Aquecendo a Vida

Aquecendo  a Vida

Radio

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

ATACANDO O PROBLEMA DE FRENTE

 

 “Enxergar além do problema é o primeiro passo para vencê-lo”. (Pensador).


Problemas sempre existirão. Não há como fugir deles, pois sempre vão nos encontrar. Estão ligados ao destino do ser humano. E, às vezes, são como um temporal, que nos faz levantar voo...

E até parece que a Tempestade já chegou!... Pois vemos o mundo em plena revolução. Há até rumores de guerras de Quinta Geração (5GW) – através de meios não militares!...

Há dias conturbados, de violência exacerbada!  Mas, não é o fim!... São apenas Sinais dos tempos de transição... A Terra está saindo de uma Era de Expiação – de 3ª Dimensão (3D) – em ascensão para a Era de Regeneração – de 5ª Dimensão (5D).

Mas a coisa que parece ser o fundo do poço é, no entanto, uma luz no final do túnel!... Pois, todas as calamidades sempre foram seguidas de uma era de progresso tanto na ordem física, intelectual e moral...

Isso é como o caso do meio copo d’água. Você enxerga o copo vazio ou o copo cheio? Depende do humor de cada um! É o mesmo caso do time no meio da tabela classificatória. Apesar de o campeonato estar no começo, os pessimistas já veem o time rebaixado, enquanto os otimistas veem o time disputando o título.

Se a crise está por aí, temos que vê-la assim como Einstein via: “A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos”.

E sobre a crise política, lembremos que chegou a hora da verdade. “Porque nada há secreto que não haja de ser descoberto, nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente” (Lucas 8, 17). 

O Problema – não importa a sua dimensão – faz parte do caminho do ser humano. Não devemos vê-lo como um obstáculo, mas como a experiência desafiadora que nos é necessária.

Problemas são apenas ferramentas pedagógicas de aprendizados, que trazem, na sua solução, o crescimento intelectual ou moral necessários para a iluminação da mente. 

Portanto, diante dos Problemas, não perca a Fé! Pois toda obra divina é realizada de acordo com a promoção do Bem Supremo para todas as criaturas.

 “A cada dia basta o seu cuidado” (Mateus 6,34).

Procuremos ser dignos do Amor de Deus. Pois, segundo a I Epistola de João (4,13), “Estamos Nele e Ele em nós”. Então, Não se preocupe, pois para tudo sempre há uma solução!  

Dentre as belas PARÁBOLAS do vol. 1, do livro de Alexandre Rangel, a história, a seguir, reforça a ideia de otimismo para solucionar Problemas.

UM GRANDE MESTRE e UM GUARDIÃO dividiam a administração de um mosteiro. Certo dia o Guardião morreu e foi preciso substituí-lo. O Mestre reuniu seus discípulos para escolher então quem teria a honra de trabalhar diretamente ao seu lado.

— Eu vou apresentar-lhes um Problema – disse o Mestre. – Aquele que resolver primeiro será o novo Guardião do Templo.

Terminado o curtíssimo discurso, colocou um banquinho no centro da sala. Em cima estava um vaso de porcelana caríssimo, com uma rosa vermelha a enfeitá-lo.

— Eis o problema! – disse o Grande Mestre.

Os discípulos atônitos apreciavam o que viam: desenhos sofisticados e raros da porcelana!... O frescor e a elegância da flor!... O que representava aquilo?! Que fazer?... Qual o enigma?...

Após alguns minutos, um dos discípulos levantou-se, olhou o Mestre e os alunos à sua volta. Depois, caminhou resolutamente até o vaso e atirou-o no chão, destruindo-o.

— Você é o Novo Guardião! – disse o Grande Mestre ao aluno.

E assim que este voltou ao seu lugar, explicou:

— Eu fui bem claro: disse que vocês estavam diante de um Problema. Não importa quão belo e fascinante seja o problema, ele tem de ser eliminado.

Um Problema é um problema: pode ser um vaso de porcelana, um amor que já não faz sentido, ou um caminho que precisa ser abandonado, mas que insistimos em percorrê-lo porque nos traz conforto.

Não se pode nessa hora ter piedade, nem ser tentado pelo lado fascinante que o conflito carrega consigo. Pois...

Só existe uma maneira de lidar com um problema: ATACANDO-O DE FRENTE.

Um comentário: