"Os Covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os vencedores nunca desistem." (Normam Vicent Peale).
Um político pode ser um Vencedor ou um Derrotado dependendo da maneira como reage aos resultados das urnas. Pensando nisso, elaboramos 15 lições que indicam aqueles que terão uma carreira política promissora ou fracassada.
1ª LIÇÃO − O político VENCEDOR quando perde uma eleição, diz: “Me enganei”, e aprende a lição. Já o político que perde uma eleição e diz: “A culpa não foi minha”, e responsabiliza terceiros, será sempre um DERROTADO.
2ª LIÇÃO − Um político VENCEDOR sabe que a adversidade é o melhor dos mestres. Um político DERROTADO se sente vítima perante uma adversidade.
3ª LIÇÃO − O político VENCEDOR sabe que o resultado das urnas depende de si mesmo, enquanto o DERROTADO se acha perseguido pelo azar.
4ª LIÇÃO − Será um VENCEDOR aquele que trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio. Será um DERROTADO quem está sempre “muito ocupado” e não tem tempo sequer para sua família.
5ª LIÇÃO − O político VENCEDOR enfrenta os desafios um a um. Já aquele que contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los será sempre um DERROTADO.
6ª LIÇÃO − Um político VENCEDOR se compromete, dá a sua palavra e cumpre. Um político DERROTADO faz promessas, não se esforça e quando falha só sabe se justificar.
7ª LIÇÃO − Um VENCEDOR sabe que é bom, mas deseja ser melhor ainda. Um DERROTADO não se acha tão bom assim e se justifica dizendo “há muitos piores que eu”.
8ª LIÇÃO − O político que tem um espírito de VENCEDOR ouve, compreende e responde. Enquanto que o DERROTADO não espera que chegue a sua vez de falar.
9ª LIÇÃO − Um político VENCEDOR respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles. Um político com tendência a ser DERROTADO resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos defeitos deles.
10ª LIÇÃO − O político VENCEDOR se sente responsável por algo mais que o seu trabalho. Enquanto que o DERROTADO não se compromete nunca, e diz sempre: “Faço a minha parte e é quanto basta”.
11ª LIÇÃO − Um político VENCEDOR sabe que é PARTE DA SOLUÇÃO e diz: “Deve haver uma melhor forma de fazer isso...”. Um político DERROTADO é PARTE DO PROBLEMA, pois só sabe dizer: “Sempre fizemos assim. Não há outra maneira”.
12ª LIÇÃO − O VENCEDOR vê o passado olhando para o futuro, é um iluminado, vê sempre o lado positivo das coisas e fica agradecido pela sua votação. O DERROTADO vê só o que é passado, é mal agradecido, e não passa de um fogão sem lume.
13ª LIÇÃO − O político VENCEDOR apresenta PROPOSTAS DE GOVERNO para desenvolver a sociedade. Já o que tem jeito de DERROTADO quer ganhar desnudando seus concorrentes.
14ª LIÇÃO − Enquanto o VENCEDOR consegue “ver a parede na sua totalidade”, o político DERROTADO fixa o olhar apenas “no azulejo que lhe cabe colocar”. Assim, o VENCEDOR é aquele que vê a política na plenitude de sua função, ao contrário do DERROTADO que olha apenas para o resultado de um pleito eleitoral.
15ª LIÇÃO − Enquanto o candidato DERROTADO parte para a desforra, o político VENCEDOR acredita no provérbio que diz “Se a FORÇA faz vencedores, a CONCÓRDIA faz invencíveis”. Por isso, depois de uma derrota eleitoral não se exaspera; não se vinga; não tira desforra de ninguém; pois sabe que os adversários de hoje poderão ser seus correligionários no futuro. E se comete um revanchismo qualquer irrefletidamente no calor da derrota, tem a humildade de procurar e se retratar perante seus oponentes.
A história é escrita pelos vencedores (George Orwell).