Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 28 de julho de 2023

FÁBULA SOBRE LIBERDADE

 

“O Senhor é Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. (II Cor 3,17).


Era uma vez um Rei, que tinha um Pássaro com asas coloridas e um canto maravilhoso, preso numa gaiola de ouro. Ele, quando precisava se animar dizia ao Pássaro que abrisse suas asas e cantasse sua afinada música. Ficava tão feliz, que decidiu um dia premiar o Pássaro:

— Pede o que quiser e eu te dou.

— Meu caro Rei – respondeu o Pássaro –, eu sei que tenho uma bela gaiola e sou muito bem tratado aqui, mas o que eu queria mesmo era poder sair e cantar livremente.

— Ora, Pássaro, isso eu não posso lhe dar!

Dias depois, o Rei decidiu viajar ao Reino vizinho – onde seu Pássaro tinha sido capturado – e disse a ele:

— Vou até o seu Reino, quer alguma coisa?

— Vá até um vale, à direita da montanha mais alta.  Vossa Majestade verá um lago com árvores frondosas em volta. É lá que estão os meus parentes, mande uma saudação a eles.

O Rei, para atender ao pedido do Pássaro foi até esse vale e lá viu dezenas de pássaros tão belos como o seu. E gritou:

— Meus caros, sou o Rei do Reino vizinho e mando uma saudação de um de vocês, que está morando em uma gaiola em meu belo palácio.

Então, um pássaro igual ao do Rei despencou do galho da árvore mais alta. Estava morto.

Assustado, o Rei de volta ao seu palácio, disse:

— Meu caro Pássaro! Eu fiz o que me pediu, mas aconteceu algo estranho. Do alto da árvore mais alta, outro pássaro, muito parecido com você, despencou e caiu morto.

 Triste, o Pássaro lhe respondeu:

— Esse pássaro era meu irmão. E, em seguida, também caiu morto.

O Rei então se arrependeu e tirou o Pássaro da gaiola e o colocou na soleira da janela. Mas, em seguida, percebeu que ele respirava e se mexia. O Pássaro, então, se levantou livre, dizendo:

— Aquele era meu irmão e me mandou um recado, caro Rei. Não importa a mensagem, e sim o mensageiro, que nem precisa saber que está carregando essa mensagem.

Estupefato, o Rei lhe pergunta:

 — E qual é essa mensagem?

 LIBERDADE NÃO SE PEDE, LIBERDADE SE CONQUISTA! – respondeu-lhe o Pássaro. E saiu voando, livre, pelos céus...

Às vezes, confundimos Liberdade com Libertinagem.

Libertinagem está mais para a licenciosidade no fazer as coisas, de forma desordenada e sem empecilho algum.  

Liberdade já é um anseio inato do ser humano. Sua busca é tão natural como é a busca da luz pela planta. Daí o impulso por Liberdade ser um dos mais fortes já experimentados por todos que tenham a capacidade de sentir.

“A Liberdade não tem preço” – segundo Esopo. Entende-se, porém, que ela tem o esforço da busca pela Revelação da Verdade, quando Jesus assevera: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

. E Jesus ainda ensinou, que a Liberdade nossa termina onde começa a Liberdade do nosso próximo! Isso significa dizer que somente podemos agir como uma consciência livre, respeitando o Consciente Coletivo. Não é lícito querer impor a outras pessoas aquilo que não desejamos para nós!...

A Verdade embasada na Justiça e no Amor nos eleva ao esclarecimento maior, distante do fanatismo e do radicalismo. Pois ela é o instrumento da nossa Emancipação Espiritual. 

Diz o Livro do Conhecimento, que “Uma Verdade se fixa nas mentes somente se ela for repetida mais de mil vezes”. Daí o cuidado maior que você deve ter para não reificar (coisificar) a sua consciência pela Mentira difundida amplamente, como se você fosse um objeto qualquer.

Perante Deus, o mesmo Direito é igual para todos. Por isso Ele nos concedeu o Livre-Arbítrio para termos Liberdade nas nossas escolhas.

Chegou, pois, o tempo de se fazer as escolhas certas para Conhecer a Verdade! E de saber que “Dias difíceis preparam amanhãs luminosos!”.

Viva sem medos! Pois a dúvida ofusca a luta por Liberdade. 

Vá em frente, cantarolando o refrão da música “Massa Falida” de Duduca & Dalvan, que a todos conclama:

“Não aborte os teus ideais no ventre da covardia. Vá à luta empunhando a VERDADE, que a LIBERDADE não é utopia”.

sábado, 22 de julho de 2023

UM NOVO RENASCIMENTO CARNAL

 

As diversas jornadas do Espírito na Terra é o que se denomina de Reencarnação.


JOHN vê umas notícias no celular e procura o pai para tirar dúvidas.

— Filho, o que você quer saber?

— Pai, eu vi uma notícia de um menino que se lembra da outra vida dele. Tá no Youtube! A jornalista disse que ele é a Reencarnação de seu bisavô.

John já sabia, por outras conversas com o Pai, que nosso Espírito é criação divina, e que quando “morremos” o Espírito retorna ao Plano Espiritual. Sabia que o Pai, espírita por convicção, lhe daria uma boa explicação.

O Pai, todavia, vendo que o assunto em questão exigia uma resposta de acordo com o entendimento do garoto, arriscou uma resposta simples:

— Meu Filho, o planeta no qual vivemos é uma Escola da humanidade para a Evolução do Espírito. A primeira vez que você nasce aqui na Terra chama-se Encarnação. Mas, da segunda vez em diante que você aqui nascer em vez de Encarnação se diz Reencarnação ou renascimento, que significa para seu Espírito “entrar na carne novamente”.

— O Senhor tá me enrolando!...

— Você também não me deixa terminar! Encarnação é a sua primeira matrícula na Escola da Terra e Reencarnação é quando você está sendo rematriculado nesta mesma escola.

— Que escola complicada! Ainda não entendi direito, Papai!

— Poxa!... Reencarnação é quando a gente diz que o Espírito vestiu um corpo de carne pra viver na Terra.

— Então, Papai, o corpo de carne é o nosso Uniforme!... Da Escola da Terra é claro!... E se a gente fosse viver noutro planeta?

— Num outro planeta o Espírito poderia usar outro tipo de “Uniforme” – como você mesmo fala. Mas, como não sabemos que tipo de material é essa vestimenta noutro planeta, então vamos dizer Corporificação para o nascimento do Espírito naquele local.

— Ou Recorporificação não é Pai! Mas isso acontece por acaso?

— John, nada existe por acaso! Há um planejamento divino para tudo. Essa “Recorporificação” ou Reencarnação, não é acidental... Há um Plano perfeito e consistente da Espiritualidade dirigindo esta ação. E até o próprio Espirito que vai reencarnar pode participar desse planejamento, pois lhe foi concedido livre-arbítrio para isso.

— Pai, será então por isso que os Espíritas dizem que nada temos a reclamar, quando as coisas não acontecem do jeito que desejamos?

— É isso mesmo! Pois o objetivo da Reencarnação é ampliar a bagagem oculta do aluno. Entendeu?

— Sim! Mas, o que acontece quando não dá tempo de cumprir o planejamento?

— Às vezes, meu filho, as ambições planejadas pelo Espírito só se manifestam com êxito numa próxima Reencarnação.

A este diálogo educativo entre Pai e Filho, pode-se, ainda, acrescentar, que:

1.    Reencarnação não se confunde com Metempsicose, que é a doutrina da transmigração da alma do homem para o animal. Pois isto implica na ideia de retrogradação evolutiva, o que entra em desacordo com um dos principais pontos da doutrina reencarnacionista, que diz que o Espírito nunca retrocede.

2.    Alma é a denominação que se dá para o Espírito enquanto encarnado.

3.    O aprendizado do ser humano pode, em alguns casos, até ultrapassar mil reencarnações para que sua alma possa alcançar, na Terra, o grau máximo de evolução – a qual ainda prosseguirá em outras moradas do Universo.

4.    A Reencarnação aparece na Bíblia, através de alguns de seus sinônimos, como “palingenesia”, do grego (‘palin’ = novo e ‘gêneses’ = geração). Este vocábulo, em grego e em outras línguas, significa retorno à vida, viver de novo ou Reencarnação. Nos Evangelhos, o vocábulo “palingenesia” aparece em (Mateus 19: 28; e Tito 3: 5).

Para exemplificar, eis a transcrição do texto da Epístola de Paulo a Tito 3,5: “Ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo”. A palavra correta do original, aí foi traduzida por regeneração, mas com a intenção dos tradutores de esconderem o conceito de Reencarnação. E essa adulteração, por si só, comprova a ideia de que pela realidade bíblica há sim UM NOVO RENASCIMENTO CARNAL.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

O DESGOSTO PELA VIDA

 “Quem define quem você é, é quem te criou”.


LEOZINHO, embora fosse um dos melhores da classe em aproveitamento escolar, sofria Bullying constantemente.

Os atos de agressão na escola e de intimidação eram repetitivos por ser ele o menorzinho da classe. Por esse motivo não era aceito pelo grupo de alunos. Pouco a pouco essa situação constrangedora foi rebaixando a sua autoestima e criando em seu íntimo um grande desgosto pela vida.

Certo dia, sentindo-se torturado, antes de pensar em qualquer retaliação de seu sofrimento, resolveu desabafar com o seu Professor predileto, mais conhecido como Mestre Zen – de vida tranquila, pelos ensinamentos de Buda.

 Ele então pergunta ao Mestre:

— Por que eu me sinto tão inferior quando sou zombado pelos colegas?  Por que vivo assustado aqui na escola?

O atencioso Mestre levou-o até a praça arborizada da escola e lhe disse:

— Olhe para estas duas árvores. Ambas estão juntas aqui, há anos, e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: “Por que me sinto inferior diante de você?”.

O fato – continuou o professor – é que uma árvore é pequena e a outra é grande... Mas, eu nunca ouvi sussurro algum sobre isso!

— Mas isso acontece porque elas não podem se comparar – disse o aluno.  

— Então, não precisava me perguntar – replicou o Mestre. Você já sabe a resposta!... Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe!... Um pequeno arbusto ou uma grande árvore; não importa, você é você mesmo! Entendeu? Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O gorjeio de um passarinho é tão necessário quanto qualquer pessoa, pois o mundo será menos rico e belo se esse canto desaparecer!... Por favor! Tire de sua mente esse hábito de se comparar com os outros!...

— Professor, você acha então que eu tenho alguma importância na vida?

— Claro Leo!... Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo; ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta! Na natureza, tamanho não faz diferença. Tudo é expressão igual de vida.

Conformado, o garoto seguiu seu destino, levando no pensamento estas palavras do Mestre: “Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado” (Mt 23,12).

O progresso humano, num sentido figurado, pode ser comparado a uma Roda Gigante, onde uns sobem enquanto outros descem, numa rotina constante: ora por cima; ora por baixo. Pois, assim, gira a Roda da Vida!

Você é um Espírito Imortal, e traz consigo toda a sua bagagem milenar. Por isso, quando os momentos difíceis chegarem, faça uma reflexão dos modos pelos quais você deve ter vacilado durante os períodos em que esteve “por cima”, sendo exaltado.  

Reflita sobre a Lei de Ação e Reação e você descobrirá que sem os momentos sombrios de depressão, de quando foi humilhado e esteve “por baixo”, você não teria evoluído.

Ainda que agora você sinta um desgosto pela vida, não faça nenhuma loucura, nem cometa desatinos... Saiba que estes momentos de amargura são de redescoberta e de renovação interior... E são tempos passageiros!... Logo você sentirá que eles foram uma benção muito maior do que as dádivas que você colheu nos momentos em que esteve “por cima”.

Segundo as Cartas de Cristo “Você não é vítima do destino” Sabe por quê? “Porque você é vítima de sua própria consciência criativa”.  Porque é você mesmo que molda a sua consciência! Compreenda isso e LIBERTE-SE!...

 E lembre-se: “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles” (Lucas 6,31).

Ofereça aos outros a lealdade, a bondade, a generosidade, a aceitação e o perdão que gostaria de receber quando está em dificuldades. Nunca vire as costas para ninguém! Olhe o próximo apenas com o olhar do seu coração.

Remova as suas próprias defesas e você alcançará a paz de espírito e a VERDADEIRA AUTOESTIMA

sexta-feira, 7 de julho de 2023

MELHOORANDO...

 

Não passa um décimo de segundo do tempo sem o consentimento amoroso de Deus!


A frase em epígrafe até parece absurda, mas não é!... Pois, o mecanismo da engenharia celestial, para manter o Universo em Harmonia e Perfeito Equilíbrio, tem que ser de uma sincronicidade exata, que não permita sequer a mais leve instabilidade.

Podemos substituir essa expressão por outra do Alcorão: “Não cai uma folha sem que Deus disso tenha ciência...”. Ou, por ditos de Jesus: “Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados” (Mateus 10,30); “Vosso-Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais” (Mateus 6,8).

Elas indicam a Soberania do Criador... E que Ele sendo Perfeito, Justo, Sábio e Bom, jamais nos teria criado para uma condenação eterna.

Precisamos refletir sobre isso! Pois nenhum dos filhos de Deus se perderá! Somos centelhas divinas. Nossos erros não passam de experiências necessárias para Despertar nossa Consciência para a Perfeição que existe dentro de nós.

Jesus dizia: “Vós sois deuses!”.

Há uma força nos direcionando para o “alto”, para a conquista do Reino dos Céus, para atingirmos a meta da Perfeição e sermos acolhido por Nosso-Pai como o Filho Pródigo, que tinha se perdido e foi achado. E desse modo que se vive sempre progredindo...

Às vezes parece que estacionamos, porque demoramos ascender a um grau de frequência mais elevada; mas, com certeza nossa mente não deixa de se expandir. O pensamento não cessa... Como diz a questão 365 do Livro dos Espíritos: “O Espírito progride numa marcha ascendente e imperceptível”.

O Inteligente aprende com seus erros; o Gênio aprende com os erros dos outros; mas o Sábio aprende com as Leis da Existência em busca da virtude e da perfeição. E se for um Sábio Cristão aprenderá muito mais com as experiências de seu próprio Coração – em Oração –, para se tornar livre e feliz.

 O Cristão, que é Sábio, é o que está sempre “MELHOORANDO!”. Ou seja, que segue “Melhor / Orando”, porque vai melhorando suas conexões com o Poder da Criação. E, quanto mais acesso à Inteligência Divina, mais rápido resolve seus problemas e mais ainda aumentam as suas próprias reservas de Sabedoria. É assim que o Cristão evolui na dianteira dos outros!...

Segundo as Cartas de Cristo: “cada momento de ‘consciência em oração’ o aproxima de seu objetivo, ainda que você esteja completamente inconsciente disso”. E, “quando você estiver em ‘alta’ frequência, descobrirá o ressurgimento de seu ser espiritual e se alegrará com isso”.

Através dos ensinamentos do Cristo, você vai dar um Salto Evolutivo e se tornar Um HOMEM de BEM.

Isso me lembra duma história do Chico, que consta do livro: “Nosso Amigo Chico Xavier – 50 Anos de Mediunidade”, de Luciano Napoleão da Costa e Silva. Ela é bem sugestiva, pois até mesmo os Espíritos participaram dela, se encarregando de darem um final feliz e cômico.

Em Uberlândia (MG), um Senhor estudioso da doutrina aprendera que nos momentos em que mais sentimos necessidades de uma orientação espiritual, basta abrir a esmo o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, e lá encontraremos a orientação adequada...

Um dia este Senhor estava em sua chácara, deitado na rede da sua varanda, quando uma violenta tempestade desabou na cidade; os relâmpagos e raios a todos assustavam. Mais apreensivos ainda ficavam, quando um raio caiu bem próximo do local onde eles se encontravam, matando um gato.

Levantando-se, não teve meios termos: reuniu os parentes e exclamou eufórico, que o pior não tinha acontecido, graças à proteção que tinha dos espíritos e, ato contínuo, apanhou o Evangelho sobre a mesa e meditou alguns minutos, abriu-o e lá estava a mensagem pedida para aquele momento de gratidão e ansiedade:

“Se fosses um Homem de Bem, terias morrido...”.

O ambiente era de profunda meditação e respeito, mas foi impossível impedir a gargalhada espontânea dos presentes.

PS: Se fosse um Homem de Bem não precisava mais continuar encarnado aqui. Sua frequência seria incompatível com a da Terra.

sábado, 1 de julho de 2023

MANIFESTAÇÃO ESPÍRITA NA BÍBLIA

 “O que é a revelação senão comunicações extra-humanas?” (Allan Kardec).


Quando o Espiritismo é criticado no Antigo Testamento, por fazer parte de um rol de práticas abomináveis tais como: “à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos” (Deuteronômio 18,11), em primeiro lugar precisamos verificar que Bíblia é essa? Porque o Espiritismo só aparece historicamente, no mundo, a partir de 18/ 04/ 1857, com a publicação do Livro dos Espíritos.

Foi por falta de compromisso com a verdade, que a editora dessa “bíblia” permitiu tamanha aberração!...

Quanto à “invocação dos mortos”, se houve proibição é porque esses Espíritos podem manifestar-se, pois de outra forma tal proibição seria inútil. Alguém lhe proíbe de ir à Lua pedalando uma bicicleta? Não!...

O que se proibiu foi fazer consulta aos “mortos” das trevas, que nada sabem..., ignorantes..., sem a luz da sabedoria divina. E esta proibição era somente de Moisés, pois nunca constou dos DEZ mandamentos.

Rebatendo a crítica é preciso ainda se lembrar da Sessão Mediúnica narrada em I Samuel 28, 7-20, onde o Rei Saul consulta o falecido profeta Samuel através da médium de Endor.

Temos aí uma manifestação espirita, que não será compreendida pelos fanáticos – que só enxergam o que querem; que “São cegos e guias de cegos” (Mateus 15,14). Pois uma manifestação espiritual só pode ser compreendida por aqueles que têm conhecimento para isso...

É uma Sessão Mediúnica, mas não do tipo que fazem os Centros Espíritas, que não evocam Espíritos para coisas frívolas. O Espiritismo não pratica a necromancia – que é a evocação dos mortos para fins de adivinhação, magia com maus propósitos (feitiçaria) – difundida pelo povo supersticioso da antiguidade (e proibida por Moisés).

O curioso é que quase não se fala sobre outra Sessão Mediúnica, que está no Novo Testamento: “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele” (Mateus 17, 1-3).

Eis aqui, a maior prova de que a comunicação com os mortos não consta de nenhuma proibição divina. Talvez, até por isso, João – O Evangelista – (Paris, 1863), tenha afirmado que “Jesus foi o iniciador do Espiritismo”.

Por que condenar a religião dos outros? Religiões são rótulos! A essência é o que está dentro de cada pessoa – o TEMPLO DIVINO!

A nossa reforma íntima se processa, incessantemente, em busca da perfeição... Somos uma partícula divina – centelha de Amor – expandindo a mente e ascendendo às frequências mais elevadas em busca da almejada dimensão do Reino dos Céus. Pois, não nos disse Jesus: “Vós sois deuses?!” (João 10,34).

Paulo em Romanos, cap.8, nos diz que “todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E que “O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus; E, se filhos, também herdeiros, Herdeiros de Deus...”.

No Novo Testamento não vemos Jesus condenando ou combatendo qualquer filosofia religiosa. Aliás, Ele não censurava quem quer que seja, nem mesmo uma prostituta... Só condenava a hipocrisia dos fariseus. Mas, mandava amar o próximo e até os inimigos.

Jesus só pregava o Amor. Por isso, não existe “donos da verdade” sobre seus ensinamentos. Aqueles que de Bíblia em punho espalham a separação, manipulando as pessoas, devem se lembrar de que “O discípulo não está acima do Mestre” (Mateus 10,24). E, por isso, Paulo dizia: “Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus” (Rm 14,22).

O Espírito da Verdade (Paris, 1860), nos alerta que “Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana; e eis que, de além-túmulo, que acreditáveis vazio, vozes vos clamam: Irmãos! Nada perece. Jesus é o vencedor do mal; sede os vencedores da impiedade!...