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sexta-feira, 1 de abril de 2022

O MARKETING DO CRISTÃO

 

“Hoje sou o que sou por causa das escolhas que fiz ontem”. (Anônimo)


Quando uma pessoa ou uma empresa quer aumentar ou fortalecer sua imagem ou a de seus serviços e produtos para um segmento da sociedade, utiliza-se de um conjunto de estratégias e ações denominado marketing.

Frequentemente, o marketing é descrito como “a arte de vender produtos”. Outra definição sucinta de marketing é “atender as necessidades de maneira lucrativa”. Dessa forma, confunde-se com propaganda.

Para se conseguir sucesso em qualquer empreendimento só a propaganda não basta. É preciso, porém, diversificar, ir além, e investir em formas mais sofisticadas de marketing, tais como: marketing gerencial, pessoal, de relacionamento, social, etc.

O marketing gerencial é aquele que está envolvido com o planejamento e a execução: determinação do preço; promoções; distribuição de ideias, bens e serviços, para criar negociações que atinjam as metas propostas.

O marketing pessoal já tem outras preocupações tais como: vestir-se bem, falar bem, mostrar competência, ser pontual, cumprir com o prometido, não descansar enquanto não resolver o problema do cliente, não falar mal da concorrência e dos colegas de trabalho.

O marketing de relacionamento, já é aquele que estabelece laços com o cliente, através de e-mails, telefonemas, correspondências, visitas pessoais, etc...

Marketing, então, é o “conjunto de atividades que visa entender e atender às necessidades do cliente”.  Tem um ideal: deixar o cliente pronto para comprar.

Apesar de imprescindível na concorrência, o marketing por si só não é garantia de sucesso. Pois, segundo Daher Elias Cutait, “A mão do sucesso profissional tem cinco dedos: caráter, vocação, talento, esforço e disciplina”.

Pensando nesse tema, lembrei-me de um cego que pedia esmola na rua.

Conta-se que um publicitário, que por ali passava todos os dias, de manhã e à noite, deixava sempre alguns centavos no chapéu do pedinte.

O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a seguinte frase: CEGO DE NASCIMENTO... UMA ESMOLA, POR FAVOR!

Certa manhã, o publicitário teve uma idéia: virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido seu dia.

O cego muito contente, respondeu:

– Olha, não dá para acreditar! Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário. Todos que passavam por mim deixavam alguma coisa com muito amor e carinho. Mas, afinal o que o senhor escreveu no letreiro?!

– Eu escrevi – disse o publicitário – uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficiente para convencer os que passavam a deixarem algo para você.

A frase é impactante. Diz: EM BREVE, CHEGARÁ A PRIMAVERA... E EU NÃO PODEREI VÊ-LA!

Essa forma amorosa e positiva de convencimento, quando usada para o bem comum, será uma força de sustentação de todo cristão. A sua armadura! Pois a tarefa primordial, que deve ser uma preocupação constante do cristão é amar a Deus e ao próximo.

Utilizado corretamente, o marketing como um meio para proporcionar qualidade de vida, será uma abençoada ferramenta que impactará positivamente a vida das pessoas.

Por isso, não importa o trabalho que o cristão realize para viver, mas como realiza esse trabalho. Se o pensamento é servir a Deus, seu trabalho deve ser uma boa oportunidade de aprender a amar os outros (colegas, clientes, patrão, chefes), sorrindo, protegendo e ajudando a todos que fazem parte de sua “bolha de convivência”. Essa é a sua obrigação!

O exemplo de vida correta do cristão, fundamentado na verdade, reverbera e ressoa a todos da empresa, formando uma egrégora de energias positivas, que facilita a resolução de problemas e dificuldades empresariais.

Às vezes, não tem importância o que o cristão diz..., mas como diz! Por isso, se você adotou a doutrina cristã, tome muito cuidado em como falar com as pessoas; pois naquilo que você pronuncia há sempre um peso positivo ou negativo.

O Marketing deve andar de mãos dadas com a Ética e a Moral, a serviço das boas causas.

Seja, então, mais humano. Nunca se esqueça do marketing do cristão!

“Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado(Lucas 8,18).

2 comentários:

  1. “Hoje sou o que sou por causa das escolhas que fiz ontem”... Bem isso.

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  2. Muito bem. O que nos toca na alma provém de um sentimento verdadeiro.

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