Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sábado, 24 de fevereiro de 2018

AH! ESSA METAMORFOSE AMBULANTE!...

“Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. (Raul Seixas).



À beira da morte, Alexandre, o Grande, convocou os seus generais e relatou seus três últimos desejos:
1°. Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2°. Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, joia...);
3°. Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, lhe perguntou:
− Imperador, quais as razões disso?
− Quero que os médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte. Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais conquistados, aqui permanecem. Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias voltamos.
A condição de vida em que nos encontramos constitui, de certa forma, a nossa Zona de Conforto. E nela, tudo o que temos é transitório. Um dia acaba. Somente o Espírito permanece, sabe por quê? Porque só o Espírito é Eterno.
Quem está numa Zona de Conforto acaba tendo uma vida meio sedentária, de inatividade e, consequentemente, de vibrações mentais negativas.
 A Zona de Conforto proporciona um comodismo mental que nos condena a nós mesmos. O problema disso está no desequilíbrio energético que faz você ver o mundo de uma forma distorcida.
O desequilíbrio energético acontece pelo desalinhamento entre mente, corpo e espírito. E para retomar o equilíbrio energético é bem mais difícil, porque exige muito esforço próprio.
Quando você se conscientiza de que é Eterno; que o Universo está em constante movimento; que suas decisões têm sido equivocadas..., é que as mudanças começam acontecer.
O desejo energético de mudanças já vai recolocar você numa nova rota, onde a frequência será de vibrações mentais positivas e harmonizadas, em condição de equilíbrio energético, que fará você ver o mundo como ele realmente é.  Todavia, isso só não basta. É preciso vencer os obstáculos. Pois, todo obstáculo é uma oportunidade de transformação.
Os momentos ruins são apenas tempestades passageiras. Não se deixe abater... Não se sinta fraco, inseguro... Fale com Deus. Mostre a sua capacidade de reagir. Creia que Deus sabe antes de você pedir o que lhe é necessário. Fique antenado apenas nas soluções!
 Deus nos chama para o progresso a todo o momento: através do amor, do sofrimento e da nossa criatividade. Ele mantém as portas abertas de infinitas possibilidades para todos, esperando apenas que cada um decida sair da Zona de Conforto em que vive e trocá-la por outra, onde as coisas acontecem muito melhor: a Zona de Aprendizagem, do Mestre Jesus.
Não se esqueça de que a tarefa do cristão implica em alterar rotinas. Por isso o cristão nunca deve blasfemar contra Deus pelo seu sofrimento. Sofrer faz parte do processo de aprendizagem.
Há até quem diga diante do sofrimento, que “quanto mais reza mais o diabo aparece”; sabe por quê? Porque ela não percebe o grande amor de Deus pela humanidade; e não entende que o sofrimento aparece como uma prova a ser superada dentro do processo evolutivo.
Lembre-se da célebre frase de Adoniram Barbosa: "Deus dá o frio conforme o cobertor”, que significa que Deus não dá o fardo maior do que podemos suportar. Se não nos dermos por vencidos poderemos sair dos mais profundos precipícios, pois cada um de nossos problemas é um degrau a mais que nos eleva para cima na escala evolutiva. E lembre-se também que Deus é Perfeito em tudo que faz. Ele nunca erra! E não permite que se perca qualquer um de seus filhos. Portanto, deixe a preguiça de lado. Pois alguém já disse que: “o que não te desafia não te transforma”.
“A flor que brota na adversidade é a mais rara e bonita de todas”, disse certa vez um Imperador da China.
É preciso então quebrar antigos paradigmas. Isso gera sofrimento, além de muitas críticas da opinião pública! Mas não permita que o medo lhe impeça de mudar e realizar seus sonhos. Voe alto!
Seja essa metamorfose ambulante!

sábado, 17 de fevereiro de 2018

GOTAS DE CARIDADE


"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo" (João 15,12).


Caridade significa benemerência, filantropia, benevolência, indulgência É o amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outras pessoas.
Segundo Jesus, Caridade não se limita a dar esmolas. Pois, às vezes, a carência de irmãos na mendicância não é apenas material, mas muito mais afetiva.
A sociedade organizada tem o dever de socorrer aqueles que pedem esmolas e incluí-los em programas de convívio social e de mercado de trabalho. Mas, enquanto o governo não faz a sua parte vamos contribuindo de alguma forma.
A mídia vem desmascarando atualmente centenas de falsos mendigos. Há uma banca de camelô no Rio de Janeiro que vende até um kit para fabricar falsos mendigos. E eles dizem na caradura: “quanto mais você fizer os ‘patos’ ficar com pena de você mais dinheiro você ganha!”. Nesses “golpes de rua” eles envolvem até crianças com cara de “pidonas”. E como já virou “meio de vida” de malandros, fica a dúvida: devemos dar esmolas?!
São Vicente de Paulo, respondendo à Kardec, diz que “não é a esmola que é condenável, mas a maneira como quase sempre é praticada. O homem de bem, que compreende a caridade segundo Jesus, vai ao encontro do infeliz, sem esperar que ele estenda as mãos”.
Há mendigos do corpo e da alma! A moeda doada de boa intenção, sem humilhar, pode representar o amor, o querer bem para os mendigos da alma.
Então, para cumprir a Lei de Deus, como ser caridoso sem tirar do bolso a moedinha doada friamente ao pedinte?
Conta-se que um doente grave pedia silêncio. Mas a porta do quarto rangia nas dobradiças toda vez que abria ou fechava.
O momento solicitava quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada. Com a passagem do médico, do enfermeiro, no trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente.
Essa circunstância era para o enfermo uma verdadeira guerra de nervos.
Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um funcionário e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga dobradiça. A porta silenciou então tranquila e obediente.
As Gotas de Caridade funcionam, como o óleo lubrificante, em ocasiões de tumultos, discórdias, conflitos..., quando as dobradiças das relações estão fazendo inconvenientes ruídos. 
GOTAS DE COMPREENSÃO muda uma desavença em harmonia.
GOTAS DE PERDÃO acabam com o chiado das brigas e desentendimentos.
GOTAS DE PACIÊNCIA evitam dissabores, a desistência e o abandono.
GOTAS DE CARINHO evitam lágrimas de arrependimentos.
GOTAS DE SOLIDARIEDADE alivia o sofrimento e renova a esperança.
GOTAS DE FRATERNIDADE evitam os ruídos da intolerância, do preconceito e da discriminação.
GOTAS DE AFEIÇÃO desculpam faltas e erros. São indulgentes, tornando uma convivência bem duradoura.
GOTAS DE SILÊNCIO evita o ruído desagradável de uma polêmica.
GOTAS DE AMOR são úteis em qualquer circunstância. São gotas que abrem as portas mais emperradas dos corações endurecidos e revoltados.
Como os grãos de areia, que formam grandes montanhas, as pequenas Gotas de Caridade podem significar muito na construção de um mundo melhor.
Não têm contraindicação! E sua dosagem depende da evolução moral de cada um. Contudo, ao mesquinho – que não beneficia ninguém –, é recomendado começar com pequenas doses e ir aumentando paulatinamente à medida que as emperradas portas do seu coração vão se abrindo, até se transformar num hábito saudável de amor ao próximo.
Dispensa acompanhamento médico.
E o que fazer quando se esquecer de usá-las? As Gotas de Caridade nascem do imenso manancial do Amor, por isso, use-as assim que se lembrar.
Pela Lei da Atração “é melhor dar que receber” quanto mais você pratica a Caridade mais você se beneficia. Pois ela comprova que “ao fazer aos outros, o que você deseja para si mesmo”, você alivia o sofrimento, dá nova esperança aos necessitados, e descobre o paraíso onde a felicidade tem a sua eterna morada.
Em caso de dúvidas, procure orientação nos Evangelhos de Jesus.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

DISCIPLINA MENTAL CONTRA O PECADO


A Era de paz e fraternidade na Terra depende do melhoramento moral da humanidade.


Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar.
Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus:
− Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?
Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para frente e escrevia com o dedo na terra. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes:
− Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.
Inclinando-se novamente, escrevia na terra. Sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele.
Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe:
− Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?
− Ninguém, Senhor – respondeu ela.
− Nem eu te condeno – disse-lhe então Jesus. – Vai e não tornes a pecar.
Falou-lhes outra vez Jesus:
− Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8,1-12).
É fácil seguir Jesus quando diz: “A tua fé te salvou”. Difícil é segui-lo quando pede: “Vai e não peques mais”. Pois, para seguir esta determinação exige-se uma forte disciplina mental.
Mas, como proceder para não pecar mais e obter a luz da vida?
Pela instrução? O mundo está cheio de pessoas instruídas, que estão envolvidas em escândalos e iniquidades!
Pelas leis civis? Elas contribuem, mas não aniquilam os males. São só repreensivas. É a lei moral que reforma nosso íntimo, e muda a nossa consciência.
Pela recomendação de Paulo? "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça" (II Timóteo 3,16). Esta recomendação é relevante porque os evangelhos educam. E é pela educação, muito mais que pela instrução, que o ser humano se transformará. A educação é a alavanca que eleva moralmente o ser humano e o faz descobrir-se como filho eterno de Deus, apenas de passagem pela Terra.
Sócrates nos deu uma fórmula: “conhece-te a ti mesmo”. É um processo de transformação pelo autoconhecimento.
Mas, há um texto, de desconhecido autor, com conselhos incontestáveis.
ESTRATÉGIAS MENTAIS (o que se deve fazer de dentro para fora).
1.    Pense sempre de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à cabeça, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental! Você não adquire isso do dia para a noite; assim como um “atleta”, treine muito.
2.    Não tenha medo de nada e de ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.
3.    Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um imã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado começa a se materializar quando nos lamentamos.
4.    Risque a palavra “culpa” do seu dicionário. Não permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia. Ignore-os.
5.    Não deixe interferências externas tumultuarem o seu cotidiano. Livre-se dos comentários maldosos, fofocas, e gente deprimida. Isso é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.
6.    Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure conviver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.
7.    Viva o presente. O ansioso vive o futuro. O rancoroso vive o passado. Aproveite aqui e agora. Nada se repete; tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.