Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 25 de abril de 2025

PARÁBOLA DO COZINHEIRO

 

Nosso Espírito se fortalece nas adversidades da vida.


Pai, como a vida está tão difícil pra mim! – se queixou a filha. – Já não sei mais o que fazer. Assim que resolvo um problema outro pior me aparece!...

Seu pai, um cozinheiro famoso, levou-a até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver.

Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. E deixou que tudo fervesse.

A filha, impaciente, nem imaginava o que o pai estava fazendo. Após alguns minutos ele apagou a chama do gás; pescou as cenouras e depois os ovos e os colocou em potes de Tupperware. Em seguida, com uma concha, colocou o café coado numa tigela.

Virando-se para ela, perguntou:

 Filha, o que você está vendo?

— Vejo cenouras, ovos e café.

Ele a trouxe mais perto e lhe pediu:

— Experimente as cenouras.

Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.

— Agora quebre o ovo cozido.

Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura.

— Tome agora um gole de café.

A filha sorriu ao provar o aroma delicioso do café e lhe perguntou:

Pai, o que tudo isto significa?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade (a água fervendo), mas que cada um reagira de maneira diferente.

A cenoura entrara forte, firme e inflexível, porém, submetida à água fervendo, amolecera e se tornara frágil.

Os ovos eram frágeis. Sua casca havia protegido o líquido interior. Mas, depois de terem sido colocados na água fervente, endureceram.

Então, o pai perguntou à filha:

— Qual deles é você? – Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?

A referida parábola ensina que cada pessoa reage também de uma maneira diferente diante da mesma dificuldade. 

Uns são como a cenoura! Se parecem fortes, mas murcham diante da dor e da adversidade! E se tornam frágeis... E perdem a força...

Outros reagem como o ovo! Começam com um coração maleável! Mas, depois de alguma morte, uma falência, divórcio ou demissão, passam a ser duros na forma de agir. Embora suas cascas sejam as mesmas, se tornam pessoas amargas, obstinadas, de coração e espírito inflexíveis!...

E há aqueles que são como o pó de café! Que mudam a água fervente – aquilo que está lhe trazendo dor –, para conseguir o máximo de seu sabor, a 100 graus centígrados. Pois, quanto mais quente a água, mais gostoso é o café!

Se você é como o pó de café, quando as coisas se tornam piores, você se torna melhor. E faz com que as coisas em torno de você também se tornem melhores! Sabe por quê?

Porque Deus faz sempre o melhor para cada um de seus filhos! Pois toda “ovelha desgarrada” será ajuntada ao rebanho. E receberá mais..., porque é quem mais precisa de atendimento. E porque este é o princípio de Equidade, que faz parte do processo natural da evolução humana, como disse Jesus:

“Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores”. (Mc 2,17)

A gente nasce no mundo para progredir, para realizar alguma coisa. É, por isso, que quando você começa fazer algo, no mesmo instante a Vida flui a seu favor. Ela nunca está contra você!

As adversidades fazem parte de seu caminho e não devem ser vistas como obstáculos, mas como desafios que mais adiante vão lhe favorecer. 

E os desafios de sua vida são escolhas deliberadas por você mesmo para o aprimoramento de sua alma. Faz parte do seu processo de capacitação. Daí, se você foge das dificuldades, você está fugindo da prosperidade!...

Outra lição é não julgar. Pois numa mesma situação, se uma pessoa reage de forma diferente, você precisa entender que ela está num nível de frequência que difere do seu padrão vibratório.

E isso foi ensinado por Jesus!

“Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido também vós sereis medidos". (Mateus 7,1-2).

4 comentários:

  1. Bonito texto seu Aneor, sempre trazendo aprendizado… entender que cada um está num estágio de evolução. Não é fácil, mas temos que compreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! Seu comentário me motiva a continuar escrevendo... Deus te abençoe!

      Excluir