Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 19 de novembro de 2022

LIÇÃO DE VIDA

 

“A alma da educação é a educação da alma”. (De Hovre)

 


Há tempos, numa roda de amigos numa das canchas do jogo de bochas do Itararé Clube de Campo – ICC, Francisco Orejana Ortega (Chico), historiava uma de suas pescarias:

— Na Semana Santa eu e meus amigos de Sorocaba, Zezinho, João e Mané pescamos durante três dias na Represa de Jurumirim, em Itaí, formada pelo represamento do rio Paranapanema.

 — E lá – continuou ele – também nos divertimos bastante! Pois sempre tinha alguém a todo o momento aprontando travessuras! No domingo de Páscoa, antes da hora de regressar, foi a minha vez de aprontar uma traquinagem! Com uma corda de nylon amarrei o eixo traseiro do veículo num toco de raízes enormes, que vi debaixo do carro, pensando comigo: “depois disso, o Mané nunca mais vai se gabar dessa camionete!”.

— Podem subir – gritou Mané. – Está na hora de ir embora!

Então, embarcamos todos. Zezinho subiu na carroceria pra viajar deitado nos colchões, enquanto eu e os demais fomos à cabine. Mané deu a partida, engatou a marcha, acelerou e a camionete nem saiu do lugar. Engatou a ré e nada! O carro patinava. Fedia borracha queimada. Encabulado, Mané desceu do veículo e foi ver o que acontecia. Olhou por baixo do carro e esbravejou, indignado, quando viu a malvadeza:

— Só podia mesmo ser coisa do Chico! Essa De Soto nunca me deixou na mão! Mas, por vingança, vou cortar a corda dele em “mil” pedaços!

— Dito e feito. Fiquei no prejuízo! E, assim, saímos de viagem. Próximo do rio Paranapanema, na rodovia Raposo Tavares, alcançamos um Andante com um saco nas costas, que caminhava em direção à Angatuba.

— Vou levar esse Andante – decidiu o dono da condução.

— Mané – aconselhei –, é melhor não parar. Não sabemos as intenções dessa criatura, do seu sofrimento e o porquê desta sua vida.

— Já decidi. Vou levá-lo em cima da carroceria pra ir molestando o Zezinho. E, ao se aproximar do Andante, gritou:

— Suba aí, moço!...

O Andante aproximou-se da janela direita do veículo e, com um português de dar inveja a qualquer mortal, calmamente interpelou:

— Subir aí para quê?

— Para você chegar mais rápido no seu destino!

— Mas, para que pressa? – retrucou o Andante – se eu não tenho para onde ir! Boa viagem! Vão com Deus! Muito obrigado!

Diante da nossa curiosidade, Francisco concluiu a história assim:

— O Andante continuou sua viagem a pé, mas nós ficamos ali, boquiabertos, pensando e refletindo na grande lição que ele nos deu. Não foi lição escolar, lição de livro. Foi, sem dúvida, uma bela lição de Vida!...

Este é um pequeno caso de pescaria, dentre tantos que já ouvimos... E que sempre têm um final educativo...  Que trazem a beleza de uma lição de Vida, que educa a alma da gente. Pois, a Vida realmente é uma Escola onde se ensina e se aprende ao mesmo tempo; onde dor e sofrimento são mestres a nos dizer que:

— É do jeito dessa lição, que a própria Vida realiza o aprimoramento de cada uma de suas criaturas...

— É por meio de lições, assim, que a própria Vida vai se transformando num mundo cada vez melhor...

— É dessa forma, enfim, que a própria Vida prepara a humanidade para viver a Eternidade da Vida...

Cada Lição de Vida que a vida nos prega é, na verdade, uma grande Lição de Amor. Do amor que reverbera no próximo; que age, qualifica e purifica...; que é Luz!... Pois, a mão estendida em socorro aos infelizes evita que muitos caiam nos abismos do erro.

Uma das máximas de André Luiz diz que “(...) o maior sustentáculo das criaturas é justamente o amor... porque no fundo, o verme, o animal, o homem e nós, dependemos absolutamente do amor. Todos nos movemos nele e sem ele não teríamos existência (...)”.

André Luiz ainda ressalta que “o amor é o requinte do sentimento”. Pois, segundo Paulo, na 1ª epístola de São João: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor".

A Vida é a prova de Amor escolhida por nós, para que as virtudes e valores cultivados cresçam e se desenvolvam como o cedro em nosso coração.

3 comentários:

  1. A Vida é a prova de Amor escolhida por nós, para que as virtudes e valores cultivados cresçam e se desenvolvam como o cedro em nosso coração... Fatooo

    ResponderExcluir