Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

DIA DOS PAIS

 “Dia de Amor desmedido, incondicional...”.


O Dia dos Pais é uma data inesquecível e perfeita para cada filho expressar o seu imenso amor a quem sempre esteve presente, ativo e solidário nas horas mais difíceis e nas ocasiões mais significativas de sua vida.

Deus ao criar a figura do pai, com certeza despertou nele, além de Seu Amor infinito, uma força-vital extra do universo, repleta de solicitudes: zelo, cuidado, desvelo, cortesia, dedicação, atenção, misericórdia e compaixão.

E aos filhos deu o dever justo e sagrado de obedecer aos seus pais, assistido pela Consciência Divina.  

"Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor". (Colossenses 3,20).

Quando os irmãos de José vieram ao Egito para comprar mantimento, José ficou preocupado com o estado do seu velho pai e com Benjamin, seu irmão mais novo. Sentia tristeza pelo seu pai, pois sabia que ele certamente sofria com seu desaparecimento.

José perguntou aos seus irmãos pela saúde deles e ajuntou: “Vosso velho pai, do qual me falastes, vai bem? Ainda vive?". (Gênesis 43,27).

“Teu servo, nosso pai, está passando bem; e vive ainda, responderam-lhe inclinando-se até o solo”. (Gênesis 43,28).

José guardava e obedecia aos mandamentos de Deus. Honrou seu pai e também foi honrado, pois sabia que “Quem honra seu pai gozará de vida longa; [e] quem lhe obedece dará consolo à sua mãe”. (Eclesiástico 3,7).

Pais, o melhor tempo aplicado na sua vida é o destinado aos filhos!

Sob as radiações amorosas dos pais [pai e mãe] uma criança feliz floresce. Isso é fato básico da vida. Porém, que este amor não se limite à educação! Pois, vivemos num tempo de muita preocupação com a segurança dos filhos. Pois, quem ama EDUCA!... E quem educa PROTEGE!...

Portanto, pais, não descuidem de nossas crianças!...

Filhos tratem seus pais com muito amor e respeito. Cuidem bem deles, que por muito tempo na Terra tudo de bom acontecerá para vocês!...

Mas, lembre-se que o tratamento que cada um deve dar a seu pai, principalmente na velhice, depende muito do jeito de interagir com ele. Como se vê na seguinte história de autor desconhecido, intitulada: MOMENTO DA VERDADE

Certa vez um Sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

— Oh, Senhor, que desgraça! – exclamou o sábio. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!

— Mas que insolente! – gritou o Sultão.  – Como se atreve a me dizer tal coisa?!

Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem 100 chicotadas.

Depois, mandou que chamassem também outro sábio para interpretar o mesmo sonho.

E o outro sábio chegou e disse:

— Senhor, uma grande felicidade vos está reservada!... O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!

A fisionomia do Sultão se iluminou e ele mandou dar 100 moedas de ouro ao sábio. E quando este saía do palácio, um cortesão perguntou ao sábio:

— Como é possível?! Você fez a mesma interpretação do seu colega!... No entanto, ele levou 100 chicotadas e você, 100 moedas de ouro!

— Lembre-se sempre, amigo – respondeu o sábio. TUDO DEPENDE DA MANEIRA DE DIZER AS COISAS... E esse é um dos grandes desafios da humanidade. É daí que vem a felicidade ou a desgraça; a paz ou a guerra.

A verdade sempre deve ser dita, não resta a menor dúvida!... Mas a forma como ela é dita é que faz a diferença!...

A verdade deve ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançamos no rosto de alguém, pode ferir, provocando revolta. Mas se a envolvemos numa delicada embalagem e a oferecermos com ternura, certamente será aceita com mais facilidade.

******

HOJE É O DIA DO PAI

Que nunca me deixou na mão!

Que me deu amor e carinho

E uma boa educação!...

HOJE É O DIA DO PAI

Que só me traz recordação,

Dos bons conselhos e o caminho

Que mudou meu coração!...

HOJE, NO DIA DOS PAIS...

Receba esta minha oração:

“Onde quer que você esteja que Deus lhe dê proteção!”...

 

VIVA O DIA DOS PAIS!


4 comentários: