pescoço e sufocando-o, disse:

— Paga-me o que me deves.

Seu companheiro atirou-se aos seus pés, desesperado, e suplicou-lhe:

— Tenha um pouco de paciência, me dá um prazo que lhe pagarei tudo!

Mas ele não quis escutá-lo; e, indo embora, fez com que o prendessem, até que lhe pagasse o que devia.

Os outros que estavam vendo o que se passava, extremamente aflitos, ficaram sentidos e avisaram o Rei de tudo o que tinha acontecido.

Então o Rei, fazendo-o vir, disse-lhe:

− Homem malvado! Perdoei toda a sua dívida, pois me pediu isso. Não deveria então ter piedade do seu companheiro como tive de você?

E dizendo isso, furioso, deixou-o nas mãos dos carrascos até que ele pagasse tudo o que lhe devia.

 

Finalizando a história, o Religioso aconselhando a filha, disse-lhe:

− Querida! É deste modo que Deus tratará aquele que não perdoar, do fundo do coração, ao seu irmão.

A jovem compreendeu então, que o Egoísmo deve ser visto como um ALVO contra o qual devemos disparar nossas armas e todos os nossos esforços, com coragem, para vencê-lo. Mas, para vencê-lo em nós mesmos, antes do que vencer aos outros. O Perdão será a nossa principal munição! Pois só um forte sentimento de amor ao próximo será capaz de destruir esta Chaga da Humanidade... Esse monstro que é a causa de nossa infelicidade!

Pratiquemos, pois, com humildade as virtudes de indulgência, de resignação, respeito, paciência abnegação... Que são tão eficazes para combatê-lo! E expulsemos de vez este mal de nossos corações vestindo o melhor traje de luta: A CARIDADE! 

sábado, 16 de setembro de 2023

A BOLSA DE ÁGUA QUENTE

 

“Eu darei a eles o que desejam, antes mesmo de Me pedirem” (Isaias 65,24).


A história a seguir, que um famoso Reverendo afirma ser real, nos revela como Deus se preocupa com a gente! Pois, já sabe, antes mesmo de pedirmos, o que nos é necessário.

Certa noite uma missionária americana, que atuava em pleno coração africano estava fazendo de tudo para ajudar uma mãe em trabalho de parto. Apesar do esforço a mãe não resistiu, deixando um Bebê prematuro e uma filha de dois anos em prantos.

Era muito complicado manter o bebê vivo sem uma incubadora (não havia eletricidade para ativar a incubadora). Os recursos de alimentação eram inadequados. E as noites eram frias, mesmo morando na Linha do Equador!...

Uma senhora, aprendiz de parteira, foi buscar a caixa reservada a tais Bebês, e panos de algodão para envolvê-lo. Outra foi acender o fogo para aquecer uma chaleira com água, para a Bolsa de Água Quente. Sem demora, retornou desconsolada, pois a Bolsa disponível havia rompido. Borracha estraga fácil em clima tropical.

— Era nossa última Bolsa, disse ela.

— Muito bem! Coloque o Bebê em segurança o mais próximo quanto possível do fogo – disse a missionária – e durmam entre a porta e o Bebê para protegê-lo das rufadas de vento frio. Precisamos manter o bebê aquecido.

Na manhã seguinte, foi orar com as órfãs. Contou-lhes sobre o Bebê. Falou que o recém-nascido poderia morrer de frio, e mencionou a irmãzinha de dois anos, que não parava de chorar, pela perda da mãe.

Durante as orações, Ruth, uma das meninas africanas de 10 anos, orou:

— Por favor, Deus, manda-nos uma Bolsa de Água Quente. Amanhã talvez já vá ser tarde, Deus, porque o Bebê pode não aguentar. Por isso, manda a bolsa ainda hoje, meu Pai!...

E, demonstrando muita fé, ainda acrescentou:

— E já que está cuidando disso, Deus, manda junto uma Boneca para a irmãzinha dela, para que ela saiba que o Senhor a ama de verdade.

A missionária ficou em apuros; ela poderia simplesmente dizer “Amém”. Mas, honestamente, não podia acreditar que Deus atenderia àquele pedido, embora a Bíblia nos ensine que a Fé, não tem limites.

O único jeito de realizar esse pedido, seria por encomenda, via correio. Ela estava na África, há quatro anos e jamais havia recebido uma encomenda postal de casa. De qualquer forma, se alguém enviasse algo, mandaria uma Bolsa de Água Quente? Ela morava na Linha do Equador!

À tarde, durante uma aula da escola de enfermagem, veio um recado dizendo que um carro estacionara no portão da casa dela. Correu... Ao chegar lá, o carro havia partido, mas deixara um pacote de 11 kg na varanda.

Ela não conseguia abrir o pacote e pediu que algumas crianças a ajudassem. Os olhos, arregalados, acompanhavam cada ação. Havia roupas, ataduras, caixinhas de uvas-passa, farinha e lá no fundo da caixa, pasmem...

— Uma Bolsa de Água Quente novinha – gritou a missionária! – E eu não fiz nenhuma encomenda nesse sentido!

Ruth, que estava perto, saltou e começou a gritar:

— Se Deus mandou a Bolsa, Ele também mandou a Boneca.

Enfiando as mãos na caixa, procurava pela Boneca. E lá estava ela. Ruth nunca duvidara! Olhando para a missionária, perguntou:

— Posso ir junto levar a Boneca para aquela menina, para que ela saiba que Jesus também a ama muito?

 

Este pacote estivera a caminho por cinco meses. Foi uma iniciativa de uma ex-professora de escola bíblica da missionária, que atendeu a voz do Senhor de enviar uma Bolsa de Água Quente. Uma das meninas da turma decidiu mandar junto uma Boneca, 05 meses antes!!! Era a resposta a uma oração de outra menina de 10 anos, que acreditou fielmente que Deus atenderia ao seu pedido, ainda naquela tarde.

 Esta lição nos ensina que Deus é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Que Deus além de Bom, Justo e Sábio é Perfeito. Pois nada acontece por acaso. Há uma sincronicidade perfeita no Mecanismo Supremo Universal para manter a harmonia e o equilíbrio de tudo. Foi isso que possibilitou a Jesus nos ensinar que “ATÉ NOSSOS CABELOS ESTÃO CONTADOS”.

sábado, 9 de setembro de 2023

UM ENSINAMENTO NOBRE E JUSTO

 

O tesouro do nobre são seus exemplos de dignidade e justiça que permanecem!


Num domingo em uma cidade americana, um Pai aproveitou o dia ensolarado para levar os filhos para jogar minigolfe. Na bilheteria perguntou:

— Quanto custa o bilhete de entrada?

— São três dólares para o adulto e para qualquer criança acima de 07 anos – respondeu o bilheteiro.

 

Entretanto, antes de fornecer os bilhetes, o bilheteiro acrescentou:

— Se os seus filhos tiverem 07 anos ou menos a entrada é grátis! Quantos anos eles têm?

— O menor tem 04 anos e o maior tem 08 – informou o Pai.  

— Vai querer quantos bilhetes?

— Dê-me dois bilhetes – pediu o Pai

O bilheteiro sorrindo falou, então, com ares de esperteza:

— Poxa, se o Senhor me tivesse dito que o mais velho tinha apenas 07 anos eu não saberia reconhecer a diferença! E o Senhor teria economizado três dólares!

O Pai, sem se perturbar, disse:

— Sim, você talvez não notasse a diferença, mas os meninos saberiam que não é essa a Verdade! E eu para economizar pequena soma em moedas teria desperdiçado um Grande Tesouro.

— Tesouro! Que Grande Tesouro é esse? – Indagou surpreso o bilheteiro.

E o Pai respondeu quase soletrando:

 O Grande Tesouro de Um Ensinamento Nobre e Justo.

Paulo, na carta aos Filipenses (4,8-9), diz que “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. [...] Isto praticai, e o Deus da paz estará convosco”.

Para ser nobre e justo é preciso falar sempre a Verdade. Escondê-la – dizem – que é o maior dos pecados, que pode embaraçar ou até mesmo impedir a Evolução do Ser Humano. Embora as pessoas tenham que suportar muitas vivências amargas, todos têm o Direito de descobrir a Verdade.

Verdade é diferente de Verdadeiro.

O Livro do Conhecimento diz que ainda ninguém neste planeta viu a Luz da Verdade em seu significado exato. Porque a Verdade está acima de qualquer coisa que o ser humano possa imaginar. Mas, o nosso Mestre e Governador Planetário, já nos disse em João 8,32 que Ele, o Cristo, é a Verdade e a Vida.

Verdadeiro, contudo, é aquilo que mais se aproxima da Verdade. Talvez, por isso, dizem que o Verdadeiro amigo é o que lhe fala Verdades Amargas!

O indivíduo Verdadeiro é o que faz uso do exercício da justiça, da ética e da moral em todas as oportunidades da vida. Pois só assim conseguirá fazer um mundo cada vez melhor de se viver. Como fez esse Verdadeiro Pai Americano da história, que nos deu como exemplo, uma Lição Viva de honestidade!...

Um exemplo, como esse, é edificante pelo magnetismo que ele repercute... Pelo modelo que o exemplo estabelece... Pela socialização desse comportamento como padrão... Pela imitação daquilo de bom que o exemplo difunde com frequência... Pelo condicionamento das informações que inculca na mente, etecetera e tal.

Talvez ainda não se saiba como, mas o exemplo de vida tem Empoderamento. Por ser contagiante, delega poder às pessoas e, por isso, promove a autonomia e a emancipação. A prática, ditada por boas atitudes, ressoa (produz eco) e reverbera (reflete e irradia Luz). Essa prática tem uma energia que se translada (transfere) de pessoa para pessoa...  Que se conserva, persevera e se difunde no meio social!...

São posturas como essa, que modelam a conduta do justo. Do homem sério, honesto e maduro, cuja Consciência Moral é de Cidadão do Mundo. Tão importante como a dos Iluminados Missionários, de palavra doce, suave e CORRETA, que vêm consolar e libertar o nosso povo.  

Pessoas com estes comportamentos já vivem um Novo Tempo e são os verdadeiros Devotos do Bem. São Professores Solares, que canalizam grandes tesouros de ensinamentos para a transmutação de nossa Realidade. São os possuidores de um forte sentimento de Sinceridade – período este que já se abre e antecede a RESSURREIÇÃO DA VERDADE, que em breve resplandecerá por todos os quadrantes da nossa Galáxia.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

MUDANÇA DE PARADIGMAS

 

“Mudar de Paradigmas é tão difícil quanto deixar os vícios” (Ademar Borba).


Sucesso na vida depende da nossa capacidade de resolver dificuldades. Mas, muitos as enfrentam com desespero, e não conseguindo superá-las se revoltam e caem em depressão, precisando de ajuda médica até de clínica especializada. E sujeito à falência há quem chegue até a se questionar: Será que vou me quebrar?

Pode-se afirmar que para o Pioneiro de Paradigmas a resposta a essa questão é NÃO! Porque ele sempre buscará novos caminhos para as transformações de seus negócios.  Pioneiros de Paradigmas são os que se antecipam na adoção de novas ideias para seus investimentos.

Se você é um empreendedor, precisa definir os Paradigmas da sua Empresa. Ou seja, precisa determinar o padrão de comportamento, que todos os membros da sua organização estão condicionados a partilhar entre si. Para buscar então novos modelos de comportamento que sirvam de garantia aos bons investimentos.

Sobre Paradigmas, para melhor entendimento, vejamos, a seguir, um causo engraçado ocorrido numa auditoria feita em uma das firmas de um saudoso empresário de Itararé. Contam que nessa ocasião o Auditor fez a seguinte pergunta para um dos funcionários:

— Qual é o Ativo da Empresa?

E esse escriturário, recém-contratado, titubeando, respondeu:

Ativo aqui? Bem!... Tem uma porção deles, mas igual ao “Seu” Luís, o nosso Patrão, não tem nenhum! Ele é o mais ativo de todos!...

O conceito financeiro de Ativo e Passivo certamente, não fazia parte do dia-a-dia desse novo empregado. Ele desconhecia esse Paradigma usado na contabilidade, como sendo o acervo da empresa – o seu Capital em circulação. Para o cotidiano familiar dele, Ativo era o individuo laborioso, diligente, que atua com prontidão, que está sempre em ação, ágil, vivo, enérgico, animado...  

Os Paradigmas, portanto, formam padrões de comportamento (um modo de se fazer as coisas sempre da mesma maneira). Usamo-los para nos orientar a resolver dificuldades e para estabelecer limites em nossa vida, em nosso serviço...

 A globalização, neste Período de Transição Final (dos Tempos), tem sido o caminho de todos. Vivemos num mundo cada vez mais competitivo. As mudanças ocorrem nas ordens de vida tanto Familiar quanto de Socialização. O tempo de Fanatismo, de Beatice já passou!... Agora o momento é de acender a sua Luz de Conhecimentos. Pois se você quiser evoluir e trinfar nos negócios tem que estar preparado para alguns pioneirismos.

O desafio de cada um para ocupar seu espaço no mundo atual será cada vez maior. Mas, como se orientar então, se não existe receita pronta capaz de resolver todas as dificuldades?

Por falta de tempo, a sua bússola deverá ser a Intuição – que extrapola os cinco sentidos. Pois, ela é a capacidade humana de tomar boas decisões com base em dados incompletos. E você terá que decidir se vai continuar pelo mesmo caminho, ou se vai tomar um novo rumo.

 Seja um pioneiro de paradigmas e você estará fazendo a coisa correta dando ouvidos à sua voz interior. Você será um precursor das novas tendências... E novidades atualmente não faltam! Vejam as Novas Tecnologias que estão revolucionando o Campo! E já vivemos o mundo da Inteligência Artificial da qual não se tem como escapar!...

Imprescindível, pois, é ter então conhecimento dos novos paradigmas e entender a sua aplicação na vida, nas instituições, bem como na potencialização dos negócios...

A Inteligência Artificial (IA) é um novo Paradigma bastante promissor.  Mas muitos ainda não se utilizam dessa tecnologia por desconhecimento.

A Inteligência Artificial, apoiada em dados digitais, permite que os sistemas tomem decisões pensando como seres humanos. Ela traz a capacidade das máquinas para substituí-lo, com precisão e independência.

Lembre-se de que os Pioneiros estão sempre à frente, desbravando horizontes e jamais dão uma colher de chá aos seus concorrentes. ,

Mexa-se!... Porque “a pessoa que fica sentada nunca pode ser feliz”.